sábado, 3 de novembro de 2012

1 460 - O vago-mestre Nascimento de Zalala...

O Nascimento em foto de 1974. Está
 nos Estados Unidos e foi vago-mestre de Zalala

O Nascimento foi vago-mestre em Zalala, mestre da famosa ementa de “carapau podre com arroz de tomate». Um dia veio de férias e resolveu prolongá-las. Não regressou quando acabaram, ficou doente, esteve internado no hospital militar no Porto e, segundo nos contou, o objectivo era «queimar tempo para passar o natal em Portugal».  
Por Zalala, tinha sido substituído pelo Rodrigues - que deu boa conta do mandato, com tudo em dia e a guarnição a bater pala às ementas, que melhoraram consideravelmente.
O Nascimento acabou por regressar, passados uns dois ou três meses, e reassumiu a função de vago-mestre, não se fazendo demorar o famoso «carapau podre com arroz de tomate”. Recorda o Rodrigues que «toda a gente se revoltou e nesse escasso período de tempo, houve até várias ameaças de levantamento de rancho»
O capitão Castro Dias, comandante de Zalala, apercebendo-se da situação, interveio e voltou a chamar o Rodrigues: «Disse-me que ia tomar conta da alimentação, definitivamente, e aí já fiquei mais à vontade, porque já tinha aqueles meses de «estágio» anterior, embora sem a folga do excesso herdado da gestão do Nascimento», conta o Rodrigues -  que actualmente com ele (Nascimento) contacta regularmente, de Portugal para os Estados Unidos.
O êxito da missão (e também a da gestão do Aldeagas, nas suas férias), atribui-as «a uma grande equipa, a dos especialistas da cozinha»  - os cozinheiros, naturalmente, que, recorda o Rodrigues, «mesmo nos últimos tempos de comissão, e com a escassez de alimentos a que estivemos sujeitos, sempre conseguiam  variar e inventar  pratos, de tal maneira que até me admirava».
«O mérito de se ter conseguido uma alimentação razoável deve-se muito a estes camaradas», sublinhou o Rodrigues, lembrando que «o Nascimento, já em Vista Alegre, foi colocado na cantina, por onde ficou o resto da comissão».
- NASCIMENTO. José António Moreira do Nascimento, furriel miliciano de alimentação, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala. Reside no Arizona, Estados Unidos da América.
- RODRIGUES. Américo Joaquim da Silva Rodrigues, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala.. Aposentado, natural e residente em Vila Nova de Famalicão.
- COZINHEIROS. A equipa de cozinheiros de Zalala era formada pelos 1ºs. cabos José Manuel Temporão Campos e César Armando A. da S. Rocha (padeiro) e soldados Adérito dos Santos Reis Barros, Júlio Manuel Tavares Martinho (auxiliar) e Fernando Manuel da C. Lopes (auxiliar).



3 comentários:

  1. Só nos teus arquivos.Os nomes dos "CAMARADAS" Cozinheiros,nem a mim me lembravam, um Forte Abraço a todos eles que se empenharam sempre a cumprir a sua tarefa, tal e qual como os restantes que lidavam dia a dia de arma na mão, mas tinham sempre na retaguarda,estes homens que trabalhavam com a colher, para lhes confeccionar uma refeição quente.BEM HAJAM.

    ResponderEliminar
  2. LEMBRA-TE CAMARADA?
    Américo Rodrigues

    ResponderEliminar