terça-feira, 1 de abril de 2025

José Oliveira foi furriel do Liberato e festeja 74 anos em Águeda !

 da.

José M. Oliveira, furriel
da CCAÇ. 209/RI21
O furriel miliciano Oliveira foi vagomestre da CCAÇ. 209/RI 21, a da Fazenda do Liberato, e festeja 74 anos a 1 de Abril de 2025.
A sub-unidade do Liberato foi formada no Regimento de Infantaria nº. 21, em Nova Lisboa (actual Huambo) e era primcipalmente formada por militares da incorporação angolana, porém com alguns quadros europeus. Que normalmente iam em rendição individual. 
Foi o caso do furriel miliciano José Marques de Oliveira, que, mesmo assim, cumpriu 22 meses de comissão - nela tendo dois comandantes: os capitães António Manuel Palma Baracho (oficial do quadro, falecido a 17 de Agosto de 2006) e, depois, o miliciano Victor Correia, que foi de alferes a tenente e depois liderou a companhia do Liberato.
O furriel Oliveira regressou a Portugal e chegou à sua casa da vila do Caramulo, pelas 23 horas da noite de Natal de 1974! 
Ainda a tempo de consoada.
Profissionalmente, fez carreira como quadro da Caixa Geral de Depósitos, e, já aposentado, reside em Águeda. Foi nesta cidade que estudou (foi contemporâneo dos furriéis Neto e Viegas, da CCS), onde trabalhou e familiarmente se radicou, por lá fazendo longas e saudáveis caminhadas diárias, «divididas» com a sua horta caramulana.
Parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário