O comandante Almeida e Brito e o alferes miliciano João Machado |
los Almeida e Brito foi ao Destacamen-
to da Fazenda Luí-
sa Maria no dia 30 de Junho de 1974 - um domingo, como hoje, há 45 anos!
O Destacamento era comandado pelo alferes miliciano João Machado, espe-
cialista de Operações Especiais (Ran-
gers), da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e que ali chegara a 10 de Junho, chegada do Campo Militar do Grafanil.
O objectivo da vista de Almeida e Brito, na viagem escoltado pelo PELREC do alferes miliciano António Garcia e com os também milicianos furriéis Neto e Viegas, os três de Operações Especiais (Rangers), era o «estabelecimento de contactos operacionais», numa altura em que os Cavaleiros do Norte ainda eram «maçaricos» na jornada angolana do Norte.
A escolta, em termos de distância, terá sido a primeira grande prova de fogo dos «pelrec´s», que, todavia, não se sobressaltaram com os perigos que pode-
riam «vomitar-se» nas picadas, ou eventual emboscada. Nem o medo que me-
draria pela proximidade com a Árvore Vaidosa, sítio de onde sobrariam os peri-
gos de uma «aldeia/quartel» do IN. Nunca, felizmente, algo nos surpreendeu.
Jornal «A Província de Angola» que noticiou o 25 de Abril de 1974 |
O último dia do jornal
«A Província de Angola»
Um ano depois, a 30 de Junho de 1975 - hoje se passam 44 anos... -, foi dia do último dia do jornal «A Província de Angola», diário que se publicava em Luanda e era dirigido por Ruy de Freitas Correia.
Matutino de expansão territorial angolana, tinha sido fundado a 16 de Agosto de 1923, por Adolfo Pina, in-
cialmente impresso na Tipografia Mondego. A partir de 5 de Junho de 1924, já em tipografia própria. De 16 de Agosto de 1923 a 4 de Agosto de 1924 foi publicação semanária, nessa data passando a bissemanal. Em 4 de Outubro de 1926, passou a diário vespertino de pequeno formato e em 15 de Agosto de 1933, finalmente, a jornal diário matutino com formato grande.
O jornal «A Província de Angola» era leitura diária dos Cavaleiros do Norte da CCS, nas messes e bar/cantina do Quitexe, e foi editorialmente «substituído» pelo actual «Jornal de Angola» - desde essa altura de há 44 anos.
António Venâncio |
Venâncio de Aldeia Viçosa,
67 anos na Covilhã !
O soldado Venâncio, Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 67 anos a 30 de Junho de 2019.
António de Oliveira Venâncio, de seu nome completo, foi atirador de Cavalaria de especialidade, aquartelou também em Carmona (depois de Aldeia Viçosa) e regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, fixando-se na Rua Direita da freguesia de Ferro, no serrano município da Covilhã. Frequentador assíduo e activo dos encontros anuais da Companhia, mora agora na Quinta do Poço Frio, na mesma freguesia da Serra da Estrela e para onde, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!