O antigo quartel de Vista Alegre, em
Dezembro de 2012 (em cima) e em 1975 (em baixo)
Os primeiros dias de Janeiro de 1975, em termos operacionais e da parte do Batalhão de Cavalaria 8423, tiveram «actividade muito limitada, por grande falta de de meios humanos».
«Foi quase somente conduzida ao longo do «alcatrão», em constantes patrulhamentos, apeados e auto, através dos quais se garante a nossa presença e a liberdade do itinerário», lê-se no Livro da Unidade.
Os Cavaleiros do Norte, ao tempo, recordemos, estavam centralizados na vila do Quitexe, onde se aquartelavam a CCS e a 3ª. CCAV., a de Santa Isabel. A 2ª. CCAV. continuava em Aldeia Viçosa e a 1ª. CCAV, a de Zalala, desde 25 de Novembro que jornadeava por Vista Alegre, com destacamento na Ponte do Dange.
A foto de cima é do nosso companheiro de Zalala, agora por terras moçambicanas, que da saída de Zalala para Vista Alegre nos enviou este relato:
«O primeiro camião civil a sair, antes da companhia, foi com toda a minha tralha, armamento, munições, ferramentas, panelas, etc., à noite e num dia de tempestade. Penso que apenas ia eu armado, o motorista civil e um soldado africano que ia à boleia para Luanda, de ferias, e que desertou com arma e tudo. Ainda não tínhamos chegado à saída da fazenda e o camião enterrou-se, devido à chuva intensa. Pedimos ajuda via rádio, veio o Dias sempre ele, com macacos e pás, apenas via o Dias no meio da lama, no meio da escuridão, tendo, após mais ou menos 2 horas, desentolado o carro. Cheguei cerca das 3 horas da madrugada a Vista Alegre e sem saber onde descarregar o material.
Gostaria muito de estar com esta gente».
Quem sabe se este ano, ó companheiro da (antiga) Escola Industrial e Comercial de Águeda. O encontro da CCS será a 25 de Maio ou 1 de Junho. Logo se saberá.
Ó Viegas, diz lá quem é, pá...
ResponderEliminarAlguém tem dúvidas? a resposta já foi dada no comentário do post anterior.
EliminarTem de ser o nosso Camarada 1º Cabo Ferreira
ResponderEliminarA. Rodrigues
A mim parece ser o 1º cabo Matos escritoratio, 1º CCAV. Zalala, apesar na parecer mais baixo.
EliminarAchas? Não conheceste o 1º Cabo Escriturário Matos, sempre de óculos longos e escuros, já era assim em Santarém aos fins de semana, onde fiz a recruta com ele, depois não foi classificado para o Curso de Sargentos e apareceu na nossa Companhia a 1ª de Zalala. Não acertas-te " penso eu" . ABRAÇO.
EliminarEstá bem conservado Sargentão...Os gajos preservam bem a herança colonial....Está uma merdavilha bestial.
ResponderEliminarManPinto
Não faço a menor ideia, o tipo deve estar com uns quilitos a mais e o cavanhaque tabém o disfarça.
ResponderEliminarMas quem será, será!
Até já me passou pela cabeça que é o capitão Dias e o que o Viegas lhe chamou cano, naquela de cabo de guerra.
O Viegas, se bem se lembram, é esperto que nem um alho, ih, ih, ih, ih...
Diz lá, ó Viegas...