terça-feira, 8 de abril de 2025

Furriel Jorge Barata de Zalala faria hoje 73 anos. Faleceu em 1997!

Furriéis milicianos: Jorge Barata (que hoje faria 73
anos e faleceu a 11/10/1997, em Alcains), Queirós
Nascimento. Em baixo, Américo Rodrigues (f. a
30/08/2018, de doença e em VN de Famalicão) e
Eusébio Martins (f. a 16/4/2014, de doença
e em Belmonte)


Furriel J. Barata




O furriel miliciano Jorge António Eanes Barata foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423 e faria 73 anos a 8 de Abril de 2024.
Hoje mesmo!
Infelizmente, faleceu a 11 de Outubro de 1997, há quase 28 anos, aos 45 e vítima de doença súbita.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, integrou a guarnição da mítica Fazenda Maria João (a de Zalala) e depois as de Vista Alegre e Ponte do Dange, Songo e Carmona.
Regressou a Portugal e a Alcains a 9 de Setembro desse ano, no final da sua (e nossa) jornada africana das terras uíjanas do norte de Angola.
Contabilista de profissão, foi também futebolista do Desportivo de Castelo Branco (um excelente defesa-central) e do Clube Desportivo de Alcains, o clube da sua terra natal.
A 10 de Outubro de 1997, já pela noite fora dessa sexta-feira de há quase 18 anos e depois de mais um treino de futebol, jantou, sentiu-se indisposto e de imediato seguiu de ambulância para o hospital. 
Infelizmente, faleceu no dia seguinte, às 7 horas da manhã. Deixou viúva Graciosa Dias e dois filhos, o Vitor (então com 17 anos) e a Eduarda (com 12).
Hoje o recordamos com saudade. RIP!!!

segunda-feira, 7 de abril de 2025

António Lucas de Zalala faz 73 anos em Castanheira do Ribatejo !


António Lucas e esposa no encontro de 2016

O soldado António Filipe Louro Lucas foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, e amanhã festeja 73 anos em Castanheira do Ribatejo.
Dia 8 de Abril de 2025!
Mecânico-auto de especialidade militar, também passou por Vista Alegre / Ponte do Dange e cidades de Songo e Carmona (actual Uíge). 
Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, ao lugar de Cardosas, freguesia do município de Arruda dos Vinhos, de onde é natural e onde então residia. 
Mora agora e já aposentado em Castanheira do Ribatejo, freguesia do concelho de Vila Franca de Xira, para onde e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!

Santos de Santa Isabel festeja 73 anos no Laranjeiro de Almada!

 

A 3ª. CCAV. 8423


O soldado Carlos Alberto de Jesus Fernandes dos Santos foi Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423 e festeja 73 anos a 7 de Abril. Nesta primeira segunda-feira deste mês de 2025.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, jornadeou pela Fazenda Santa Isabel e depois pela vila do Quitexe(onde chegou a 10 de Dezembro de 1974) e pela cidade de Carmona (a 8 e Julho de 1975) - a cidade do Uíge, desde a independência. 
Regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975 e fixou-se em Fernão Ferro, da freguesia e município do Seixal, do outro lado lisboeta do Tejo. Onde ao tempo residia.
Sabemos que, actualmente, mora(rá) na Rua do Eucalipto, no Laranjeiro, município de Almada, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

domingo, 6 de abril de 2025

Rebelo foi furriel TRMS de Aldeia Viçosa e festeja 73 anos em Guimarães!

Furriel António Rebelo



O furriel miliciano António Augusto Farias Novais Rebelo foi Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e festeja 73 anos a 6 de Abril de 2024.
Hoje e na cidade de Guimarães.
Especialista de transmissões, também jornadeou por Carmona (a actual cidade do Uíge e capital da província angolana deste nome), tendo regressado a Portugal no final da sua jornada africana, no dia 10 de Setembro de 1975 - a S. Torcato, em Guimarães.
Funcionário público já aposentado, trabalhou como tesoureiro da Câmara Municipal vimaranense e é nesta cidade que vive e para onde mandamos o nosso abraço de parabéns!

Jaime Rego foi 1º. cabo de Zalala e faleceu há 25 anos !

O 1º. cabo Jaime Rego



O 1º. cabo Jaime de Jesus Rego foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423 e faleceu há 25 anos, no dia 6 de Abril de 2000.
Condutor auto-rodas de especialidade militar e combatente da mítica Fazenda de Zalala, jornadeou depois por Vista Alegre/Ponte do Dange, pelo Songo e pela cidade de Carmona, tendo regressado a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, fixando-se no Casal de Laranjeira, no município do Cartaxo.
Terá sido nesta localidade que faleceu, por razões que desconhecemos, naquela data e quando tinha apenas 48 anos. Nascido a 20 de Março de 1952.
Hoje o recordamos com muita saudade. RIP!!!

Coelho de Santa Isabel faz 72 anos no Bombarral !



A Fazenda Santa Isabel


O soldado Manuel da Silva Coelho foi auxiliar de cozinha da 3ª. CCAV. 8423 e festeja 73 anos a 6 de Abril de 2025.
Hoje mesmo e no Bombarral!
Serviu os Cavaleiros do Norte no aquartelamento da Fazenda Santa Isabel, comandados pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes - e depois na vila do Quitexe e na cidade de Carmona. Pelos chãos uíjanos de Angola.
Voltou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, à freguesia de Vermelha, no município do Cadaval, onde morava. 
A vida deu as suas «voltas» e o Coelho vive agora no Bairro do Calvo, no vizinho município do Bombarral, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Coelho de Santa Isabel faz 72 anos no Bombarral !

 le!

A Fazenda Santa Isabel


O soldado Manuel da Silva Coelho foi auxiliar de cozinha da 3ª. CCAV. 8423 e festeja 73 anos a 6 de Abril de 2025.
Hoje mesmo e no Bombarral!
Serviu os Cavaleiros do Norte da Fazenda Santa Isabel, comandados pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes - e depois na vila do Quitexe e na cidade de Carmona. 
Voltou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, à freguesia de Vermelha, no município do Cadaval, onde morava. 
A vida deu as suas «voltas» e o Coelho vive agora no Bairro do Calvo, no vizinho município do Bombarral, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Frade de Aldeia Viçosa faz 73 anos em Oleiros! Faleceu em 2024!


Virgílio Antunes



O 1º. cabo Virgílio Frade Antunes foi Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423 e festejaria 73 anos a 6 de Abril de 2025.
Hoje mesmo. 
Infelizmente, ele e a esposa Fátima faleceram num brutal acidente de viação, a 11 de Abril de 2024 e  num choque frontal, na saída de Salgueiro do Campo, em Castelo Branco, na EN 112.
Natural de Caniças, da freguesia de Cambas (em Oleiros), foi atirador de Cavalaria de Aldeia Viçosa (e depois de Carmona), tendo regressado a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975. Fixou-se no Sítio das Canicas, da freguesia de Cambas, no município de Oleiros, de onde é natural e onde então residia.
Sabemos que esteve muitos anos emigrado em França e por lá fez vida profissional durante muitos anos. Em 2017, há 8 anos, surpreendeu os seus antigos companheiros da jornada africana de Angola, participando no encontro de Oleiros.
Infelizmente, faleceu há um ano e 5 dias depois de ter comemorado 72 anos. RIP!!!

sábado, 5 de abril de 2025

Capelão José Sanches Pires faz 88 anos em Lisboa!

 la de «toda a orientação financeira do país, nomeadamente a actividade bancária».



O capelão José Sanches Pires, no Quitexe. À
direita, José Oliveira (César), do BCAV.1967

O padre José Sanches Pires foi capelão militar no Quitexe, com a patente de alferes miliciano, e festeja 88 anos a 5 de Abril de 2025.
Natural de Fóios, no Sabugal, lá nasceu a 5 de Abril de 1937, e integrava o BCAV. 1917, que pelo Uíge jornadeou entre 1967 e 1969.
Frequentou o Seminário Menor Redentorista de Cristo Rei, em Vila Nova de Gaia, durante 6 anos, e, em 1955, partiu para a Espanha, onde fez o noviciado e concluiu o Seminário Maior. Foi ordenado sacerdote em Valladolid, no dia 9 de Setembro de 1962. Um ano depois, regressou a Portugal e integrou-se nas Comunidades Redentoristas de Guimarães e Porto. Fez a comissão de capelania militar em Angola e, depois, a sua vida sacerdotal foi dedicada (como Missionário Redentorista), à evangelização itinerante em diversas Dioceses de Portugal.
Residiu em Castelo Branco durante 51 anos e ali fundou, em 1979, o Centro Social dos Padres Redentoristas.
Retirado do magistério sacerdotal e da vida associativa, vive em Lisboa, em casa de um irmão. Para lá, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!ns!

Azevedo de Zalala festeja 73 anos em Vila do Conde!


Justino Azevedo
O soldado Justino da Silva Azevedo foi  Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423 e festeja 73 anos a 5 de Abril de 2025. 
Hoje mesmo!
Mecânico-auto de especialidade militar, integrou o grupo do furriel miiciano Manuel Dinis Dias (já falecido), do parque-auto, e passou a sua comissão militar angolana pela Fazenda de Zalala (o pouso inicial) e depois por Vista Alegre/Ponte do Dange e cidades do Songo e Carmona. 
Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e fixou-se na sua casa de Farilhe,  da freguesia de Canidelo, no município de Vila do Conde.
Ainda lá vive e lá que é proprietário e gerente de uma oficina de reparação de automóveis. É para lá e para ele que vai o nosso abraço de parabéns!

Casal da Fonseca foi Caçador da 3879 e festeja 75 anos em Leiria !


Casal da Fonseca

O 1º. cabo rádio-telegrafista António Casal da Fonseca foi combatente da CCS do BCAÇ. 3879, um dos Batalhões que antecederam os Cavaleiros do Norte no Quitexe, e hoje festeja 75 anos.
O Casal, como pela jornada africana era conhecido, é tio do cantor David Fonseca e já tivera um irmão em armas pelo Uíge angolano - alferes miliciano que estivera aquartelado na Fazenda de Zalala. Depois do Quitexe, rodou para Ambrizete - onde concluiu a comissão que o levou a Angola e de onde regressou à sua Marrazes natal.
Profissionalmente, foi bancário e por várias vezes colaborou com este blogue. Ainda há bem pouco tempo, quando, lá por Leiria, «achou» o furriel miiciano José Fernando Melo - da 2ª. CCAV. 8423. 
Aposentado, esteve muitos anos ligado ao canto coral - tendo sido par do alferes Domingos Carvalho de Sousa, miliciano da 2ª. CCAV. 8423 e também de Marrazes.
Grande abraço de parabéns!
- «Os amigos para sempre que se fizeram no Quitexe» - crónica de Casal da Fonseca. Ver AQUI

António Lopes foi furriel da CCS e festeja 74 anos em Vendas Novas !

António M. Lopes,
furriel enfermeiro

 



O furriel miliciano António Maria Verdelho da Silva Lopes foi Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423 e festeja 74 anos a 5 de Abril de 2025.
Hoje mesmo e na ilha da Madeira - onde regularmente passa temporadas de férias e acompanha os herdeiros, com um muito especial carinho pelos netos!
Enfermeiro de especialidade militar, foi um grande e bom companheiro da nossa jornada africana do nortenho Uíge de Angola, regressando a Portugal e a Vendas Novas, a sua terra natal, no dia 8 de Setembro de 1975 - no final da sua e nossa comissão de serviço.
Aposentado da função pública, trabalhou na Autoridade Tributária e Aduaneira (concluiu a vida activa como tesoureiro de Finanças da sua cidade natal), lá continua a morar, dividindo-se com a Madeira (onde hoje está), e para lá vão os nossos parabéns!

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Graciano foi furriel de Santa Isabel e festeja 73 anos em Lamego!

  europeia.

Furriel Graciano
Correia da Silva

O furriel miliciano Graciano Correia da Silva foi combatente da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, e festeja 73 anos a 4 de Abril de 2025.
Hoje mesmo e em Lamego!
Atirador de Cavalaria de especialidade miliar, tirada na Escola Prática de Santarém, também foi Cavaleiro do Norte na vila do Quitexe e na cidade de Carmona, regressando a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975 - à sua natal terra de Portela, da freguesia de Cambras, nos arredores de Lamego e com o rio Douro aos pés.
Trabalhou sempre na área do vinho do Porto (na área de produção e em quintas da região) e licenciou os seus dois filhos: o neurologista Nuno Mendonça (cientista internacional) e a advogada Helena Isabel Mendonça da Silva (na Póvoa do Varzim).
Mora em Lamego e para lá, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Cavaleiros do 1917 e do BCAV. 8423 e jornada de memórias por S. João de Loure!

 

O César, o Noel, o Viegas, o Branco e o Cunha, a 3 de Abril de 2025!
Quinteto que respirou e viveu saudades imensas do Quitexe!

O major Almeida e Brito, em 1968
e com o tenente-coronel António
Amaral, comandante
do BCAV. 1917

O dia 3 de Abril de 2025 foi (é) uma quinta-feira de matar saudades e evocar memórias do Quitexe: em S. João de Loure, ao lado do rio Vouga, entre Águeda e Aveiro, no município de Albergaria-a-Velha.
Por «mobilização» do César, que foi 1º. cabo telegrafista do BCAV. 1917 e «estacionou» pelo Quitexe por dois anos, entre Maio de 1967 e Maio de 1969. Regressou a Portugal no dia 6 de Junho de 1969. Com a CCS da sua unidade.
César era (e é) alcunha militar de José Oliveira, por ela imortalizado até aos dias de hoje. Mora em Matosinhos.
Manuel Branco é de S. João de Loure e pelos chão uíjanos do Quitexe foi 1º. cabo enfermeiro. Atraiu o grupo para o Restaurante Fortaleza, nesta localidade - onde hoje nos achámos. E já não é a primeira vez que o quarteto por lá se encontra.
Joaquim Cunha foi condutor de ambulância e mora no Porto, companheiro continuado das viagens de saudade de César.
Noel João é alentejano do Cercal e por este nome por lá «baptizado». Foi clarim no Quitexe, voltou a Angola depois da sua jornada militar e, como civil, trabalhou na área da veterinária - que continuou em Portugal, pela zona de Coimbra e actualmente, já aposentado, «aquartelado» em Canelas de Anadia.
Dá-se o caso de o Fortaleza ser restaurante a escassos 50 metros da casa (que foi) da família da Amazona Viegas e, daí... e como se imagina, a convocação do furriel Viegas - que foi Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423, herdeiro, 5 anos depois, das virtudes militares do BCAV. 1917, comandado pelo tenente-coronel António Manuel Pinto de Amaral.
Curiosidade interessante: o comandante Almeida e Brito foi, enquanto major, oficial de operações do BCAV. 1917. Chegou ao Quitexe, em rendição individual, a 24 de Janeiro de 1968.
Estas memórias, e outras..., foram hoje lembradas, entre emoções, uma boa ementa gastronómica e cantares alentejanos de Noel João.
Foi um dia bonito, embrulhado de emoções e desfiar de enotivas saudade dos chãos uíjanos de Angola!
Grande abraço para todos!!!

Os 73 anos do atirador Carlos Farinha de Zalala!

Carlos Farinha


O soldado Carlos Augusto Farinha foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV 8423 e festejou 73 anos a 3 de Abril de 2025.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, fez recruta na 3ª. CCAV. 842, a da Fazenda Santa Isabel, mas, ainda em Santa Margarida (e no RC4), foi tranferido para a 1ª. CCAV. , a de Zalala - segundo a Ordem de Serviço nº. 64, do RC4 e de 15 de Março de 1974. Já lá vão 51 anos.
Integrou o grupo de combate comandado pelo alferes Carlos Rosa e, além de Zalala, também passou por Vista Alegre/ Ponte do Dange e cidades de Songo e Carmona. Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975
Natural da Várzea de Cavaleiros, a 7 quilómetros da Sertã - a sede do município -, está radicado Setúbal, há já 51 anos. Lá trabalhou e se aposentou.
Para lá e para ele vãos os nossos parabéns!

quarta-feira, 2 de abril de 2025

O 1º. sargento José Claudino Luzia, da CCS, faleceu há 8 anos!

O 1º. sargento José
Claudino F. Luzia

r


O 1º. sargento José Claudino Fernandes Luzia foi chefe da secretaria da CCS dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 e faleceu há precisamente 8 anos, de doença e na cidade de Amadora.
Natural de Santa Vitória, freguesia da alentejana cidade e município de Beja, lá nasceu a 10 de Dezembro de 1933 e era militar de carreira profissional - que continuou depois do regresso da Angola, a 8 de Setembro de 1975, no final da sua e nossa jornada africana do norte uíjano de Angola.
O comandante do BCAV. 8423 louvou-o porque «sempre se manifestou excepcionalmente competente e trabalhador, nunca se poupando a esforços, trabalhando fora de horas, de forma a que todos os serviços a seu cargo se apresnetassem sempre em dia, certos e feitos com oportunidade», como se lê no livro «História da Unidade».
Atingiu a patente de sargento-mor e, já então aposentado, faleceu de doença, na cidade da Amadora, onde residia.
Hoje e aqui o recordamos, com saudade! RIP!!!

O soldado Costa de Zalala faria 73 anos. Faleceu 2009!

A Fazenda de Zalala
 

Hoje e aqui o recordamos, com saudade! RIP!!!

O soldado José Maria Soares da Costa foi atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423 e faria 72 anos a 2 de Abril de 2025. 
Infelizmente, faleceu em 2009!
Cavaleiro do Norte da Fazenda de Zalala e depois de Vista Alegre/Ponte do Dange e cidaes do Songo e de Carmona, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, a Bondes, lugar da freguesia de Duas Igrejas, do município de Vila Verde. 
Profissionalmente, fez carreira na GNR e faleceu de doença, a 11 de Dezembro de 2009, aos 57 anos e quando prestava serviço no Posto de Freixo, em Ponte de Lima.
Hoje aqui o recordamos. 
RIP!!!

terça-feira, 1 de abril de 2025

José Oliveira foi furriel do Liberato e festeja 74 anos em Águeda !

 da.

José M. Oliveira, furriel
da CCAÇ. 209/RI21
O furriel miliciano Oliveira foi vagomestre da CCAÇ. 209/RI 21, a da Fazenda do Liberato, e festeja 74 anos a 1 de Abril de 2025.
A sub-unidade do Liberato foi formada no Regimento de Infantaria nº. 21, em Nova Lisboa (actual Huambo) e era primcipalmente formada por militares da incorporação angolana, porém com alguns quadros europeus. Que normalmente iam em rendição individual. 
Foi o caso do furriel miliciano José Marques de Oliveira, que, mesmo assim, cumpriu 22 meses de comissão - nela tendo dois comandantes: os capitães António Manuel Palma Baracho (oficial do quadro, falecido a 17 de Agosto de 2006) e, depois, o miliciano Victor Correia, que foi de alferes a tenente e depois liderou a companhia do Liberato.
O furriel Oliveira regressou a Portugal e chegou à sua casa da vila do Caramulo, pelas 23 horas da noite de Natal de 1974! 
Ainda a tempo de consoada.
Profissionalmente, fez carreira como quadro da Caixa Geral de Depósitos, e, já aposentado, reside em Águeda. Foi nesta cidade que estudou (foi contemporâneo dos furriéis Neto e Viegas, da CCS), onde trabalhou e familiarmente se radicou, por lá fazendo longas e saudáveis caminhadas diárias, «divididas» com a sua horta caramulana.
Parabéns!

Jerónimo de Sousa foi sapador da CCS e festeja 73 anos em Cinfães !


Jerónimo de Sousa


O soldado Jerónimo de Oliveira Sousa foi Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423 e festeja 73 anos a 1 de Abril de 2025.
Hoje mesmo!
Sapador de especialidade militar, integrou o pelotão do alferes miliciano Jaime Ribeiro e também futebolou durante a sua (e nossa) jornada africana do norte uíjano de Angola, que o (nos) levou ao Quitexe e a Carmona, actual cidade do Uíge, no BC12.
Regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 e fixou-se na sua natal terra de Chousas, localidade da freguesia de Souselo, do município de Cinfães.
Sabemos que trabalha(ou) na área da construção civil, agora já aposentado, e que por lá continua a viver. Para ele vai o nosso abraço de parabéns!

quarta-feira, 19 de março de 2025

O furriel Manuel Dias, de Zalala, faria hoje 73 anos! Faleceu a 20de Outubro de 2011!


O furriel Manuel Dias
nos tempos de Angola


O furriel miliciano Manuel Dinis Dias foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala, e hoje faria 73 anos. Infelizmente, faleceu a 20 de Outubro de 2011, vítima de doença e em Lisboa.
Mecânico-auto de especialidade militar, era natural de Oliveira do Hospital e, ainda adolescente e com a família, partiu para Lisboa - onde estudou e fez vida familiar (casou com Júlia) e profissional (como mecânico).
De lá partiu a 31 de Maio de 1974 e lá regressou a 9 de Setembro de 1975 - depois de cumprida a sua jornada africana pelos chãos uíjanos do norte de Angola. 
E lá faleceu, vítima de doença incurável, aos 59 anos e quando ainda tinha sonhos para concretizar.
«Sim, o meu pai continuou sempre mecânico e esteve em alguns sítios de Lisboa a trabalhar», disse-nos Ana Filipa Dias, a filha, em contacto de Outubro de 2013. 
Hoje o lembramos com saudade, fazendo memória de um bom companheiro da nossa jornada africana do norte de Angola. RIP!!!

O 1º.cabo Carlos Ferreira, de Zalala, festeja 73 anos em Moçambique!


Carlos A. Ferreira
1º. cabo de Zalala



O 1º. cabo Carlos Alberto Pereira Tavares Ferreira foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e hoje festeja 73 anos.
Hoje, dia 19 de Março de 2025 e na cidade de Maputo, capital de Moçambique.
Mecânico de armamento ligeiro de especialidade militar, era (é) natural de Albergaria-aVelha e, na sua jornada africana por terras do Uíge angolano, e, além de Zalala, também passou por Zalala, Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona.
Já em Luanda, e na hora do regresso a Portugal - em Agosto/Setembro de 1975 -, assumiu responsabilidades que lhe cabiam, é verdade, mas também a outros camaradas zalalianos, por lá voluntariamente ficando em pena disciplinar que continuou em Portugal.
Enveredou pela militância revolucionária, por isso foi julgado e, já desde há vários anos, é empresário do sector da segurança electrónica em Moçambique, morando em Maputo - a antiga Lourenço Marques.
Sabemos que participou no encontro dos «zalalas», a 1 de Junho de 2024 e no RC4, em Santa Margarida, e é para ele que vão os nossos parabéns!

terça-feira, 18 de março de 2025

- Há 51 anos: Cavaleiros do Norte em Licença de Normas!


O 1º. cabo José Maria Almeida (cozinheiro), Carlos Lajes, que se apresentou no RC4 há 50 anos (era o barista),
 ambos da messe de sargentos da CCS, no Quitexe, com o furriel António Floro. Em baixo, os furriéis Luís F.
Costa (Morteiros), Armindo Reino e José Fernando Carvalho
Alberto Ferreira, o 1º. cabo João Pinto, Francisco
Madaleno e João Marcos, todos atiradores do PELREC



A segunda-feira de há 51 anos, dia 18 de Março de 1974, foi tempo de «todo o pessoal» dos futuros Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 entrar no gozo da chamada Licença de Normas.
A licença era habitualmente concedida imediatamente antes do embarque de tropas para o ultramar - embora, na altura, os mobilizados do BNCAV. 8423 nem sequer soubessem, ainda, data da partida. 
Que, de resto, até viria a ser marcada e adiada.
A licença era de 10 dias e «acabou por por ser aumentada, de tal modo que só a 22 de Abril se voltou a reencontrar todo o pessoal do Batalhão, para dar efectivação à instrução operacional», como se lê no livro «História da Unidade». Instrução que, devido ao movimento do 25 de Abril, de tal modo foi sendo adiada que só a 2 de Maio se decidiu nova data - agora entre 3 e 10 de Maio.

Vieira, o 1º. cabo Sacristão do Quitexe, faz 73 anos na Vidigueira !

O 1º. cabo V. Vieira



O 1º. cabo Victor Manuel da Cunha Vieira foi Cavaleiro do Norte do BCAV. 8423, era o «Vidiguêra» da CCS, e foi auxiliar de serviços religiosos pelas nortenhas terras angolanas, daí lhe advindo a carinhosa e afectiva alcunha de Sacristão.
Alentejano natural da vila da Vidigueira - daí, uma das suas «alcunhas» -, integrou a CCS e aquartelou-se na vila do Quitexe e na cidade de Carmona, tendo regressado a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do norte de Angola.
Profissionalmente, explorou um café na sua vila natal, até que sofreu um AVC, há volta de 20 anos, ainda muito novo e ficando com alguma incapacidade física. Sabemos que, actualmente e apesar de algumas limitações, reestabeleceu-se suficientemente para depois explorar o bar da Junta de Freguesia da Vidigueira.
Aposentado, para ele vão os nossos parabéns!

segunda-feira, 17 de março de 2025

Os 73 anos do 1º. cabo João Palongo, TRMS de Aldeia Viçosa!

O 1º. cabo João Palongo



O soldado João Carlos Santana Palongo foi Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423 e hoje, dia 17 de Março de 2025, festeja 73 anos de vida.
Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa, foi rádio-telegrafista de especialidade militar e, durante os 15 meses da sua jornada angolana, também passou pelo BC12, em Carmona.
Regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975 e vive na cidade de Setúbal, onde nasceu e sempre residiu.
Em 1974 e no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, foi galardoado pela Câmara Municipal de Setúbal com a distinção «Vidas de Trabalho».
Profissionalmente, foi restaurador de móveis e, por acréscimo, também dirigente associativo. Razões para a distinção que, com mais 87 setubalenses, recebeu a 27 de Abril de 2024, no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal.
Hoje festeja os seus 73 anos.
Parabéns!!!

Os 74 anos do 1º. cabo Pigbó, enfermeiro de Zalala!

Silva, 1º. cabo
enfermeiro Pigbó
  freguesia de Souto, no concelho de Santa Maria da Feira. Organizou o encontro de 
O dia 17 de Março de 2025 é data de festa dos 74 anos do Silva (Pig-Bó), que foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423.
António Augusto Alves da Silva, de seu nome completo e popularizado Pig-Bó, foi 1º. cabo enfermeiro da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala.
Natural e residente em S. Pedro da Cova, esteve ainda em Vista Alegre/Ponte do Dange, no Songo e em Carmona, durante a sua jornada africana pelas terras uíjanas do norte de Angola e antes do seu regresso a Portugal, no dia 9 de Setembro de 1975.
A especialização em enfermagem era longa e os militares mobilizados eram, normalmente, de incorporações mais antigas. A do ano de 1972, no caso do 1º. cabo Pigbó!
Parabéns e mais e bons anos de vida!

- Há 50 anos: Mudanças na área operacional da Zona Militar Norte (ZMN)

O furriel João Peixoto



A segunda-feira de 17 de Março de 1975, já lá vão 50 anos, foi tempo de mudanças no dispositivo da Região Militar de Angola (RMA) e, em particular, da área da Zona Militar Norte (ZMN), com comando em Carmona - onde, desde o dia 2 (domingo) já estava a CCS do BCAV. 8423.
A rotação implicou que a CCAÇ. 4741/74, que estava aquartelada no Negage, e a 1ª. CCAÇ. do BCAÇ. 4911, em Sanza Pombo, passassem «a depender operacionalmente» do comando do BCAV. 8423.
A CCAÇ. 4741/74 foi formada nos Açores e dela era o furriel miliciano João Domingos Faria Taveira de Peixoto, mais tarde transferido para a CCS do BCAV. 8423.
Ainda rodaria para Cabinda e, reressado a Portugal e a Braga, fez carreira profissional como professor do ensino secundário, agora aposentado e morador em Braga.
A 1ª. CCAÇ. 4911, aquartelada em Sanza Pombo e por sua vez, foi a unidade para onde foi transferido o furriel miliciano Fernando Manuel Mota Viana, atirador de Cavalaria, em Outubro de 1974. Era nosso companheiro da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala. Trabalhou na área gráfica, desenho e orçamentação e, já aposentado, reside em Gualtar (Braga).

domingo, 16 de março de 2025

Tomaz de Santa Isabel faria hoje 73 anos! Faleceu em 1983!


A Fazenda Santa Isabel



O soldado António Francisco Tomaz foi combatente dos Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, e faria hoje 73 anos.
Infelizmente, faleceu em 1983, já lá vão 42 anos!
Atirador de Cavalaria de especialidade militar e natural de Termas do Vimeiro, da freguesia de A-dos-Cunhados, no concelho de Torres Vedras, lá voltou a 11 de Setembro de 1975 - no final da sua jornada angolana por terras do Uíge. Terá morado na Maceira, de Torres vedras.
Sabemos que faleceu a 1 de Janeiro de 1983, aos 32 anos mas desconhecemos a razão. Hoje o recordamos com saudade. RIP!

Cozinheiro Antero Baião da CCS faz 73 anos em Mira !

 

O emblema do BCAV. 8423

O soldado Antero Lourenço Baião foi Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423 e festeja 73 anos a 16 de Março de 2025. 
Hoje mesmo!
Cozinheiro de especialidade militar, é natural de Ermidas de Mira, em Mira, e foi desmobilizado em Novembro de 1974, por razões de doença - tendo regressado a
Portugal e à sua natal terra de Mira.
Sabemos que mora nas (mesmas) Ermidas, por informação do sapador Albino Marques Dias, soldado que é de Oliveira de Azeméis e também de Angola mais tarde veio evacuado. E que com ele se costuma encontrar, quando vai de visita à família da esposa.
Com o Baião falámos há pouco mais de dois anos e muito brevemente, via telefone. Renovamos o nosso abraço de parabéns!

sábado, 15 de março de 2025

-Há 51 anos: Transferências internas no BCAV. 8423!


Almiro Brasil
Adélio J. C. Silva

A Ordem de Serviço nº. 64, do RC4 e de 15 de Março de 1974, há precisamente 
51 anos, deu conta de mais transferências internas do Batalhão de Cavalaria 8423 (BCAV. 8423), a partir da 3ª. CCAV. 8423, a que, no norte de Angola e por terras do nortenho Uíge, viria a estar aquartelada na Fazenda Santa Isabel.
As seguintes:

Para a 1ª. CCAV. 8423,
a de Zalala!


- Almiro Brasil dos Reis Maciel: Atirador de Cavalaria.
 Natural da ilha de S. Jorge, nos Açores. Foi emigrante no Canadá, onde faleceu a 1 de Janeiro de 2024.
- Carlos Alberto Lopes Fernandes Mendes: Atirador de Cavalaria.
Natural e residente na freguesia de Quartos, em Oleiros.
- Carlos Augusto Farinha: Atirador de Cavalaria.
Natural da Várzea de Cavaleiros, na Sertã. Mora em Setúbal.
- Domingos Maria Guilherme: Atirador de Cavalaria.
 Natural de Aronho, freguesia de Marvila, em Santarém.

Para a 2ª. CCAV. 8423, 
a de Aldeia Viçosa!

- José Gonçalves Vargas, soldado atirador de Cavalaria.
Natural de Cabos, freguesia de Fráguas, em Rio Maior.
- Luciano M. B. Serrasqueira: 
Percurso desconhecido.

Da 2ª. CCAV. para
a 1ª. CCAV. 8423:


- Adélio Jacinto Coelho da Silva, o PM.
Soldado atirador de Cavalaria e natural da freguesia de Pataias, no concelho de Alcobaça.

sexta-feira, 14 de março de 2025

António Lago foi TRMS de Zalala e festeja 74 anos em Odivelas !

António Lago
 e parabéns!

O soldado António Henrique Nunes Lago foi combatente da 1ª. CCAV. 8423 e festeja 74 anos a 14 de Março de 2025. 
Hoje!
Cavaleiro do Norte da mítica Fazenda Maria João, a de Zalala, foi rádio-telegrafista de especialidade militar e, na sua jornada africana do norte de Angola, também passou por Vista Alegre/Ponte do Dange, pelo Songo e pela cidade de Carmona, antes de a 4 de Agosto de 1975 viajar para Luanda e para o Campo Militar do Grafanil, nos arredores de Luanda e e onte, a 9 de Setembro de 1975, «voou» para Portugal.
Natural da Pontinha, em Odivelas, lá voltou no final da comissão militar, a 9 de Setembro de 1975. Profissionalmente, trabalhou na área da joalharia e, actualmente já aposentado, mora em Lisboa.
Parabéns para ele!

Amaro foi1º. cabo de Zalala e festeja 73 anos no Fundão !

Capitão Castro Dias e
1º. cabo Mário Amaro
 



O 1º. cabo Mário Manuel Neves Amaro foi combatente da 1ª. CCAV. 8423, comandada pelo capitão miliciano Davide Castro Dias, e festeja 73 anos a 14 de Março de 2025.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, jornadeou pela mítica Fazenda de Zalala (a Maria João) e também por Vista Alegre/Ponte do Dange, pelo Songo e por Carmona, regressando a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, à sua natal terra de Moínho do Bispo, freguesia de Caria, em Belmonte.
Sabemos, por informação do furriel João Dias, há já algum tempo, que mora no Fundão, para onde vai o nosso abraço de parabéns
!

José Barbosa foi 1º. cabo cozinheiro da 3ª. CCAV. 8423 e faz 73 anos em Braga!

A Fazenda Santa Isabel


O 1º. cabo José Barbosa Rodrigues foi Cavaleiro do Norte  da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, e festeja 73 anos a 14 de Março de 2024.
Hoje mesmo e em Braga.
Cozinheiro de especialidade militar, também passou pela vila do Quitexe, para onde a sua subunidade rodou a 10 de Dezembro de 1974, e pela cidade de Carmona, ainda depois pelo Grafanil, regressando a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975 - a Quintas de Vila Verde, em Vila Verde.
Sabemos que actualmente mora(rá) em Braga, para onde mandamos o nosso abraço de parabéns, exactamente quando «cozinha» o ano 73 da sua vida!

quinta-feira, 13 de março de 2025

- Há 51 anos: Mais especialistas para a CCS do BCAV. 8423, a Companhia do Quitexe!

 

Uma equipa de futebol da CCS. De pé, os 1ºs. cabos Grácio, Gomes e Miguel, Botelho (Cubilhas), furriel Miguel (paraquedista,
que hoje faz 74 anos), Gaiteiro e 1º. cabo Soares (falecido em Março de 2019). Em baixo, Miguel (?, condutor), furriéis Mosteias (falecido a 05/02/2013, em Santo André) e António Lopes, Mendes (morteiros), furriel Monteiro e 1º. cabos O. Teixeira (estofador) e D. Teixeira (estofador). Alguém pode ajudar a identificar o NN?
Cavaleiros do Norte no Quitexe. Atrás, Serra Mendes e
 Teixeira (estofador) - que se apresentaram no BCAV. 8423
 faz hoje 51 anos. Depois, Gaiteiro e 1º. cabo Malheiro. A
 seguir, 1º. cabo Monteiro (Gasolinas) e Picote (com arma
na mão, já falecido). Ao lado, António Pereira (mecânico e
já falecido)



Há 50 anos e no dia 13 de Março de 1975, uma quinta-feira e por terras do norte angolano, o tempo foi para os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 reflectirem sobre os acontecimentos de dois dias antes - o 11 de Março, em Lisboa. 
Mas pouca informação lá chegou. 
E pouco esclarecedora.
O MPLA, o movimento de Agostinho Neto, esse, anunciou-se «solidário com as forças progressistas portuguesas», na sequência da tentativa de golpe de Estado, em Lisboa.
«Soubemos, com inquietação, da tentativa das direitas em Portugal. Felizmente que o MFA pôde derrotar esta tentativa e salvaguardar, assim, as conquistas de revolução do 25 de Abril», disse Paulo Jorge, das Relações Exteriores do movimento de Agostinho Neto e falando em Argel.
O mesmo dia foi tempo de se saber, também, que 36 pessoas tinham sido vítimas da peste bubónica, no sueste angolano. As autoridades garantiram que a situação estava controlada.
António Carlos Medeiros
faleceu a 10/04/2003

Mais especialistas para
a CCS do BCAV. 8423,
a Companhia do Quitexe!

Há 51 anos, no dia 13 de Março de 1974, apresentaram-se em Santa Margarida mais especialistas militares, destinados à CCS do BCAV. 8423.
Os seguintes:
- António Carlos Fernandes de Medeiros, 1º. cabo operador-cripto, às 03,30 horas e transferido do Batalhão de Reconhecimento de Transmissões (BRT), na Ajuda, em Lisboa. Natural do Bonfim, no Porto - onde, de doença, faleceu a 10 de Abril de 2003.
- João Francisco Lavadinho Estrela, 1º. cabo operador-cripto, às 03,30 horas e transferido do Batalhão de Reconhecimento de Transmissões (BRT), na Ajuda, em Lisboa.
Natural da vila de Campo Maior (no Alentejo), mas ao tempo residente em Benfica (Lisboa) e agora na Amadora.
- Carlos Alberto Serra Mendes, 1º. cabo bate-chapas, às 15 horas e transferido do Batalhão de Engenharia nº. 3 (BE), ao lado do RC4, em Santa Margarida. Natural da freguesia de S. João Baptista, em Abrantes.
- Domingos Augusto Teixeira, 1º. cabo estofador, às 15 horas e transferido do Batalhão de Engenharia nº. 3 (BE), ao lado do RC4, em Santa Margarida. Natural do Bairro do Cerco do Porto, em Miragaia, no Porto - onde reside.
José A. Nunes Louro,
falecido a 23/7/2008
- Gabriel Alves Mendes, 1º. cabo sapador, às 03,30 horas e ido do Regimento de Artilharia Ligeira nº. 1 (RAL1), em Lisboa. Natural da freguesia de Cortes do Meio, na Covilhã.
- José Adriano Nunes Louro, às 03,30 horas e transferido do Regimento de Artilharia Ligeira nº. 1 (RAL1), em Lisboa. Natural do Casal do Pinheiro, freguesia de Casais, em Tomar.
Faleceu, de suicídio, a 23 de Julho de 2008, na sua terra natal e dias depois da morte de sua esposa, de doença.
- Albino Jorge de Oliveira Pires, 1º. cabo sapador, às 03,30 horas e do Regimento de Artilharia Ligeira nº. 1 (RAL1), em Lisboa. Natural de Folgosinho, no concelho da Gouveia. Está emigrado nos Estados Unidos.
- José Domingos da Encarnação Guerreiro, soldado mecânico-auto, às 15 horas e transferido do Batalhão de Engenharia nº. 3 (BE3), ao lado do RC4, em Santa Margarida. Do Sítio dos Lombos, concelho de Lagoa (Algarve).
- Joaquim M. S. Pedreira, às 03,30 horas e vindo do BC5. Não seguiu para Angola. Destino desconhecido.