sexta-feira, 23 de novembro de 2012

1 480 - A Escola Prática de Cavalaria, o Brejo, o Dias...



A Escola Prática de Cavalaria (EPC), em Santarém, está intimamente ligada ao BCAV. 8423. Foi lá que, em recruta e especialidade, foi formada a maior parte dos quadros milicianos do batalhão - os furriéis e os alferes -, que por lá foram instruendos e cadetes. 
Eu mesmo, que seria de Operações Especiais (os Rangers, em Lamego) lá tirei a recruta, na segunda incorporação de 1973. Por lá andaram, também, o João Dias (que viria a especializar-se em transmissões) e o impagável Brejo, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa.
A recruta foi no Destacamento da EPC (actualmente a servir de esquadra local da PSP) e o João Dias era do 3º. pelotão do 4º. Esquadrão. É ele que nos vem lembrar  o Brejo. 
«Em razão da altura, nas formaturas ficava numa das extremidades, ao lado de outro pelotão que não posso precisar (seria o 2º. ou o 4º.),  onde o Brejo formava logo ao lado. Brejo que, fora das obrigações militares, andava quase sempre com outro camarada, de nome Calhau, talvez por serem oriundos da mesma zona. 
Recordo também que, de entre diferentes frases com que era mimado pelo aspirante Santos (o do meu pelotão chamava-se Coelho), ele lhe dizia, com sotaque: “Xô Brejo, olhe que as viras também xão botas”.
Isto no estrito cumprimento do rigor, disciplina  e atavio que por ali imperavam,  exigindo que toda a superfície do calçado fosse preta e com brilho, sem o barro que se lhes colava quando na “terraplanagem, nos era ministrada a GAM. 
Ocupávamos a mesma caserna, víamo-nos diariamente, tivemos algumas conversas de ocasião, sem estreito relacionamento, mas, sem dúvida que o Brejo era o que se chama «um gajo porreiro».
Aproveito para lhe enviar um abraço, acompanhado do desejo de rápidas melhoras».
- BREJO. João António Piteira Brejo, furriel miliciano atirador de cavalaria. Aposentado, natural de Montemor-o-Novo e morador na Cruz de Pau (Seixal).
- DIAS. João  Custódio Dias,  furriel miliciano de transmissões. Aposentado do Polícia Judiciária, morador em Tomar.
- GAM. Ginástica de Aplicação Militar.

5 comentários:

  1. Este Brejo não é único na EPC em relação ao rigor e disciplina conheci um outro que era do curso de aspirantes, não me recordo o nome, mas sem dúvida ele e Brejo juntos fariam um par excepcional, sempre mal amanhados,botas mal engraxadas,barba, meia cortada, meia por fazer, farda a descair, falta de botões, cabelo sempre fora da norma, mas estes dois Camaradas, tinham uma calma impressionante e sempre uma resposta pronta. Este BREJO é único.Passei bons momentos com este Camarada na EPC e depois por terras de Angola. Abraço Brejo, as melhoras.

    ResponderEliminar
  2. Somos do mesmo turno na recruta no Destacamento da EPC, o Asp. Coelho era o comandante do meu pelotão, coadjuvado por dois Cabos Milicianos, um deles o Caetano, o outro não recordo o nome....! Ainda hoje por mail te mando uma foto desse pelotão.......confere!
    Carlos Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro C. Silva:

      O outro cabo milº chamava-se Santos. o Furriel de alimentação da CCS, Brogueira Dias,também era deste pelotão e, na fotografia que ficaste de enviar, ele é o do meio entre os dois cabos milºs, tu estás no meio na fila da frente ao lado do Claudino (1040) do Entroncamento e eu figuro na ponta direita da fila do meio, ligeiramente afastado do Nabais (que foi para o COM em Vendas Novas).
      Já agora quando vieres até Tomar, apita. OK?

      Um abraço
      JCD

      Eliminar
  3. Caro amigo Viegas,mais uma vez peço desculpa pela minha incursão no blogue do B.Cav.8423,mas ao ler este Post não pude deixar de recordar outros tempos e como afinal o mundo é bem pequeno.
    Também eu pertenço ao 2º turno de 73,no Destacamento da E.P.C. pertenci ao 4ªpelotão do Asp.Santos e cujo Comandante de Esquadrão era o Tenente Coimbra.Lembro perfeitamente o inesquecivel Brejo,figura carismática do nosso Pelotão e dos sermões do Asp.Santos sobre o seu atavio.Fico a saber também por este blogue que sem o saber somos vizinhos,pois tambem eu resido na Cruz de Pau.
    Sobre a recruta de Santarém como esquecer as aulas de ginástica na terraplanagem na Escola,as instruções noturnas com passagem obrigatoria pelo celebre vale da m..... ou a caminhada ate Vale de Cavalos para a semana de Campo.Mas a tudo resistimos e ka estamos para recordar e contar aos vindouroa
    Mais uma vez obrigado pelo blogue e um abraço
    Neves Ex Furriel Milº B.Caç 12

    ResponderEliminar
  4. Caro Neves:
    Pelo que me mande uma foto sua, desse tempo.
    Ou de Angola.
    O Brejo está aposentado.
    Posso dar-lhe o contacto dele, se me contactar pelo celestinojoseviegas@sapo.pt
    Abraço.
    C. Viegas

    ResponderEliminar