domingo, 22 de abril de 2012

1 263 - O fim da Licença de Normas...

Neto, Viegas, Matos e Monteiro, quatro Cavaleiros 
do Norte em Santa Margarida (Março/Abril de 1974)


A 22 de Abril de 1974, os futuros Cavaleiros do Norte voltaram a encontraram-se em «força» máxima, no Destacamento do RC4, em Santa Margarida. Era uma segunda-feira e a chamada Licença de Normas fora dilatada - por qualquer motivo que agora me escapa. Era para ser apenas entre 18 e 28 de Março.
Agora, podia dizer-se, já nos conhecíamos melhor uns aos outros - com a integração dos especialistas, desde que começaram a apresentar-se, em meados de Fevereiro. Eles, eram os enfermeiros, os escriturários e amanuenses, condutores, sapadores, mecânicos, rádio-montadores e homens das transmissões, a malta dos reabastecimentos, gente de toda a raça e feitio!
Há 38 anos, ficámos a saber que iríamos para a Mata do Soares, nos arredores de Manta Margarida, fazer a chamada Instrução Altamente Operacional (IAO) - um período de preparação muito avançado, no qual, embora de forma simulada, as companhias faziam «vida de mato», como se já estivessem em zona operacional a sério. 
Por essa altura, sabendo-se que Angola era o nosso destino, não se imaginava que seria para o Quitexe - o que só soubemos em Luanda, já em Junho. As datas de embarque foram apontadas para fins de Maio, princípio de Junho, e ficámos a saber que iríamos em aviões dos TAM. 
Recomeçou a instrução, mas por poucos dias. Na quinta-feira seguinte, aconteceu o 25 de Abril e na sexta lá viemos nós de fim de semana. Quase toda gente pensou que já não iríamos para Angola, mas bem nos enganámos.
- TAM. Transportes Aéreos Militares.

Sem comentários:

Enviar um comentário