sábado, 21 de setembro de 2013

1 800 - Angola nas mãos do general Spínola...

Aquartelamentos de de Santa Isabel, da 3ª. CCAV. 8423 (em
cima), e de Aldeia Viçosa, da 2ª. CCAV. (em baixo). O general Spínola (mais abaixo)


A 21 de Setembro de 1975, o comandante Almeida e Brito esteve na fazenda Santa Isabel, onde se aquartelava a 3ª. CCAV. 8423. O objectivo, como se lê no Livro da Unidade, foi «realizar contactos, necessários ao bom andamento dos trabalhos militares». Pela mesma razão e por esse mesmo mês de Setembro, esteve em Aldeia Viçosa, na 2ª. CCAV. (nos dias 13, 19 e 24), e em Vista Alegre, na CCAÇ. 4145 (a 19). Sempre acompanhado por oficiais da CCS, a companhia estacionada no Quitexe.
Rosa Coutinho, presidente da Junta Governativa de Angola, regressava de Lisboa e, em Luanda, afirmou que o Presidente da República, o general António de Spínola, o tinha «autorizado a tornar pública a declaração de que decidiu tomar directamente em mãos todas as negociações internacionais que haja a efectuar sobre o futuro de Angola». E que a essas conversações «passam a assistir representantes de Angola».
O presidente da FNLA, entretanto, falando em Kinshasa, apelou para «a formação e uma frene comum dos vários movimentos de libertação».
O objectivo de Holden Roberto era «discutir com as autoridades portuguesas o futuro de Angola»

Sem comentários:

Enviar um comentário