Monteiro, 1º. sargento Luzia e Viegas,
no bar dos sargentos do Quitexe em finais de 1974
O 1º. sargento Luzia foi responsável pela secretaria da CCS do BCAV. 8423 e louvado pelos «serviços prestados na RMA», que, segundo o Livro da Unidade, «merecem ser realçados e destacados em louvor público».
O louvor sublinha-lhe «a maior lealdade, aprumo e correcção» e os serviços da maior responsabilidade que exerceu, «sempre se manifestando excepcionalmente competente e trabalhador», nas suas «delicadas missões» por terras do Quitexe, Carmona e Luanda.
Ontem falei com o agora sargento-mor Luzia, aposentado e à beira dos 79 anos, morador na Reboleira (Amadora): «O meu último serviço foi em 1987, em Lanceiros, na Polícia Militar, depois reformei-me».
Filho dele, falecido por doença aos 40 anos (em 2004), foi Luzia, internacional de andebol, atleta e mais tarde treinador-adjunto do Sporting. Deixou-lhe um neto, agora com 13 anos, de 1,82 metros e 71 quilos, andebolista do Benfica. Duas outras netas estão a acabar os seus cursos de médicas dentistas e uma filha é advogada e outra funcionária de um ATL, ambas na Reboleira.
Antes de Lanceiros e da PM, então como sargento-chefe, jornadeou pela guarnição de Braga e diz-se bem com a vida. «Não tive tudo o que quis, mas fiz muitas coisas que gostei de fazer», comentou na nossa conversa.
A acabar, deixou um recado: «Ó Viegas, quando estiver com o Monteiro, dê-lhe um abraço!!! E ao Dias, ao Mendes...». Darei!
- LUZIA. José Claudino Fernandes Luzia, 1º. sargento de cavalaria, responsável pela secretaria do CCS do BCAV. 8423. Aposentado, atingiu a patente de sargento-mor e reside na Reboleira (Amadora).
Sem comentários:
Enviar um comentário