Aqui, em primeiro plano, de camisa brabca e óculos, vê-se o padre Albino Capela, que sacerdotava na missão e paróquia do Quitexe.
Atrás, a partir do quadro negro da escolas (onde ainda é possível ler a palavra Boas, certamente de... festas) está um militar que não consigo identificar (até pareço eu...) e segue-se uma linha de alferes milicianos: Hermida (de bigode e com as mãos no cinto), Pedrosa de Oliveira, Barros Simões, Cruz (de bigode e óculos), Ribeiro e Garcia.
Assim foi, há 38 anos, um dia de festa e partilha, entre a guarnição militar e a comunidade civil. Repare-se que a mesa parece farta e os olhares das crianças parecem bem felizes. E a senhora ali do lado esquerdo e de branco? Quem será, alguém se lembra?
Esta sanzala e respectiva escola foi construída pelo BCavª.1917. Porque além Furriel Milº. também era professor, estive nessa escola a fazer exames.
ResponderEliminarEstevinho
Hoje, nem me consigo expressar, tal não é o turbilhão de recordações(imagens) de há trinta e oito anos!.......Sim, sinto saudades (sem saudosismos) dessas vivências, qual escola da Vida! Quanto à pergunta sobre a senhora de branco, se a memória não me atraiçoa, penso ser a irmã Maria Augusta(por coincidência irmã do Padre Albino Capela). Para todos, votos de Bom Ano 2013!
ResponderEliminarcarlos Silva