Miguel, Pires e Jorge (já falecido), três escriturários
da CCS dos Cavaleiros do Norte, o BCAV. 8423, no Quitexe (1974)
A foto, sem data, mostra a «boa vai ela» como se passaram muitos momentos da jornada africana dos Cavaleiros do Norte. Ai não sabia bem a ementa do refeitório? Pois há que ir ali ao lado, ao lado de fora do aquartelamento, e dar meia dúzia de passos, passar à frente da casa do Guedes e pedir umas Cucas enquanto o bife ia à frigideira e se fritavam as batatas. Ou ao Rocha, ao Pacheco, lembro-me destes.
Disse Cucas, mas reparo que são Nocais, outra boa cerveja angolana, que tantas sedes nos matou pelo jornadear do Quitexe, de Carmona, de :Luanda - ou por Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Luísa Maria, Songo e todos os sítios por onde «viveram« os Cavaleiros do Norte. Já não falando da também muito tropical, mas muito mais cosmopolita Luanda de tantas noites de borga, à cata de momentos de cio, tão à moda e desejo da idade!
A foto, no Quitexe, mostra momentos descontraídos de alguns de nós - como todos nós folgávamos das situações menos doces da guarnição. Que os houve, e muitos, nos 15 meses da jornada de Angola, que nos fez actores do país novo que nascia.
- MIGUEL. Miguel Soares Teixeira, 1º. cabo
escriturário. Residente na Senhora da Hora, aposentado.
- PIRES. João Manuel Martins Pires, 1º. cabo
escriturário, de Lisboa.
- JORGE. Jorge Manuel de Sousa Pinho, 1º. cabo
escriturário, do Porto. Faleceu a 10 de Abril de
2003, aos 51 anos e vítima de doença.
Sem comentários:
Enviar um comentário