domingo, 23 de dezembro de 2012

1 509 - As vésperas de Natal e o Quitexe de 1974

04317.004.006
A 19 de Dezembro de 1974, o Governo Português assinou com o PAIGC o acordo que fixou em 5 de Julho de 1975 a proclamação da independência da República de Cabo Verde. Esta e outras, eram «coisas» que nos passavam despercebidas pelo Quitexe - onde as notícias nos chegavam apenas pelo correio pessoal, ou pelos jornais de Lisboa. Pouco, dos de Luanda. .
A 20, foi a vez de tomar posse o Governo de S. Tomé e Príncipe, até aí outra das colónias do Império Português. E noticiava-se a expulsão de Daniel Chipenda do MPLA, ele que em Agosto anterior tinha sido eleito sucessor de Agostinho Neto na presidência do mesmo MPLA (como se pode ler nesta notícia do Século. do dia 31 desse mês). Teria outras posições na vida pública angolana, que não vem ao propósito de blogue.
Em Lisboa, o  ministro Almeida Santos garantia, na televisão, que «haverá lugares na metrópole para funcionários ds ex-colónias». Os Estados Unidos anunciavam um auxílio de 500 000 contos a Portugal, para construção de habitações. 
O MPLA, a FNLA e a UNITA abriam delegações em Carmona, capital da província do Uíge, e secretarias no Quitexe e Vista Alegre. 
A guarnição dos Cavaleiros do Norte prosseguia a sua vida: serviços no aquartelamento, futebol e cinema, já não falando de alguns «desenfianços» a Luanda e a Carmona.  
- CHIPENDA. Daniel Chipenda, antigo futebolista do Benfica e da Académica. Dirigente e comandante militar do MPLA, criador da Facção Chipenda e secretário geral da FNLA, depois voltando ao MPLA. Foi embaixador de Angola no Egipto e faleceu em Fevereiro de 1996.

Sem comentários:

Enviar um comentário