terça-feira, 25 de junho de 2024

Os dias 25 a 30 de Junho na memória dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423!



Os dias 25 a 30 de Junho na
memória dos Cavaleiros do Norte
do BCAV. 8423!

DIA 25



1994, há
30 anos!
A morte de Alcino,
cozinheiro da CCS!

O soldado Alcino Fernandes Pereira, cozinheiro da CCS do BCAV. 8423, faleceu há precisamente 30 anos - no dia 25 de Junho de 1994.
Natural do lugar da Benfeita, freguesia de Cortegaça, no concelho de Mortágua, lá nasceu a 5 de Julho de 1952 e lá voltou a 8 de Setembro de 1975.
A vida profissional e familiar levou-o para para a zonade  Lisboa e faleceu aos quase 42 anos de vida, muito novo e em Idanha (Sintra). Nada mais sabemos dele, inclusivamente desconhecemos a razão da sua morte e qual foi a sua actividade profissional - apesar das diligências efectuadas.
Hoje, 30 anos depois do seu passamento, recordamo-lo com saudade! RIP!
O condutor Delfim Serra e esposa, 
no encontro de Santarém, em 2018

Serra, soldado condutor 
do Quitexe, faz 72 anos
em S. Pedro da Cova!


O soldado Delfim de Sousa Serra, condutor-auto da CCS do BCAV. 8423, festeja 72 anos no dia 25 de Junho de 2024!
Morava ao tempo na Rua do Poço de Fátima, em S. Pedro da Cova, concelho de Gondomar, e lá regressou a 8 de Setembro de 1975
Formou família, por lá trabalhou e se aposentou, morando agora na Rua das Mimosas e não faltando, sempre bem disposto, a um encontro da CCS, sempre acompanhado da sua «mais-que-tudo» - como aconteceu este ano, em Tomar, e como se vê na foto de há 6 anos, em Santarém.
O nosso abraço de parabéns vai daqui direitinho para ele!


DIA 26
CCS recebeu comandantes
do CSU e da ZMN no Quitexe!

A quarta-feira de 26 de Junho de 1974, há 50 anos, foi tempo de a CCS do BCAV. 8423 anfitrionar os comandantes da Zona Militar Norte (ZMN) e do Comando do Sector do Uíge (CSU), respectivamente o brigadeiro Altino de Magalhães e o coronel tirocinado Bastos Carreiras.
Foram recebidos pelo comandante Almeida e Brito e deslocaram-se também à 2ª. CCAV. 8423 (comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz, em Aldeia Viçosa), a 3ª. CCAV. 8423 (do capitão miliciano José Paulo Fernandes, em Santa Isabel) e a CCAÇ. 4145 (em Vista Alegre e do capitão miliciano Raúl Corte-Real).
O objectivo era «procurar o estreitamento de relações entre as autoridades militares e administrativas» da Zona de Acção dos Cavaleiros do Norte.


DIA 27

José O. Novo
José Novo de Santa Isabel, 
festeja 72 anos em Santa 
Maria da Feira!

O soldado José de Oliveira Novo, Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, festeja 72 anos 27 de Junho de 2024. Hoje mesmo!
Especialista de transmissões da subunidade do BCAV. 8423 da Fazenda Santa Isabel, a do comando do capitão miliciano José Paulo Fernandes, também jornadeou pela vila do Quitexe e, já na parte final da missão angolana, na cidade de Carmona (a actual Uíge) e no BC12 - de onde os Cavaleiros do Norte saíram na madrugada do domingo de 4 de Agosto de 1975, para a epopeica coluna para Luanda.
Natural do lugar de Vale Rico, da freguesia do Souto, no concelho de Santa Maria da Feira, lá regressou a 11 de Setembro de 1975 e foi a partir de lá que, a 3 de Junho e de forma magnífica, organizou o encontro de 2023.
É para lá, e para ele, que enviamos o nosso abraço de parabéns!


DIA 28 lá passámos e soubemos e  vimos o abandono parcial das fazendas que tanta riqueza davam a Angola. 
João Brejo no encontros da 2ª. CCAV.
8423 em Salvaterra de Magos (2015)
Brejo, furriel de Aldeia
Viçosa, 72 anos no Seixal!

O furriel miliciano João António Piteira Brejo, alentejano de Montemor-o-Novo, foi atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a da uíjana Aldeia Viçosa.
Hoje, dia 28 de Junho de 2024, festeja 72 anos!
O Brejo é natural do lugar de S. Mateus, na freguesia de Nossa Senhora da Vila, e lá voltou a 10 de Setembro de 1975 - depois de concluída a comissão de serviço em Angola.
A sua última fase da carreira profissional foi desenvolvida na área da segurança, e residiu na Cruz do Pau, no município do Seixal. Mora agora, já aposentado, voltou ao chão natal, onde, no monte de família, se «divide» com uma cadela, um gato e um canário.
É para lá que vai o nosso abraço de parabéns - assim como para um dos seus três filhos (o Rui António, o do meio), que é 1º. sargento da Marinha e no mesmo dia, o de hoje, faz 40 anos. Outro, está na Força Aérea e outro é estafeta por Lisboa. E deles tem 3 netas. 

Delmar Alves, 1º.
cabo do PM 4281

Delmar Alves, 1º. cabo 
dos Morteiros, festeja 72
anos em Espinho!

O 1º. cabo Delmar Mendes Alves foi enfermeiro do Pelotão de Morteiros 4281, contemporâneo dos Cavaleiros do Norte por terras de Angola e comandado pelo alferes miliciano João Leite.
Enfermeiro de especialidade militar, popularizou-se no Quitexe por jogar futebol, co defesa central da CCS, e está em festa dos 72 anos, que assinala hoje, dia 28 de Junho de 2024, em Espinho - cidade onde reside.
Trabalhou na cidade do Porto, na gestão de uma loja do Grupo SuperCasa, especializada em decoração de interiores.
Parabéns!
s!
Aniano e os «seus»
em dia de 2020!
Aniano condutor-auto de
A. Viçosa em 1974/1975

Aniano, condutor de 
Aldeia Viçosa, faz 72 anos 
na Mealhada !

O soldado condutor auto-rodas Aniano Mesquita Tomás foi Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e festeja 72 anos a 28 de Junho de 2024.
Hoje mesmo!
Natural da freguesia de Ventosa do Bairro, no município da Mealhada, em plena Bairrada, lá regressou no dia 10 de Setembro de 1975 - no final da sua (e nossa) jornada africana do nortenho Uíge de Angola.
Trabalhou na área da serralharia mecânica e, aposentado há já alguns anos, por lá vive e sempre atento ao dia-a-dia os Cavaleiros do Norte que, por terras uíjanas, foram seus companheiros de armas comandados pelo capitão miliciano José Manuel Cruz.
Parabéns e mais e muitos aniversários no futuro!

Fazenda Santa Isabel

Matias de Santa 
Isabel, o que será 
feito dele?!

O soldado António Manuel da Silva Matias foi combatente da 3ª. CCAV. 8423 e hoje faz 72 anos!
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, não completou a sua missão nesta subunidade da Fazenda Santa Isabel, por razões disciplinares. Na verdade, aos ido dias de Outubro de 1974, sofreu uma pena de 10 dias de prisão, depois agravada para 15 dias, no BCAV. 8423 - tendo rodado para unidade que desconhecemos.
Julgamos saber que mora(rá) na Pontinha, nos arredores de Lisboa.
Alguém sabe(rá) dele? Entreguem-lhe os nossos parabéns e mand


DIA 29
Comandante em reunião
com autoridades do Quitexe!

A jornada africana dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 foi tempo, no dia 29 de Junho de 1974, há exactamente 50 anos..., de o comandante Carlos Almeida e Brito voltar a reunir com as autoridades tradicionais da Zona da Acção (ZA) do Quitexe, no âmbito das «actividades psicológicas, com vista a preparar e mentalizar as populações para o Programa do MFA».
Os tempos, para os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, e com a Operação «Castiço DIH» ainda em desenvolvimento pelas matas uíjanas, continuavam de adaptação, com parte da sua guarnição envolvida na dota operação e outra em serviços correntes, escoltas e patrulhamentos nos principais itinerários da sua Zona de Acção (ZA) - principalmente na Estrada do Café. 
Pedro Rosa faz hoje 72 anos!
Alferes P. Rosa

Alferes Pedro Rosa, de 
Zalala, faz hoje 72 anos 
em Palmela!

O alferes miliciano Pedro Rosa foi atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e festeja 72 anos exactamente hoje, dia 29 de Junho de 2024 e em Palmela.
Cavaleiro do Norte e depois de Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona, 
Pedro Marques da Silva Rosa foi louvado pela «maneira eficiente e interessada como desempenhou as funções de comandante de grupo de combate da sua subunidade».
«Dedicado, leal e colaborador, procurando dos seus militares o melhor rendimento, deu, com a sua conduta e trabalho, jus a elevar o conceito em que a sua Companhia desejava ser tida», sublinha o louvor, citando-o também como «disciplinado e disciplinador, superando a inexperiência militar pela muita dedicação e espírito de servir». 
O louvor creditou-o, finalmente, com «um bom condutor de homens, constituindo-se em exemplo para com quem com ele privava».
O alferes Pedro Rosa regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, fixando residência na sua terra do Bombarral. Actulmente, mora Algeruz, no município de Palmela, onde trabalha na área da economia, fiscalidade e contabilidade. O
 nosso abraço de parabéns!


Os furriéis milicianos C. Letras e
A. Chitas, que hoje festeja 71 anos!
Chitas, furriel da 2ª. CCAV.,
faz 72 anos no Sobralinho de
Vila Franca de Xira !


O furriel miliciano 
António Milheiros Courinhas Chitas foi Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. do BCAV. 8423, a da vila de Aldeia Viçosa, e festeja(rá) 72 anos a 29 de Junho de 2024. 
Hoje mesmo!
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, da Escola Prática de Cavalaria (em Santarém), regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, fixando-se em Cabeção, freguesia de Mora. Sabemos que, anos mais tarde e por razões profissionais, voltou a Angola, como colaborador de uma empresa construção civil.
O pouco que mais sabemos dele é que, por respeitável opção pessoal, não participa nos encontros anuais da 2ª. CCAV. 8423 e que mora(rá) no Sobralinho, em Vila Franca de Xira, para onde vai o nosso abraço de parabéns!
Diz-nos alguma coisa, pá!!!

DIA 30

Orlando, telegrafista da
CCS, faz 72 anos em Bons
Dias de Odivelas!

O soldado Orlando Silva foi combatente da CCS dos Cavaleiros do Norte, faz 72 anos a 30 de Junho de 2024.
João Orlando Machado da Silva, de seu nome completo, era rádio-telegrafista de especialidade militar e natural e, ao tempo da (nossa) jornada africana do Uíge angolano do norte, tinha residência na freguesia de S. João, em Lisboa, e lá voltou a 8 de Setembro de 1975. 
Pouco mais, ou nada, sabemos dele. Apenas que mora(rá) na Rua Comandante Sacadura Cabral, em Bons Dias, na Ramada do concelho de Odivelas, para onde vai o nosso abraço de parabéns!  
António Venâncio, 
aos 65 anos!


Venâncio, atirador de
Cavalaria, faz 72 anos
na Covilhã!


O Venâncio foi soldado atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e faz 71 anos a 30 de Junho de 2024. Hoje mesmo!
António de Oliveira Venâncio (é este o seu nome completo) era da freguesia de Ferro, no concelho da Covilhã. E lá voltou, e lá faz vida profissional e familiar, morando agora na Quinta do Poço Frio.
É frequentador habitual e sempre participativo dos encontros dos «aldeias viçosas» do capitão miliciano José Manuel Cruz e para ele vai o nosso abraço de parabéns pela bonita idade que agora e hoje festeja lá pelas bandas da Serra da Estrela!

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Os dias dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, de 17 a 24 de Junho!


Os dias dos Cavaleiros do Norte
do BCAV. 8423, de 17 a 24 de Junho!

A administração civil do Dange/Quitexe no dia 24
de Setembro de 2019, quando por lá passou o
furriel miliciano Viegas, da CCS do BCAV. 8423

Dia 17


Contra-subversão e 
acção psicológica pelas
bandas do Quitexe !

O dia 17 de Junho de há 50 anos, no distante 1974 de revolução de Abril e com os Cavaleiros do Norte ainda «maçaricos» pelo Uíge angolano, o comandante do Batalhão de Cavalaria 8423, tenente coronel Almeida e Brito, reuniu com a comunidade civil do Quitexe, no Clube da vila  e «com vista a preparar e mentalizar as populações para o Programa do MFA».
Por comunidade civil, entenda-se e citamos o livro «História da Unidade», «os comerciantes e autoridades tradicionais».
O que «sobrava» do edifício do Comando e parada 
do BCAV. 8423, a 24/09/2019. Ao fundo e esquerda,
a Igreja de Santa Maria de Deus do Quitexe
Ao tempo, de resto, fez «variadíssimas reuniões de trabalho» para esse mesmo efeito. E compreendiam-se: havia muitas dúvidas sobre o programa do MFA e muitas mais quanto ao futuro dos residentes, naturais ou principalmente dos cidadãos metropolitanos - os chamados colonos.
O tempo foi também para  «melhorar os itinerários do Sub-Sector», por isso mesmo e de novo citando o «HdU», «entraram em curso a reparação dos itinerários Vista Alegre-Ponte do Dange (na Estrada do Café) e a picada para a Fazenda Santa Isabel».
A Comissão Local de Contra-Subversão reunia normalmente e nesse dia 17 de Junho de 1974 «esteve», com espírito diferente.
Até aí, agia directamente junto das populações, através de acção psicológica e visando influenciar o seu comportamento, no sentido de «promover uma maior fixação no território e de negar o apoio a elementos infiltrados do exterior» - o clássico inimigo, o IN. Era uma espécie de braço civil não armado (com militares) de apoio às Forças Armadas. 

Cavaleiros do Norte do PELREC da CCS. De pé, os 1ºs. cabos e
   Almeida, furriel Monteiro e 1º. cabo Hipólito. Em baixo, Aurélio
(Barbeiro), furriel Neto, soldado Manuel Leal da Silva e alferes
António Garcia. Vicente, Almeida,
Leal e Garcia já faleceram. RIP!

DIA 18!

A morte do atirador
Manuel Leal do PELREC!


O soldado Manuel Leal da Silva, Cavaleiro do Norte da CCS,  faleceu, de doença súbita, a 18 de Junho de 2007. 
Atirador de Cavalaria, era um dos poucos militares já casado da Companhia de Comando e Serviços (CCS) do BCAV. 8423 e pai, pai pela segunda vez já no decorrer da jornada africana do Uíge angolano. Foi militar sem medos, disciplinado, bom companheiro e sempre colaborante.
A 18 de Junho de 2007 e na sua casa, sentiu-se mal, avisou a mulher que se ia deitar, descansou e levantou-se pouco depois, por se sentir melhor, aproximou-se da mulher e logo caiu, fulminantemente, já morto. Morava em Caxarias, no concelho de Pombal.
Hoje o recordamos com imensa saudade. RIP!!!

Orlando Oliveira


Oliveira, o condutor 
Almeida de zalala, 
faleceu em 2023!


 O soldado Orlando Marques de Oliveira foi condutor-auto da 1ª. CCAV. 8433, a de Zalala, e faleceu a 18 de Junho de 2022.
Há 2 anos!
Natural da vila de Almeida (e por Almeida por Angola conhecido e popularizado), lá nasceu a 20 de Janeiro de 1952 e também jornadeou por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona, regressando a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 - no final da comissão de serviço no norte de Angola. 
Fez carreira profissional na Polícia de Segurança Pública (PSP) e, depois de aposentado, fixou residência na terra da sua naturalidade. Onde acabou por falecer.

DIA 19

Camilo de Santa Isabel,

faz 72 anos em Sesimbra !


O soldado Júlio Camilo Ferreira foi  atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV. 8423 e festeja 72 anos a 19 de Junho de 2020, em Sesimbra.
Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel, também passou pelo Quitexe e por Carmona, tendo regressado a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, fixando-se em Cabanas de Palmela, em Alcácer do Sal.
Actualmente e por informação do furriel miliciao João Dias, sabemos que vive em Boa Água, na Quinta do Conde, em Sesimbra, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

O comandante Almeida e Brito e os alferes milicianos
 João Machado e Jorge Capela no jantar de Natal de
Aldeia Viçosa (1974) - a 2ª. CCAV. 8423

DIA 20 

A morte do comandante

Carlos Almeida e Brito!


O então tenente-coronel Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito, comandante do BCAV. 8423, faleceu há 21 anos! A 20 de Junho de 2003, de morte súbita.
Aos 76 anos e no decorrer de um passeio turístico a Espanha!
Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito nasceu a 25 de Novembro de 1927 e, na sua carreira militar, atingiu a patente de general. Depois da jornada de Angola, foi, entre outros cargos, comandante da Polícia Militar (a PM, em Lisboa), 2º. comandante da Região Militar Centro (em Coimbra), 2º. comandante geral da GNR e comandante da Região Militar Sul. RIP!!!
- 1974: Início da Operação Castiço DH, na qual participaram todas as subunidades do BCAV. 8423. Foi o dia do primeiro contacto dos Cavaleiros do Norte com a mata do Uíge angolano.
O 1º cabo F. Pires, o «Fecho-eclair» da CCS

Dia 21


Os 72 anos do Pires, o
1º. cabo «Fecho-eclair»

O 1º. cabo Fernando Manuel Martinho Pires, escriturário da CCS do BCAV. 8423, dos Cavaleiros do Norte, festeja 72 anos no dia 21 de Junho de 2024.
O 1º. cabo Pires tornou-se popular com a alcunha de «Fecho-eclair», vá lá saber-se porquê..., e morava em Odivelas, onde regressou a 8 de Setembro de 1975. Residirá na Rua Afonso de Albuquerque. Para ele vai o nosso abraço de parabéns!
A Irmã Maria Augusta, com o Ricardo ao colo -
filho do alferes Cruz e dra. Margarida. Ao
fundo, vê-se a Capela do Quitexe

Irmã Maria Augusta
morreu há 18 anos!


A Irmã Maria Augusta Vieira Martins, da Missão do Quitexe, faleceu a 21 de Junho de 2006, há 18 anos e vítima de doença cancerosa.
Missionária da Congregação da Obra da Imaculada Conceição e Santo António, foi contemporânea dos Cavaleiros do Norte, no Quitexe e continuou em Angola depois da independência.
Veio diversas vezes a Portugal e na última sentiu-se mal. Foi hospitalizada em Lisboa e faleceu algumas semanas, depois, de cancro. RIP!!!
O 1º. sargento A. Fialho Panasco e esposa, no
encontro do BCAV. 8423, a 09/09/1995, em
 Águeda, 20 anos depois do regresso de Angola


DIA 22
Comandante Almeida e Brito com autoridades tradicionais!

O tenente-coronel Carlos Almeida e Brito, comandante do BCAV 8423, reuniu a 22 de Junho de 1974. há 50 anos, com as autoridades tradicionais do Quitexe.
O objectivo era «preparar e mentalizar as populações para o Programa do MFA».

1º. sargento Panasco
morreu há 19 anos !


O 1º. sargento Alexandre Joaquim Fialho Panasco, responsável da secretaria da 1ª. CCAV. 8423, faleceu há 19 anos, a 22 de Junho de 2005, vítima de doença
 doença cancerosa e aos 70 anos, em Carnaxide. 
«Foi um bom marido e um excelente pai», disse-nos a viúva, há algum tempo.


DIA 23
Nelson Rocha e esposa, Rosa
Lu
ciana no encontro da CCS,
 no 
RC4, a 03/06/2017

Furriel Nelson Rocha 
festeja 72 anos em 
Valadares de Gaia!


O furriel miliciano Nelson dos Remédios da Silva Rocha festeja 72 anos a 23 de Junho de 2024.
Hoje mesmo! 
Especialista de Transmissões, foi Cavaleiro do Norte da CCS eo BCAV. 8423 e jornadeou pela vila do Quitexe (onde festejou 22)  e pela cidade de Carmona - nos chãos do Uíge do norte de Angola.
Regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 e fixou-se em Santa Marinha, no município de Vila Nova de Gaia.  Profissionalmente, foi técnico comercial e reside em Valadares, também em VN de Gaia.


Hipólito, 1º. cabo do 
PELREC, 72 anos em 
terras de França !

O 1º. cabo Augusto Hipólito, do PELREC da CCS do BCAV. 8423, festeja 71 anos a 23 de Junho de 2023.
Augusto de Sousa Hipólito, de seu nome completo e atirador de Cavalaria de especialidade militar, é natural de Vinhais, em Trás-os-Montes, e morador, ao tempo da missão angolana, na Azinhaga da Flamenga, em Marvila, na cidade de Lisboa, lá regressou a 8 de Setembro de 1975. 
Há muitos anos emigrado em França e agora já aposentado, reside em Reims, onde trabalhou na área da construção civil. Parabéns para ele! E um grande abraço!  


DIA 24

Furriel João Cardoso
Cardoso, furriel TRMS
de Santa Isabel, festeja
72 anos em Coimbra !

O furriel miliciano João Augusto Martins Cardoso, Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, festeja 72 anos a 24 de Junho de 2024.
Especialista de transmissões, jornadeou pela Fazenda Santa Isabel, mas também pelo Quitexe e  cidade de Carmona, actual Uíge.
Regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, no final da sua jornada angolana do Uíge, fixando-se na sua natal vila de Argani. 
Profissionalmente, foi funcionário público e acabou por se radicar na cidade de Coimbra - onde ainda mora, já aposentado e dali se «dividindo» pelas praias da Figueira da Foz, onde tem casa de veraneio e lazer. Ou por visitas às famílias das suas duas filhas
Parabéns, onde quer que esteja nestes dias de festa dos 72 anos!!!

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Alferes José Alberto Almeida festeja 77 anos em Albufeira!


Alferes José Alberto Almeida



Alferes José Alberto 
Almeida festeja 77 anos
em Albufeira!


O alferes miliciano Almeida festeja 77 anos a 14 de Junho de 2024, no Lageado, em Albufeira.

José Alberto Alegria Martins de Almeida chegou ao Quitexe em Julho de 1974 e foi o oficial de reabastecimentos e de Justiça do BCAV. 8423. Natural de Oliveira de Azeméis, já ao tempo vivia em Albufeira e lá voltou a 8 de Setembro de 1975, terminada a (nossa) jornada africana do norte de Angola. E lá vive, aposentado e gestor de empresas de construção e de turismo.
Parabéns!
- 1974: O Batalhão de Cavalaria 8423, sob comando do tenente-coronel Carlos Almeida e Brito, «assumiu a responsabilidade operacional da Zona de Acção» a 14 de Junho de 1974, há 50 anos, e ficaram a saber-se que os nomes de código das subunidades estavam todos consignados à letra C.

quarta-feira, 12 de junho de 2024

A morte do soldado condutor António dos Santos Gonçalves!

Condutores da CCS: José Gomes e Alípio
Canhoto (atrás), Delfim Serra, Manuel
Gonçalves e António S. Gonçalves

O condutor António S.
Gonçalves e o alferes
António Cruz em 2018, 
em Custóias




O soldado condutor António dos Santos Gonçalves, Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423, faleceu a 24 de Fevereiro de 2024, na sua casa de Quintais de Baixo, em Lamego.
Natural daquela povoação da freguesia de Penude, partiu para Angola a 29 de Maio de 1974 e de lá regressou a 8 de Setembro de 1975 - no final da sua (e nossa) jornada africana pelos chãos do Uíge angolano.
Foi Cavaleiro do Norte do Parque-Auto da CCS, comandado pelo alferes miliciano António Albanio Cruz, jornadeando pela vila do Quitexe e pela cidade de Carmona.
Profissionalmente, trabalhou muitos anos como motorista da Tecnovia e, ao longo da vida, foi sujeito a várias intervenções cirúrgicas à coluna (em 1998 e 2008) e ao estômago e resistiu a um enfarte de miocárdio (em 2021).
Uma semana antes do seu falecimento, foi operado à próstata.
Casado com Laurentina Gonçalves, o casal teve uma filha (que reside no Porto) e duas netas.
O funeral realizou-se no dia 25 de Fevereiro, da casa mortuária para o cemitério de Penude.
Hoje o recordamos com saudade. RIP!!!

segunda-feira, 10 de junho de 2024

A placa comemorativa e as boas razões do encontro da CCS em Tomar!


O 1º. cabo Rodolfo Tomaz, os furriéis milicianos Manuel Machado e Francisco Dias
e o soldado Henrique Esgueira, o organizador do encontro de Tomar 

A placa dos 50 anos da
partida CCS para Angola
                                                                                                                                                                                                                                           Os 50 anos da partida da CCS do BCAV. 8423 para Angola foram assinalados com uma placa especial de especial significado. Entregue a cada um dos 35 militares que participaram.
Aconteceu em Tomar, no último sábado - dia 8 de Junho de 2024 - e evocando a partida de Lisboa para o aeroporto internacional de Luanda, na noite de 29 para 30 de Maio de 1974.
Foi uma excelente dia, caro Henrique Esgueira!
Parabéns!
O Esgueira foi condutor-auto dos Cavaleiros do Norte do Quitexe e sempre foi companheiro dos encontros que, desde 1995 e «inaugurando-se» em Águeda, tem sido organizados, ano após ano, - jornadeando por localidades tão diferentes como Pombal, Penafiel (3 vezes), Águeda (mais 2 vezes), Ferreira do Zêzere, Custóias, Paredes, Santa Margarida (no RC4), Santo Tirso, Gondomar, Mortágua, Braga, Covilhã e Tomar.
Esquecemos alguma?
Desculpem, é da (nossa) idade.
Os 1ºs. cabos Agostinho Teixeira e Porfírio
Malheiro, furriel Viegas e 1. cabo Buraquinho
Justo elogio feito à organização do Henrique Esgueira, destaquemos alguns pontos do encontro de Tomar:
1 - A participação do 1º. cabo Rodolfo Tomaz, que, viajando de Lousada com a família, não se quis esconder das suas fragilidades físicas e viveu um dia feliz e intenso, cheio de abraços sentidos e solidariedade viva dos tantos amigos que gerou por terras dos chãos uíjanos do norte de Angola.
2 - O aparecimento do 1º. cabo Agostinho Pinto Teixeira, pintor do parque-auto. Que está de saúde farta e não víamos desde 1975.
3 - A participação da viúva (Maria Alice), da filha (Vânia Sofia e do neto (GustavoMiguel) do 1º. cabo Jorge Luís Domingues Vicente, falecido a 21 de Janeiro de 1997, de doença. Quiseram conhecer os companheiros do marido, pai e avô na sua (e nossa) jornada africana.
O neto Guilherme, a viúva  Maria Alice e a
filha Vânia Sofia, familiares de Jorge Vicente
4 - A forma fraterna e emotiva, sempre muito  sensibilizante, como foram vividos e sentidos todos estes momentos deste dia tão especial e que comemorou o meio século da partida dos Cavaleiros do Norte da CCS para 
para Angola.
5 - A intervenção do alferes miliciano António Albano Cruz - o «mais velho» dos participantes do encontro... , sensibilizando os participantes para os valores da solidariedade, da memória, do companheirismo e da paz. E para a emoção do momento que todos partilharam, nas cerimónias da Igreja de Santa Maria do Olival e no convívio da Quinta do Café.
6 - As mensagens do capitão Acácio Carreira Luz e do sargento Alcides Eira, que não puderam estar mas se associaram a este histórico encontro de Tomar. Foram lidas pelo furriel miliciano José Augusto Monteiro. E fartamente aplaudidas.
7 - A oferta do furriel miliciano Francisco José Brogueira Dias, vagomestre de especialidade, aos participantes do encontro: uma moeda de 2 euros comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril.
Não é todos os dias que se fazem histórias de 50 anos!!!