quinta-feira, 17 de outubro de 2013

1 828 - Dias do Quitexe e a descolonização de Angola

Capa do jornal A Província de Angola, com a notícia da chegada de Rosa Coutinho a Luanda. Notícia do Diário de Lisboa de 17 de Outubro de 1974, sobre as conversações para a independência de Angola

Rosa Coutinho, presidente da Junta Governativa de Angola, chegou a Luanda no dia 24 de Julho de 1974 e, entre muitas outras coisas que por lá (des)fez, a 16 de Outubro desse mesmo ano recebeu uma embaixada da República do Zaire que, depois das negociações de Kinshasa, se fazia acompanhar de dirigentes da FNLA, para «acelerar o processo de descolonização de Angola».
Os zairotas eram liderados por Bela Matwamba, genro de Mobuto Sese Seko (o presidente), e a comitiva da FNLA por Hendik Vaal Neto - portador de uma mensagem de Holden Roberto. Mostrou-se, a FNLA, disposta a encetar negociações com o MPLA e a UNITA, no sentido de criarem «uma frente comum», objectivo que era dificultado, ao tempo, pelas dissidências internas do movimento de Agostinho Neto.
Luanda, nesse mesmo tempo, era cenário de incidentes com «quadrilhas não identificadas» que operavam nas imediações da cidade e que levaram mesmo à «suspensão de carreiras nocturnas de autocarros».
E pelo Quitexe, terra-sede dos  Cavaleiros do Norte?
O comandante Almeida e Brito visitou Santa Isabel, onde aquartelava a 3ª. CCAV. 8423, a do capitão José Paulo Fernandes, acompanhado de oficiais da CCS. A 13, estivera no Destacamento da Fazenda Luísa Maria e a 24 deslocar-se-ia a Aldeia Viçosa, onde estava a 2ª. CCAV., a do capitão miliciano José Manuel Cruz. Sempre com oficiais da CCS e, muito provavelmente, escoltado pelo PELREC.
- NOTA: Já desde ontem, e por alguns dias, vou 
estar fora do país. Procurarei não faltar a este «dever» 
diário, se as circunstância o permitirem. Como, aliás, 
já por quase uma dezena de vezes fiz nestes quatro 
anos e meio de vida do blogue. A ver vamos!  * CV

1 comentário:

  1. Viegas, quando chegares de fora não te preocupes que ninguém te tira o lugar da vida do blogue.Por aí fico eu, e responsabilizo-me pelo teu lugar.Viegas, se não és tu não sei quem é o teu seguidor.1º Lugar,já estás habituado 2º fôs-te tu que crias-te este blogue 3º os cavaleiros do Norte já não passam sem este blogue a dar noticias a todos os Ex Militares e não só.Portanto Viegas,quando vieres de fora de certeza absoluta que até vens com mais ânimo para dares a conhecer as histórias que por lá passas-te,e outras que venhas a saber.E só vais deixar de comunicar no blogue quando partires desta vida terrena,ou por um problema de saúde.Como vez,eu não sou invejoso,quero que continues neste mundo,para dares a conhecer aos nossos netos e bisnetos,o que é uma amizade duradoira de homens que tiveram numa guerra.Viegas, quero-te desejar uma boa viagem de ida e volta.Um grande abraço deste CAVALEIRO DO NORTE.Alfredo Coelho (buraquinho)

    ResponderEliminar