quinta-feira, 18 de outubro de 2012

1 444 - Acções de banditismo e patrulhamentos inopinados

Aquartelamento da CCS do BCAV. 8423 no Quitexe, vista a partir da 
capela. O primeiro pavilhão era a caserna do PELREC, depois a dos sapadores

«A FNLA,  a partir de 18 de Outubro, começou a praticar a actividade de pilhagem aos utentes dos itinerários, especialmente no troço entre Quitexe e Aldeia Viçosa», lê-se no Livro da Unidade. O dia 18 de Outubro é hoje, mas falamos do de há 38 anos.
Ao tempo, existia o cessar fogo (no caso do movimento de Holden Roberto, que sucedeu à UPA, até unilateralmente declarado), o que pressuporia «a paragem de hostilidades entre as NT e a FNLA». Mas,  fosse por prudência, fosse por estratégia militar,a verdade é que «nada mudou a vida operacional que se conduzia» e que «continuou a caracterizar-se por intensa actividade de patrulhamentos, nomeadamente orientados para obtenção da liberdade de itinerários».
Recuando a esse tempo, e continuando a citar o Livro da Unidade, aqui deixamos este registo: «Procurou-se contrariar esta acção de banditismo com o lançamento de patrulhamentos inopinados, aquando do aparecimento das queixas, sem que contudo se preveja acabar com elas, já que, à aproximação das NT, a FNLA se furta ao contacto e, consequentemente, não se evita a acção já realizada e a realizar à posteriori, pois a presença das NT não é e não pode ser contínua»
Vale a pena recordar que, a 14 de Outubro desse ano, entre as fazendas Alegria II e Ana Maria, dois civis brancos europeus foram emboscados e mortos, quando seguiam numa viatura.

1 comentário:

  1. Como mais tarde ficou provado,
    todos os cuidados eram poucos......
    Carlos Silva

    ResponderEliminar