terça-feira, 2 de julho de 2013

1 718 - O S. João com fogueira de pneus...

Alferes Hermida e esposa, destacados na caixa a vermelho. O furriel Cruz, no rectângulo a amarelo, e os 1ºs. cabos Tomás, à esquerda (no circulo) e Pais, atrás (círculo em branco) 

O Tomás veio ao blogue falar do tenente Mora, evocando a noite de S. João de 1974, no Quitexe - a primeira (de duas) de todos nós em terras de Angola:

Estávamos há pouco mais de 15 dias no Quitexe e a equipa de rádio-montadores passeava na avenida, junto à secretaria da CCS. Equipa formada pelo alferes Hermida, pelo furriel Cruz, pelos 1ºs. cabos Pais e Tomás e pelo soldado Silva. Cada um, à sua maneira, com as suas recordações, lembrando a sua terra e tradições de S. João. 
A dada altura, o tenente Mora acercou-se da rapaziada e saudou-nos: "Boa noite, está tudo bem? Gostaram da ideia de queimar pneus velhos, lembrando as fogueiras de S. João?".
A resposta foi do alferes Hermida, irónico: "Foi boa ideia, charlie-hotel-india-charlie-óscar!!!... Boa noite, meu Tenente!!!», disse o jovem oficial miliciano.
O tenente Mora voltou-se, já ia de costas, e começa a soletrar: «Charlie-hotel-india-charlie-óscar!!!  CHICO!!!», descobriu ele, assim se achando chamado.
Pouco conformado, como nos pareceu evidnete, porém aceitou a provocação com um sorriso! Fora do normal, mas um sorriso! Acabou por se ir embora e, entre nós, a gargalhada foi geral. Jamais vou esquecer esta passagem.
RODOLFO TOMÁS

Sem comentários:

Enviar um comentário