quarta-feira, 12 de setembro de 2012

1 408 - Os Zalala´s voaram de Luanda para Lisboa...

Grupo de combate da Companhia de Zalala, com 
os furriéis Queirós (a vermelho) e Eusébio (a branco) 

Aos nove dias de Setembro de 1975, aprontou-se a 1ª. CCAV. 8423 - a de Zalala!... - para voar de Luanda para Lisboa e, para trás das costas, deixar a terra angolana, por onde jornadeou desde 1 de Junho de 1974. 
O comando era do capitão miliciano Castro Dias e o pouso na mítica Zalala foi de 7 de Junho até 25 de Novembro - quando rodou para Vista Alegre e Ponte do Dange. 
Os Zalala´s por estes dois pontos do Uíge angolano se mantiveram até 24 de Abril de 1975, quando passaram para o Songo (com um destacamento temporário em Cachalonde), antes de rodarem para Carmona - a 6 de Junho do mesmo ano de 1975.
Os seus primeiros dias na capital uíjana foram passados no BC12, a ajudar  a instalar os civis que com eles vieram integrados na coluna militar, sendo mais tarde colocados no edifício já então extinto Comando da Zona Militar Norte (ZMN), mesmo no centro da cidade.
Os momentos bem difíceis que se tinha passado em Carmona, nos primeiros  dias desse dramático mês de Junho de 1975 aprudentaram decisões e comportamentos da guarnição, reforçada com os Cavaleiros do Norte de Zalala para que pudesse «acorrer a situações semelhantes às vividas na primeira semana do mês», assim sublinha o Livro da Unidade.
Por lá estiveram os Zalala´s, até 3 de Agosto de 1975, quando (com a CCS) voaram para o Campo Militar do Grafanil, onde se aquartelaram no espaço que era do Batalhão de Intendência. Até 9 de Setembro, quando os seus militares voltaram às suas origens portuguesas da Europa. A CCS tinha vindo na véspera.
- FOTO. Quem nos pode ajudar a 
identificar os militares da foto? 
Foto cedida pelo Queirós.

4 comentários:

  1. No mínimo 10 caretas desta foto,são familiares, estão gravadas na minha mente, nomes, como eu gostaria de saber e identificar,mas já lá vão tantos anos, mas foram bons Camaradas, como os restantes,dos quais não retenho as caretas.As datas da vinda para Portugal e outras de Carmona para Luanda, tem de ser corrigidas. Logo que tenha dados, envio, Abraço Viegas.

    ResponderEliminar
  2. No mínimo 10 caretas desta foto,são familiares, estão gravadas na minha mente, nomes, como eu gostaria de saber e identificar,mas já lá vão tantos anos, mas foram bons Camaradas, como os restantes,dos quais não retenho as caretas.As datas da vinda para Portugal e outras de Carmona para Luanda, tem de ser corrigidas. Logo que tenha dados, envio, Abraço Viegas.

    ResponderEliminar
  3. Eu identifico alguns: PM, Aires, Santos(2) e Gigante. O contexto e data aproximada em que foi obtida a fotografia ajudar me-ia a identificar outros (repare-se que nem todos estão de camuflado há ex-militares de pelo menos 2 grupos de combate - 2º e 4º). O 4ºde pé a contar da esquerda não será o furriel Louro e o 1ºda direita em baixo, não será o alferes Lains dos Santos?
    Um abraço

    ResponderEliminar