sexta-feira, 5 de julho de 2024

A morte de Eugénia Rosa, amor de vida de Ângelo Teixeira, de Santa Isabel!

Eugénia Rosa Farinha Teixeira
Ângelo Simões Teixeira


O companheiro Ângelo Simões Teixeira foi soldado de transmissões de 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, e está de luto pelo falecimento da esposa: Eugénia Rosa Farinha Teixeira, de 70 anos.
De doença e vítima de um tumor no pâncreas.
O Teixeira é natural de Amoreira Cimeira, na freguesia de Portela do Fogo, do concelho de Portela da Serra. Actualmente e desde há muitos anos, mora em Alverca do Ribatejo, onde é comerciante na área do calçado, dono dos armazéns SITEX e também com algumas lojas do sector abertas naquela região.
O casal tem uma filha, as cerimónias fúnebres ocorreram com presença da alguns Cavaleiros do Norte e o funeral partiu ontem (dia 4 de Julho de 2024) da casa mortuária da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Forte 
Ãngelo Teixeira (1974)
da Casa (em Vila Franca de Xira), para o cemitério de Portela do Fojo, em Pampilhosa da Serra.
«Quero agradecer a todos os que, presencialmente ou por mensagens, quiserem prestar homenagem neste momento tão difícil. Obrigado pelo apoio prestado», comentou Ângelo Simões Teixeira, que foi Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, passando pela Fazenda Santa Isabel, pela vila do Quitexe e pela cidade de Carmona (actual Uíge).
Associamos-nos, solidários, a este momento de dor e luto do nosso companheiro da jornada africana do norte de Angola, por terras do Uíge.
Grande abraço!!! RIP!!!


quinta-feira, 4 de julho de 2024

Os Cavaleiros do Norte em O Jacinto, na Quarteira!

O Jacinto, ladeado pelos furriéis Dias, à esquerda, e Viegas

O 1º. cabo Jacinto em 1975 e em Carmona

                                           

O mês de Junho é tempo habitual de férias por terras algarvias e, nos últimos anos, de encontro de alguns Cavaleiros do Norte.
E com almoço em local privilegiado: o restaurante O Jacinto, na Quarteira.
O restaurante foi criado e é gerido por Jacinto Sebastião Gomes Diogo - foi 1º. cabo escriturário do Comando do Sector do Uíge (CSU) e contemporâneos a 4 Companhias do BCAV. 8423.
Foi um dos muitos que, entre 1 e 6 de Junho de 1975, também pegou em armas para serenar os trágicos acontecimentos da província do Uíge e, em particular, na cidade de Carmona.
Este ano, e casualmente lá se acharam os furriéis Viegas, das Operações Especiais (Rangers) da CCS e do Quitexe, e João Dias das TRMS da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala. 
Aíestão eles, na foto e com o 1º. cabo Jacinto.


segunda-feira, 1 de julho de 2024

Os dias 1 a 6 de Julho na memória dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423!

O furriel miliciano Freitas Ferreira num
momento de viola, em Aldeia Viçosa,
no ano de 1974. Há 50 anos!


Os dias 1 a 6 de Julho na
memória dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423!

DIA 1 DE JULHO,
HÁ 50 ANOS!
O acidente da 2ª. CCAV. 8423, com o furriel Freitas Ferreira gravemente ferido!

Samuel Oliveira
condutor da 2ª.
CCAV. 8423
O mês de Julho de 1974, há 50 anos!..., começou da pior maneira para a 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, devido ao despiste de um UNIMOG, em Quibaxe e com dois feridos: o furriel miliciano Freitas Ferreira e o soldado condutor Samuel Oliveira.
O 1º. Grupo de Combate de Aldeia Viçosa fazia um patrulhamento, integrado numa coluna comandada pelo capitão José Manuel Cruz, quando o UNIMOG se despistou numa curva para a Fazenda Maria Fernanda.
O capitão Jos Manuel Cruz e o furriel
Freitas Ferreira no encontro de 2024
O 1º. Grupo de Combate de Aldeia Viçosa fazia um patrulhamento, integrado numa coluna comandada pelo capitão José Manuel Cruz, quando o UNIMOG se despistou numa curva para a Fazenda Maria Fernanda.
«Atravessou a estrada e caiu na ravina, eu rebolei até ao fundo, assim como o condutor», recordou-nos o José Maria Freitas Ferreira, referindo que «o Samuel não conseguiu engrenar a velocidade para reduzir a velocidade da viatura» e que esta «seguiu em frente, embatendo no morro em terra».
Ambos ficaram feridos e o furriel com mais gravidade, com uma perna e uma clavícula partidas) de tal forma que viria a ser considerado inapto como atirador de Cavalaria (a sua especialidade militar) e reclassificado como amanuense, sendo transferido para Luanda.
«Fui contra a minha vontade, pois gostava mais de ter continuado em Aldeia Viçosa, com os nossos companheiros da Companhia», disse ele, recordando esse dia de há 50 anos.
O José Freitas Ferreira vive em Costa (freguesia de Guimarães), onde é profissional da área da auditoria, consultadoria fiscal e contabilidade. O Samuel Oliveira, em Vermoim, na Maia, e ambos são convivas habituais dos encontros anuais dos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa. Não faltam a um!

Alferes João Leite,
comandante do Pelotão
de Morteiros 4281

Alferes João Leite faz
anos nos Estados Unidos!

O alferes miliciano JoãoManuel Pacheco Leite foi c
omandante do Pelotão de Morteiros 4281 e festeja 72 anos a 1 de Julho de 2024, nos Estados Unidos.
Anfitrionou a CCS e acompanhou-ano Quitexe até Dezembro de 1974, quando começou a rodar para Carmona, operação que foi concluída a 4 de Janeiro de 1975.
Natural dos Açores, reside nos Estados Unidos, em S. Francisco da Califórnia, onde é proprietário de uma rede de distribuição de informação na costa oeste dos EUA - a ABC Direct, Inc.
O Pelotão de Morteiros 4281 chegou ao Quitexe no dia 17 de Abril de 1974 (a CCS, a 6 de Junho seguinte) e, depois de Carmona passou rapidamente por Luanda e regressou a Portugal no dia 17 de Julho de 1975.
Daqui para a Califórnia, vai a nossa saudação amiga e afectuosa, pelos 72 anos do alferes miliciano João Leite. Parabéns!


DIA 2

José Freire, 1º. cabo
clarim de A. Viçosa
Freire 1º. cabo de Aldeia
Viçosa, festeja 72 anos em
Beire de Paredes !


O 1º. cabo clarim José Joaquim Pereira Freire, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 72 anos a 2 de Julho de 2024.
Cavaleiro do Norte da uíjana vila de Aldeia Viçosa, residia no lugar de Venda Nova, freguesia de Loredo, no concelho de Paredes, e lá regressou a 10 de Setembro de 1975 - concluída a sua comissão de serviço por terras do norte de Angola. Que também o «levou» para a cidade de Carmona - avtal U+ige.
É habitual participante dos encontros dos antigos combatentes do comando do capitão José Manuel Cruz e vive agora em Beire, no mesmo concelho de Paredes (distrito do Porto), para onde vai o nosso abraço de parabéns
José Aires,
em 1974/75
O Raposo (de Zalala), o furriel Letras,
Costa, o Mouraria (de A. Viçosa) e o
o Aires, de Zalala,  em 2018

José Aires, TRMS de Zalala,
festeja 72 anos na Baixa da
Banheira!

O soldado José Pereira da Costa Aires, da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, festeja 72 anos a 2 de Julho de 2024, na Baixa da Banheira.
Operador de transmissões de especialidade militar, integrou o 2º. Grupo de Combate, comandado pelo alferes miliciano João Carlos Sampaio.
Há 6 anos, chegou-nos, via furriel Carlos Letras, uma imagem de Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. e da 2ª. CCAV. 8423 - o Rogério Raposo, o Letras, o Carlos Costa (o Mouraria, que andava «desaparecido» desde 1975) e o Aires - esse mesmo, o que hoje faz 72 anos. Todos de transmissões, menos o Letras, o Ranger de Aldeia Viçosa.
O Aires residia na Baixa da Banheira, município da Moita, ainda lá mora e para lá vão as nossas felicitações
.
Zalala´s e a pacaça: furriel Rodrigues (falecido a 30/08/2018), o
1º. cabo Carlos Ferreira, Santos (o Santinhos da cantina), Adérito
Barros (cozinheiro, falecido a 02/07/2012, ver abaixo), Guilherme
às vezes cozinheiro) e 1º. cabo Temporão Campos (cozinheiro)
Jorge Custódio
Grácio, o Spínola



- ANO 1975,
há 49 anos!
A morte de Grácio,
o Spínola de Santa Isabel!


O soldado Jorge Custódio Grácio, o Spínola, faleceu a 2 de Julho de 1975, há 49 anos e vítima de um acidente de viação.
Atirador de Cavalaria, ia de boleia numa Renault 4 do empreiteiro Sidónio, na Estrada do Café, quando, após a Fazenda Pumbaloge, a viatura embateu de frente com uma ambulância que circulava contra a mão. Era uma Land Rover que, segundo a versão de Alfredo Coelho (Buraquinho), tinha sido roubada na Delegacia do Quitexe e era conduzida por um guerrriheiro da FNLA.
O Buraquinho seguia numa outra 4L, ultrapassada pela do Sidónio e conduzida por um empregado da Shop-Shop, de Carmona. Ele e outro Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, cujo nome se escapa da memória.
O Buraquinho diz que ainda viu o corpo do Spínola «ir pelo ar e cair no chão».
«Corri para lá e agarrei-me à mão dele. Chamei-o: “Spínola!”. Mas ele apertou o meu dedo polegar da mão direita e só disse: “Hei!!!...”,
 acrescentou Alfredo Buraquinho. - Ver AQUI

A. Barros

As mortes do 1º. cabo
Manuel Gonçalves e d0
cozinheiro Barros de Zalala !


O dia 2 de Julho está igualmente ligado à morte de mais dois Cavaleiros do Norte, ambos da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala: o 1º. cabo Gonçalves e o soldado cozinheiro Barros.
Ambos já na sua vida civil e em anos diferentes.
Manuel da Costa Gonçalves foi atirador de Cavalaria e morava no Laranjeiro, em Almada. Não conhecemos as razões da sua morte, que ocorreu em 2013 e aos 61 anos. Nascera a 28 de Maio de 1952 e, ao tempo da sua (e nossa) jornada angolana, morava na Brandoa, freguesia da Amadora, então do concelho de Oeiras.
Adérito dos Santos Reis Barros foi cozinheiro e era natural do lugar da Sobreira, da freguesia de Canidelo, do concelho de Murça, em Trás-os-Montes. Lá regressou a 9 de Setembro de 1975 e sabemos que faleceu a 2 de Julho de 2012, aos quase 60 anos. Tinha nascido a 8 de Outubro de 1952.
Ambos recordamos com saudade. RIP!!!
A Fazenda Santa Isabel

Victor Jacinto de Santa 
Isabel, festeja 72 anos em 
Fazendas de Almeirim!

O soldado condutor Victor Manuel Gouveia Jacinto foi combatente da 3ª. CCAV. 8423, jornadeou pela mítica Fazenda Santa Isabel, pela vila do Quitexe e pela Carmona.
Festeja 71 anos a 2 de Julho de 2024.
Cavaleiro do Norte natural de Fazendas de Almeirim, no concelho de Almeirim, lá voltou a 11 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do nortenho Uíge angolano. Ainda lá mora, na Rua João de Deus, e dele nada mais sabemos. Para ele, vai o nosso abraço de parabéns!
Comandante Carlos
Almeida e Brito

DIA 3
Comandante de visita
à PSPA e Guarda Rural
do Quitexe !

O comandante Carlos Almeida e Brito esteve, a 3 de Julho de 1974, em visita de trabalho à 2ª. Companhia da Polícia de Segurança Pública de Angola / Guarda Rural (PSPA/GR) do Quitexe, no âmbito do plano de «estabelecimento de contactos operacionais».
A Companhia, recordemos, passara à dependência operacional do BCAV. 8423: «Pode dizer-se que o mês começou com a atribuição da responsabilidade operacional da OPVDCA do Dange e das 3ª. e 4ª. Companhias da PSPA/GR, respectivamente sediadas em Quitexe e Vista Alegre», reporta o livro «História da Unidade», acrescentando que «mercê de determinações superiores, estas forças «passaram ao comando operacional das forças militares em Subsector».


DIA 4
A PIM - Polícia de
Informação Militar!


A 4 de Julho de 1974, há 50 anos, «completou-se o quadro orgânico da Polícia de Informação Militar» - PIM do Quitexe.
A data foi também tempo de apresentação do Chefe de Posto desta Polícia, instalado na vila uíjana que era sede do BCAV. 8423.
Não tenho grande memória da PIM, a não ser, e sem grande pormenor, da participação dos Flechas (seu braço armado) numa operação conjunta - a Castiço DIH - logo nos nossos primeiros tempos de Angola.

DIA 5

Gonçalves, o Bigodes
e/ou Cigano)

Condutor João Gonçalves,
o Cigano/Bigodes, festeja(rá)
72 anos em Évora !


O condutor-auto João Inácio Rodrigues Gonçalves foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e festeja(rá) 72 anos a 5 de Junho de 2024.
Soldado de patente miitar e popularmente conhecido por Bigodes (basta olhar para a foto aqui ao lado) e/ou Cigano, morava, ao tempo, no Carvalhido, freguesia da Moita do Ribatejo, no concelho da Moita, e lá voltou a 9 de Setembro de 1975, depois de concluída a sua (e nossa) comissão militar em Angola.
Pouco mais se sabe dele. Apenas que, eventualmente, residirá em Évora. Onde quer que esteja, para ele vai o nosso abraço de parabéns!

O 1º. cabo cozinheiro
Alcino Pereira faria 72
anos! Faleceu há 40!


O 1º. cabo Alcino Fernandes Pereira foi Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423 e faria 72 anos a 5 de Julho de 2024. Hoje.
Faleceu a 25 de Junho de 1984.
Cozinheiro de especialidade militar, prestou serviço no refeitório geral dos Cavaleiros do Norte do Quitexe, depois em Carmona e no BC12, e era natural da Benfeita, freguesia de Cortegaça, do município de Mortágua. Lá voltou a 8 de Setembro de 1975, cumprida a sua (e nossa) jornada africana de Angola, mas a vida profissional levou-o até à Grande Lisboa.
Trabalhou e viveu em Idanha, concelho de Sintra, e lá faleceu há 40 anos, por motivo que desconhecemos. Hoje o recordamos com saudade. RIP!


DIA 6
Alferes Carlos Silva
Alferes Carlos Silva
festeja 72 anos em Ferreira 
do Zêzere!


O alferes miliciano Carlos de Almeida Silva foi oficial da 3ª. CCAV. 8423 e festeja 72 anos a 6 de Julho de 2024, em Ferreira do Zêzere.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, foi combatente dos Cavaleiros do Norte da Fazenda Santa Isabel, também passando pela vila do Quitexe e cidade de Carmona, a cidade capital do Uíge e com este nome desde a independência.
Regressou a Portugal e a Outeiro do Marco, freguesia do Beco, em Ferreira do Zêzere, a 11 de Setembro de 1975, mas rapidamente «voou» para Angola, enamorado e para, a 14 de Outubro de 1975, se casar com Belmira, conterrânea de Tomar e ao tempo a viver em Luanda, ambos semeados d´amores, tão fortes que perduram até aos dias de hoje.
Aposentado bancário, vive os prazeres da reforma na sua aldeia natal, envolvido em actividades associativas locais ligadas à cultura, ao folclore e ao prazer da fotografia. Parabéns!
- «Combates entre angolanos e amores de toda uma vida»
 - Ver AQUI



Furriel miliciano Francisco
José Brogueira Dias (1974)

Brogueira Dias, furriel
da CCS, festeja 72 anos em
Rio Tinto !


O furriel miliciano Dias foi vagomestre da CCS do BCAV. 8423 e está em festa dos 72 anos - a 6 de Julho de 2024.
Francisco José Brogueira Dias, é este o seu nome completo, jornadeou pelo Quitexe e por Carmona e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 - à cidade do Porto e à Rua Costa Cabral, onde residia. 
Profissionalmente, fez carreira como funcionário bancário e reside actualmente em Rio Tinto, de onde muitas vezes já partiu (este ano, por exemplo) para os encontros anuais da CCS dos Cavaleiros do Norte da CCS e para onde vai o nosso abraço de parabéns!