Letras, Louro e Costa (atrás) e Brejo (sentado), na messe
de 1ºs. cabos milicianos do RC4, em Santa Margarida (ano de 1974)
A apresentação mais formal foi no dia seguinte, 8 de Janeiro, logo pelas 9 horas. A reunião de trabalho «foi precedida de uma palestra a todo o pessoal, na qual forma expressos os princípios e hábitos de vida que teriam de nortear a vida do BCAV. durante o tempo em que, com unidade constituída, vivesse no RC4 e na RMA».
Os companheiros do quadro de sargentos eram, na maioria, já meus conhecidos da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, onde recrutámos no segundo curso de 1973. Era o caso do Costa, que tinha sido do meu pelotão e esquadrão e jurou bandeira ao meu lado (ou eu ao lado dele) a 10 de Junho desse ano Portanto, meu velho conhecido. Conhecido era também o Letras, mas das duras «lutas» de Lamego, da especialização em Operações Especiais (Rangers).
Foi nessa altura que conhecemos o comandante Almeida e Brito, então tenente-coronel, e ouros quadros superiores: os capitães José Paulo Falcão (oficial adjunto e de operações) e António Oliveira (comandante da CCS) e o tenente Luz (chefe da secretaria do Batalhão).
Davam-se os primeiros passos dos futuros Cavaleiros do Norte.
- ALM. BRITO. Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito, comandante do BCAV. 8423. Faleceu a 20 de Junho de 2003, de doença súbita, aposentado e com a patente de general.
- FALCÃO. José Paulo Montenegro Mendonça Falcão. Coronel aposentado e residente em Coimbra.
- OLIVEIRA: António Martins de Oliveira, já falecido, Atingiu a patente de major.
- LUZ. Acácio Carreira da Luz, tenente. Aposentado como capitão e morador na Marinha Grande.
- LETRAS. António Carlos Dias Letras, furriel miliciano de Operações Especiais (Rangers), da 2ª. CCAV. 8423. Empresário comercial aposentado, residente em Palmela.
- LOURO. José dos Santos Louro, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 1ª. CCAV., funcionário público, na Universidade de Évora.
- COSTA: Victor Moreira Gomes da Costa, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 1ª. CCAV., morador em Queluz.
- BREJO. João António Piteira Brejo, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 2ª. CCAV. Aposentado e morador na Criz de Pau (Seixal).
- RC4. Regimento de Cavalaria nº. 4, em Santa Margarida.
- RMA. Região Militar de Angola
Sem comentários:
Enviar um comentário