domingo, 30 de junho de 2013

1 716 - O tenente Mora faria hoje 87 anos!!!

Alferes Ribeiro e Garcia e tenentes Luz e Mora, na avenida do Quitexe. Atrás, à esquerda, o edifício do comando do BCAV. 9723. Em baixo, o tenente Mora e  os furriéis Neto e Viegas, frente à casa dos furriéis

O tenente Mora faleceu há 20 anos, a 21 de Abril de 1993. Fosse vivo e hoje, dia 30 de Junho de 2013, faria 87 anos. Foi adjunto do comandante da CCS do BCAV. 8423, que era o capitão Oliveira, e figura imortal e inesquecível da guarnição. Não há, entre os Cavaleiros do Norte, quem não se lembre do «nosso tenente Mora».
Era personagem invulgar, pelo trato, pelo comportamento, pelo rigor que gostava de impor nas suas coisas, invocando o RDM por tudo e por nada, as continências e os cumprimentos militares. Era o «nosso tenente Palinhas». Porque, sem exigir,«exigia» que, a troco de tudo, o saudássemos com a continência. E, não o fizéssemos nós, por qualquer razão, e batia-a ele antes de nós, a tal nos obrigando.
O tenente Mora dava para um monte de postagens. E já deu. Dele, já aqui falei na minha ida ao cinema do Quitexe, disfarçado de mulher. Onde quando se pôs a ouvir o que eu ouvia, deleitado e deitado no meu quarto do Quitexe: sinais e repeniques da minha igreja, gravados numa cassette. Há mais histórias do «nosso tenente Mora», já contadas neste blogue, como a de quando, supondo haver sabotagem na luz da vila, se pôs a rastejar na avenida. Outras há, por aqui publicadas.
Hoje, passando-se 87 anos sobre o seu nascimento em Pombal, evoco-o com saudade, com respeito e lembrando que como um companheiro, mais velho, que não quis ser diferente, antes igual. Até um destes dias, tenente Mora!
- MORA. João Eloy Borges da Cunha Mora, tenente 
do SGE, natural do Pombal e adjunto do comandante da CCS do 
BCAV. 8423. Faleceu em Lisboa, vítima de doença, 
a 21 de Abril de 1993.

1 comentário:

  1. Já aqui contei a história, real, da primeira noite de S. João no Quitexe. (Estavamos á cerca de pouco mais de 15 dias no Quitexe), e a equipa de radiomontadores passeava na Avenida junto á secretaria da CCS. A equipa era formada por, Alferes Hermida, Furriel Cruz, Cabo Pais, Cabo Tomás e Soldado Silva. Cada qual com as suas recordações, lembrando a sua terra e tradições de S. João. A dada altura entrou o Tenente Mora que acercando-se da rapaziada saudou-nos "boa noite, está tudo bem? gostaram da ideia de queimar pneus velhos lembrando as fogueiras de S. João?" resposta do Alferes Hermida "foi boa ideia, charlie-hotel-india-charlie-oscar, Boa noite meu Tenente. O Tenente volta-se de costas e começa a soletrar, CHICO. Pouco conformado mas aceitando com um sorriso, fora do normal despediu-se e foi gargalhada geral. Já mais vou esquecer esta passagem.

    ResponderEliminar