domingo, 28 de abril de 2013

1 653 - Os dois «pilha-galinhas» da enfermaria do Quitexe

Buraquinho e Moreira, nas traseiras da enfermaria do Quitexe (1974). 
Em baixo, Moreira e Buraquinho, 35 aos depois, em Setembro de 2009 (Águeda)


O tempo de tropa não é só de deveres, de saudades, de sofrimento e de impaciências. É também de boas e sadias partidas, entre as gentes das guarnições. Não há um antigo combatente que não tenha uma mão-cheia de histórias para contar.  

Os dois «enfermarias» que aqui recordamos - o inimitável Buraquinho e o discreto Moreira - foram, eles mesmos, protagonistas de algumas e da que hoje aqui é trazida à memória: o roubo de um galo e de uma galinha.
A vítima do «assalto» destes dois verdadeiros «pilha-galinhas», recorda o Buraquinho, foi o civil Reis, que era vizinho da enfermaria e se descuidou de atenções sobre a gulodice dos militares. Ficou sem o galináceo casal. «Eu e o Penafiel andávamos sempre juntos,éramos muito amigos, e ainda hoje. Eu e ele temos muitas histórias para contar. Uma ocasião, roubámos uma galinha e um galo ao sr. Reis, que morava pegado à enfermaria e era o senhorio da casa», recorda Buraquinho. 
O galo e a galinha, como é de imaginar, foram confeccionados rapidamente, não fossem as aves «voar» para outros «pilha-galinhas»... - diz o Buraquinho que foi ao formo de messe de sargentos... -  e comidos na enfermaria,  na arrecadação dos pijamas dos doentes.
Os convidados foram os enfermeiros, os furriéis Lopes (também enfermeiro) e Morais, o alferes Garcia e os cozinheiros da messe de sargentos - que saborearam, cheios de apetite, o produto do trabalho destes dois «pilha-galinhas».
- BRAQUINHO. Alfredo Rodrigo Ferreira Coelho, 1º. cabo analista de 
águas, da CCS do BCAV. 8423.  É empresário de restauração, em Custóias (Matosinhos).
- MOREIRA. Joaquim Ribeiro Moreira, o Penafiel, maqueiro da CCS 
do BCAV. 8423. Reside em Rãs (Penafiel).

Sem comentários:

Enviar um comentário