O alferes Pedro Rosa, ladeado pelos furriéis Pinto (à esquerda e à civil) e João Aldeagas, milicianos da 1ª. CCAV. 8423, que há 48 anos rodou de Vista Alegre para o Songo |
Os aquartelamentos de Vista Alegre e Destacamento da Ponte do Dange, dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, foram «desactivados a 24 de Abril (...), conduzindo tal facto à transferência da 1ª. CCAV. 8423 para o Songo, com um Destacamento temporário em Cachalonde». Em 1975. Há 48 anos!
O dia foi também, de acordo com o livro «História da Unidade», tempo para a visita do capitão
O quartel de Vista Alegre em foto de 2012 |
Ao tempo, estava a CCS já aquartelada no BC12, em Carmona (ida a 2 de Março do Quitexe), e a 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, no Quitexe - para onde rodou a 10 de Dezembro de 1974.
O dia foi também tempo para a realização de mais uma e a última «palestra de esclarecimento» das eleições marcadas para o dia seguinte e nas quais o BCAV. 8423 participava activamente. Recorda o livro «História da Unidade» que «dando a nossa colaboração ao processo revolucionário de Portugal, foi o BCAV. encarregado de montar as mesas de voto em Carmona».
Tal facto permitiu o objectivo «no dia 25 de Abril se verificou a ida às urnas de todo o pessoal que o quis fazer».
Furriel Mário Matos (que amanhã festeja 71 anos), o 1º. cabo José Pimpim (já falecido) e o furriel João Brejo, da 2ª. CCAV. 8423 |
Matos, furriel de Aldeia
Viçosa, 71 anos em Anadia !
O furriel miliciano Matos, dos Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja amanhã 71 anos. Amanhã que é dia 25 de Abril de 2023.
Mário Augusto da Silva Matos, de seu nome completo, era atirador de Cavalaria de especialidade militar, mas, além disso, desempenhou funções administrativas na secretaria dirigida pelo 1º. sargento Fernando Norte - já falecido.
O seu desempenho foi louvado porque «sempre demonstrou as melhores qualidades militares no desempenho de todas as missões que lhe foram determinadas», nomeadamente quando «chamado a ajudar o 1º. sargento da sua subunidade (...) rapidamente se adaptou a essas funções», para além de sempre se ter mostrado militar disciplinado e cumpridor».
O furriel Mário Matos regressou a Portugal a 10 de Setembro de 1975, esteve alguns anos emigrado nos Estados Unidos e, agora já aposentado, mora em Anadia. É para lá e para ele, que vai o nosso abraço de parabéns.
O furriel Mário Matos regressou a Portugal a 10 de Setembro de 1975, esteve alguns anos emigrado nos Estados Unidos e, agora já aposentado, mora em Anadia. É para lá e para ele, que vai o nosso abraço de parabéns.
Sem comentários:
Enviar um comentário