quarta-feira, 18 de setembro de 2013

1 797 - Os 72 anos do coronel José Diogo Themudo

Os capitães Themudo (à direita) e José Paulo Falcão, com o alferes 
Machado (à esquerda) na varanda do comando do BC12, em Carmona (1975) 

O capitão (agora coronel) Themudo foi segundo comandante do BCAV. 8423 e faz 72 anos a 19 de Setembro de 2013. Chegou aos Cavaleiros do Norte já em Carmona, em Março de 1975 - quando, em Luanda, foi convidado pelo comandante Almeida e Brito. Até aí, não tínhamos 2º. comandante, pois o major José Luís Ornelas foi desmobilizado antes da nossa partida, indo para à Guiné-Bissau.
O BCAV. 8423 até aí (Março de 1975) esteve sem este quadro, sendo as funções exercidas pelo capitão José Paulo - que era o oficial-adjunto e de operações.
A carreira militar do capitão Themudo tinha passado já por duas outras comissões (Angola e Moçambique), continuou em Portugal e atingiu a patente de coronel, em que se aposentou aos 57 anos, em 1998. Até então, foi comandante de um dos Regimentos de Cavalaria da GNR - «dividido» pelos quartéis da Ajuda e Estefânia, com liderança na CCS, esquadrão motorizado, em dois esquadrões a cavalo e brigadas de trânsito. Também comandou a PSP de Santarém (durante 5 anos) e foi 2º. comandante da Regimento de Cavalaria de Santa Margarida, o antigo RC4 - a unidade mobilizadora do BCAV. 8423.
O coronel Themudo vive em Lisboa, falei contem com ele e está em boa forma física. «Não me tem corrido mal a vida, graças a Deus», contou-nos, bem recordado dos 6 meses que passou com os Cavaleiros do Norte e de um telegrama forjado pelo coronel Ramiro Mourato (Chefe do Estado Maior do Comando de Sector de Carmona) e o general Leão Correia, atribuído ao Ministro do Interior do Governo de Transição (Ngola Kabango) e que serviu de «passaporte» para a passagem da coluna que se dirigia a Luanda e a FNLA não queria deixar passar no Negage.
O telegrama, lembrou o então capitão  Themudo, dava ordens ao FNLA para não criar problemas e lá seguiu a coluna para Luanda, sem mais confusões.
- THEMUDO. José Diogo da Mota e Silva Themudo, capitão 
de cavalaria e 2º. comandante do BCAV. 8423. Coronel 
aposentado, mora em Lisboa 

Sem comentários:

Enviar um comentário