domingo, 29 de setembro de 2013

1 808 - O Joaquim Henriques da Zalala em Odivelas


A 21 de Setembro de 1974, faleceu Joaquim Manuel Duarte Henriques, soldado atirador de cavalaria da mítica Zalala, vítima de doença. O seu corpo está sepultado no cemitério de Odivelas, de onde é natural.
A morte foi a segunda do BCAV. 8423, depois da de Bernardo Oliveira, da 3ª. CCAV., a de Santa Isabel, em Julho anterior, vítima de acidente de viação. Era do Grupo de Mesclagem do RI 20, atribuído à companhia comandada pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes.
Joaquim Henriques, de que não tenho memória fotográfica, era solteiro e filho de João Pedro Henriques e de Delfina da Conceição Duarte. Natural de Odivelas, agora concelho mas ao tempo pertencente ao de Loures. Doente por Zalala, repetidas vezes e com cuidados que lá não podiam ser prestados, foi evacuado para o Quitexe e logo depois para Luanda, onde faleceu no Hospital Militar - a 21 de Setembro de 1974. Suponho que ainda passou pelo Hospital do Negage, como era usual nestas circunstâncias.
Pouco consegui saber deste nosso companheiro, o primeiro militar europeu do BCAV. 8423 a falecer em Angola, nenhum em combate. Apenas que há um movimento na cidade de Odivelas, dinamizado pelo antigo combatente José Marcelino Martins, que pretende criar um monumento de homenagem e evocação os militares daquele concelho que faleceram na guerra colonial. O nome do nosso companheiro de Zalala está lá inscrito, como se vê na imagem.

1 comentário:

  1. Me lembro bem do Joaquim sim, apelidado pelos camaradas de Croft (jogador
    da liga inglesa daquela epoca) pelas suas habilidades a jogar futebol.
    Mas a vida é assim, Deus chama cada um na sua hora, uns novos outros mais velhos.
    José Nascimento

    ResponderEliminar