terça-feira, 25 de junho de 2024

Os dias 25 a 30 de Junho na memória dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423!



Os dias 25 a 30 de Junho na
memória dos Cavaleiros do Norte
do BCAV. 8423!

DIA 25



1994, há
30 anos!
A morte de Alcino,
cozinheiro da CCS!

O soldado Alcino Fernandes Pereira, cozinheiro da CCS do BCAV. 8423, faleceu há precisamente 30 anos - no dia 25 de Junho de 1994.
Natural do lugar da Benfeita, freguesia de Cortegaça, no concelho de Mortágua, lá nasceu a 5 de Julho de 1952 e lá voltou a 8 de Setembro de 1975.
A vida profissional e familiar levou-o para para a zonade  Lisboa e faleceu aos quase 42 anos de vida, muito novo e em Idanha (Sintra). Nada mais sabemos dele, inclusivamente desconhecemos a razão da sua morte e qual foi a sua actividade profissional - apesar das diligências efectuadas.
Hoje, 30 anos depois do seu passamento, recordamo-lo com saudade! RIP!
O condutor Delfim Serra e esposa, 
no encontro de Santarém, em 2018

Serra, soldado condutor 
do Quitexe, faz 72 anos
em S. Pedro da Cova!


O soldado Delfim de Sousa Serra, condutor-auto da CCS do BCAV. 8423, festeja 72 anos no dia 25 de Junho de 2024!
Morava ao tempo na Rua do Poço de Fátima, em S. Pedro da Cova, concelho de Gondomar, e lá regressou a 8 de Setembro de 1975
Formou família, por lá trabalhou e se aposentou, morando agora na Rua das Mimosas e não faltando, sempre bem disposto, a um encontro da CCS, sempre acompanhado da sua «mais-que-tudo» - como aconteceu este ano, em Tomar, e como se vê na foto de há 6 anos, em Santarém.
O nosso abraço de parabéns vai daqui direitinho para ele!


DIA 26
CCS recebeu comandantes
do CSU e da ZMN no Quitexe!

A quarta-feira de 26 de Junho de 1974, há 50 anos, foi tempo de a CCS do BCAV. 8423 anfitrionar os comandantes da Zona Militar Norte (ZMN) e do Comando do Sector do Uíge (CSU), respectivamente o brigadeiro Altino de Magalhães e o coronel tirocinado Bastos Carreiras.
Foram recebidos pelo comandante Almeida e Brito e deslocaram-se também à 2ª. CCAV. 8423 (comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz, em Aldeia Viçosa), a 3ª. CCAV. 8423 (do capitão miliciano José Paulo Fernandes, em Santa Isabel) e a CCAÇ. 4145 (em Vista Alegre e do capitão miliciano Raúl Corte-Real).
O objectivo era «procurar o estreitamento de relações entre as autoridades militares e administrativas» da Zona de Acção dos Cavaleiros do Norte.


DIA 27

José O. Novo
José Novo de Santa Isabel, 
festeja 72 anos em Santa 
Maria da Feira!

O soldado José de Oliveira Novo, Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, festeja 72 anos 27 de Junho de 2024. Hoje mesmo!
Especialista de transmissões da subunidade do BCAV. 8423 da Fazenda Santa Isabel, a do comando do capitão miliciano José Paulo Fernandes, também jornadeou pela vila do Quitexe e, já na parte final da missão angolana, na cidade de Carmona (a actual Uíge) e no BC12 - de onde os Cavaleiros do Norte saíram na madrugada do domingo de 4 de Agosto de 1975, para a epopeica coluna para Luanda.
Natural do lugar de Vale Rico, da freguesia do Souto, no concelho de Santa Maria da Feira, lá regressou a 11 de Setembro de 1975 e foi a partir de lá que, a 3 de Junho e de forma magnífica, organizou o encontro de 2023.
É para lá, e para ele, que enviamos o nosso abraço de parabéns!


DIA 28 lá passámos e soubemos e  vimos o abandono parcial das fazendas que tanta riqueza davam a Angola. 
João Brejo no encontros da 2ª. CCAV.
8423 em Salvaterra de Magos (2015)
Brejo, furriel de Aldeia
Viçosa, 72 anos no Seixal!

O furriel miliciano João António Piteira Brejo, alentejano de Montemor-o-Novo, foi atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a da uíjana Aldeia Viçosa.
Hoje, dia 28 de Junho de 2024, festeja 72 anos!
O Brejo é natural do lugar de S. Mateus, na freguesia de Nossa Senhora da Vila, e lá voltou a 10 de Setembro de 1975 - depois de concluída a comissão de serviço em Angola.
A sua última fase da carreira profissional foi desenvolvida na área da segurança, e residiu na Cruz do Pau, no município do Seixal. Mora agora, já aposentado, voltou ao chão natal, onde, no monte de família, se «divide» com uma cadela, um gato e um canário.
É para lá que vai o nosso abraço de parabéns - assim como para um dos seus três filhos (o Rui António, o do meio), que é 1º. sargento da Marinha e no mesmo dia, o de hoje, faz 40 anos. Outro, está na Força Aérea e outro é estafeta por Lisboa. E deles tem 3 netas. 

Delmar Alves, 1º.
cabo do PM 4281

Delmar Alves, 1º. cabo 
dos Morteiros, festeja 72
anos em Espinho!

O 1º. cabo Delmar Mendes Alves foi enfermeiro do Pelotão de Morteiros 4281, contemporâneo dos Cavaleiros do Norte por terras de Angola e comandado pelo alferes miliciano João Leite.
Enfermeiro de especialidade militar, popularizou-se no Quitexe por jogar futebol, co defesa central da CCS, e está em festa dos 72 anos, que assinala hoje, dia 28 de Junho de 2024, em Espinho - cidade onde reside.
Trabalhou na cidade do Porto, na gestão de uma loja do Grupo SuperCasa, especializada em decoração de interiores.
Parabéns!
s!
Aniano e os «seus»
em dia de 2020!
Aniano condutor-auto de
A. Viçosa em 1974/1975

Aniano, condutor de 
Aldeia Viçosa, faz 72 anos 
na Mealhada !

O soldado condutor auto-rodas Aniano Mesquita Tomás foi Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e festeja 72 anos a 28 de Junho de 2024.
Hoje mesmo!
Natural da freguesia de Ventosa do Bairro, no município da Mealhada, em plena Bairrada, lá regressou no dia 10 de Setembro de 1975 - no final da sua (e nossa) jornada africana do nortenho Uíge de Angola.
Trabalhou na área da serralharia mecânica e, aposentado há já alguns anos, por lá vive e sempre atento ao dia-a-dia os Cavaleiros do Norte que, por terras uíjanas, foram seus companheiros de armas comandados pelo capitão miliciano José Manuel Cruz.
Parabéns e mais e muitos aniversários no futuro!

Fazenda Santa Isabel

Matias de Santa 
Isabel, o que será 
feito dele?!

O soldado António Manuel da Silva Matias foi combatente da 3ª. CCAV. 8423 e hoje faz 72 anos!
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, não completou a sua missão nesta subunidade da Fazenda Santa Isabel, por razões disciplinares. Na verdade, aos ido dias de Outubro de 1974, sofreu uma pena de 10 dias de prisão, depois agravada para 15 dias, no BCAV. 8423 - tendo rodado para unidade que desconhecemos.
Julgamos saber que mora(rá) na Pontinha, nos arredores de Lisboa.
Alguém sabe(rá) dele? Entreguem-lhe os nossos parabéns e mand


DIA 29
Comandante em reunião
com autoridades do Quitexe!

A jornada africana dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 foi tempo, no dia 29 de Junho de 1974, há exactamente 50 anos..., de o comandante Carlos Almeida e Brito voltar a reunir com as autoridades tradicionais da Zona da Acção (ZA) do Quitexe, no âmbito das «actividades psicológicas, com vista a preparar e mentalizar as populações para o Programa do MFA».
Os tempos, para os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, e com a Operação «Castiço DIH» ainda em desenvolvimento pelas matas uíjanas, continuavam de adaptação, com parte da sua guarnição envolvida na dota operação e outra em serviços correntes, escoltas e patrulhamentos nos principais itinerários da sua Zona de Acção (ZA) - principalmente na Estrada do Café. 
Pedro Rosa faz hoje 72 anos!
Alferes P. Rosa

Alferes Pedro Rosa, de 
Zalala, faz hoje 72 anos 
em Palmela!

O alferes miliciano Pedro Rosa foi atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e festeja 72 anos exactamente hoje, dia 29 de Junho de 2024 e em Palmela.
Cavaleiro do Norte e depois de Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona, 
Pedro Marques da Silva Rosa foi louvado pela «maneira eficiente e interessada como desempenhou as funções de comandante de grupo de combate da sua subunidade».
«Dedicado, leal e colaborador, procurando dos seus militares o melhor rendimento, deu, com a sua conduta e trabalho, jus a elevar o conceito em que a sua Companhia desejava ser tida», sublinha o louvor, citando-o também como «disciplinado e disciplinador, superando a inexperiência militar pela muita dedicação e espírito de servir». 
O louvor creditou-o, finalmente, com «um bom condutor de homens, constituindo-se em exemplo para com quem com ele privava».
O alferes Pedro Rosa regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, fixando residência na sua terra do Bombarral. Actulmente, mora Algeruz, no município de Palmela, onde trabalha na área da economia, fiscalidade e contabilidade. O
 nosso abraço de parabéns!


Os furriéis milicianos C. Letras e
A. Chitas, que hoje festeja 71 anos!
Chitas, furriel da 2ª. CCAV.,
faz 72 anos no Sobralinho de
Vila Franca de Xira !


O furriel miliciano 
António Milheiros Courinhas Chitas foi Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. do BCAV. 8423, a da vila de Aldeia Viçosa, e festeja(rá) 72 anos a 29 de Junho de 2024. 
Hoje mesmo!
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, da Escola Prática de Cavalaria (em Santarém), regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, fixando-se em Cabeção, freguesia de Mora. Sabemos que, anos mais tarde e por razões profissionais, voltou a Angola, como colaborador de uma empresa construção civil.
O pouco que mais sabemos dele é que, por respeitável opção pessoal, não participa nos encontros anuais da 2ª. CCAV. 8423 e que mora(rá) no Sobralinho, em Vila Franca de Xira, para onde vai o nosso abraço de parabéns!
Diz-nos alguma coisa, pá!!!

DIA 30

Orlando, telegrafista da
CCS, faz 72 anos em Bons
Dias de Odivelas!

O soldado Orlando Silva foi combatente da CCS dos Cavaleiros do Norte, faz 72 anos a 30 de Junho de 2024.
João Orlando Machado da Silva, de seu nome completo, era rádio-telegrafista de especialidade militar e natural e, ao tempo da (nossa) jornada africana do Uíge angolano do norte, tinha residência na freguesia de S. João, em Lisboa, e lá voltou a 8 de Setembro de 1975. 
Pouco mais, ou nada, sabemos dele. Apenas que mora(rá) na Rua Comandante Sacadura Cabral, em Bons Dias, na Ramada do concelho de Odivelas, para onde vai o nosso abraço de parabéns!  
António Venâncio, 
aos 65 anos!


Venâncio, atirador de
Cavalaria, faz 72 anos
na Covilhã!


O Venâncio foi soldado atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e faz 71 anos a 30 de Junho de 2024. Hoje mesmo!
António de Oliveira Venâncio (é este o seu nome completo) era da freguesia de Ferro, no concelho da Covilhã. E lá voltou, e lá faz vida profissional e familiar, morando agora na Quinta do Poço Frio.
É frequentador habitual e sempre participativo dos encontros dos «aldeias viçosas» do capitão miliciano José Manuel Cruz e para ele vai o nosso abraço de parabéns pela bonita idade que agora e hoje festeja lá pelas bandas da Serra da Estrela!

Sem comentários:

Enviar um comentário