Casal Carreira da Luz, Violontina e Acácio. O «nosso tenente
Luz», agora capitão, a brindar com a esposa, a 2 de Junho de 2012 (em baixo)
Aos idos dias 28 de Março de 1939, algures no Portugal que ia do Minho a Timor, nasceu um varão que a vida levaria pelo mundo, de farda e garbo, a servir o país e a construir amigos, a fortalecer caminhos e distribuir afectos. Muitos amigos!!! O capitão Luz!! O tenente Luz que compartilhou com os Cavaleiros do Norte os 15 meses da nossa jornada africana. Faz hoje 84 anos!! Uééééé!!!
Ao fim da tarde, tive um «pé de orelha» com ele e logo se lhe soltou a jovialidade, a felicidade e o gargalhar de quem está de bem com a vida e feliz!! A viver num sino!!!
Acácio Carreira da Luz vive na Marinha Grande, aposentado, com a sua «mais que tudo», a senhora D. Maria Violtina, a nossa maior Amazona do Norte, mãe de seus quatro filhos, que dele suspiraram saudades no tempo de 15 meses que foi o tempo da nossa vida d´África.
Acácio falou da vida, de Maria Violtina, seu amor de uma vida inteira!!!, amor e paixão sem amuos que retraíssem uma relação que lhes deu Isabel Maria, Pedro, Paulo e Marco Nuno, os seus quatro filhos. E falou dos 10 netos, que são flores no espaço de sóis e paraíso que ajardina pela Marinha Grande.
«Somos 20, quando nos juntamos!!». Vinte! Vin-teeee..., leram bem!
Acácio Carreira da Luz foi «o nosso tenente» do Quitexe, de Carmona, de Luanda. E já de Santa Margarida. Faz hoje 84 anos e está como se o estivéssemos a ver na avenida do Quitexe, há 38 para 39 anos, a caminhar para a secretaria do Comando, onde foi proficiente e alguns vezes teve de dar ouvidos aos maus-humores do comandante Almeida e Brito.
E agora, a vida: a professora Isabel Maria, licenciada em Letras, que lhe deu duas netas, «dois amores...». O Pedro, o mais velho, director de serviços da CP e mais «duas raparigas...». O Paulo, engenheiro e empresário no sector do turismo e viagens. Hei!!!..., pai de 5 filhos!!! Ciiiiin-co netos de Acácio!!! E Marco Nuno, engenheiro da área electrónica, uma menina e mais «uma netinha» do «nosso tenente» e de D. Maria Violtina.
O que mais quereria o agora capitão Luz?
A saúde que tem, o paraíso familiar em que pousa os seus olhos, a disposição que lhe alegra os dias e «mais tempo dos 20...» para usufruir do apartamento de Vilamoura e do alpendre da casa da Marinha, para uns churrascos e a mesa farta de quem está bem na vida e vive feliz e a comunga com o mundo inteiro, porque por isso fez.
Parabéns, capitão Luz!! Já ergui a taça pelo dia e agora aqui lhe deixo um açafate cheio de abraços dos Cavaleiros do Norte!
Parabéns, com um grande abraço!
ResponderEliminarCarlos Silva !
Parabéns e abraços.
ResponderEliminarJoão Monteiro
Gasolinas
(ex-1º. cabo)
Parabéns Tenente (agora Capitão) mas foi do primeiro posto que o conheci e sempre apreciei as suas qualidades como pessoa humana e militar.Sempre soube respeitar e ajudar os mais humildes, desde os soldados que precisavam como eu furriel ou outro tipo de patente inferior,para os quais o SR. nunca teve "galões".Tinha sempre como recordo nos dias de hoje, a sensibilidade dos problemas e a sua resolução.Sempre que tinha-mos de ir de Zalála para o Quitexe, depois de vencer a picada, o segundo "inimigo",era exactamente a burocracia militar aí existente, com "paladas" o apresentar armas e outras formalidades militares que melhor que ninguém o Nosso Tenente conhece.Consigo tudo estava bem ou mal mas resolvia-se de forma cordial.Só lhe posso desejar porque merece um Feliz Aniversário, Feliz Páscoa, tudo do melhor para a Família e espero dar-lhe um forte Abraço em Santo Tirso em Junho.
ResponderEliminarMuitos parabéns e muitos anos de vida, tenente Luz..
ResponderEliminarPires
Capitão (tenente) Luz,
ResponderEliminarmuitos parabéns, abraço.
Rodolfo Tomaz
Parabéns meu Capitão !!
ResponderEliminarFeliz aniversário..
Para o ano á mais...
Abraço.
ManPinto
Parabens e miuta saude
ResponderEliminarJOsé Rebelo
Cozinheiro da messe
de sargentos
Não tive o privilégio de privar com o Sr Ten/Cap LUZ, mas vejo pela foto de Junho de 2012, que podemos fazer jus à máxima " podemos envelhecer fisicamente mas mantermo-nos jovens de espírito". Para o Sr Cap Luz um abraço de parabéns e longos anos de vida cheios de saúde e de jovialidade, aproveitando, dada a época que atravessamos, para lhe desejar a si e à sua família uma Santa e Feliz Páscoa.
ResponderEliminarParabéns ao sr. capitão Luz, isso é qe ter qualidade de vida...
ResponderEliminarF. Madaleno
Muitos parabéns, sr. capitão, e muitos mais anos de vida.
ResponderEliminarter 84 anos e com esse aspecto é obra...
Aurélio
Parabens ao sr. capitão, e que faça mutos
ResponderEliminarcom o mesmo vigor físico.
Um abraço
JSP-Ex Furriel TRMS