sábado, 30 de novembro de 2013

1 873 - Cimeira dos três movimentos e a televisão de Angola

Jardim do Quitexe, em Janeiro de 2012, em foto de Ivo Bige. Ao fundo, do lado esquerdo,  
parece-nos a casa dos antigos Correios. Em baixo, título do Diário de Lisboa de 29 de Novembro de 1974





Aos 30 dias de Novembro de 1974, um sábado como hoje, fazia-se a desactivação dos GE.
A «ineficiência que se vinha verificando» nas suas tarefas levara a que quem mandava ordenasse a sua desactivação. Curiosamente, ou talvez não, refere o Livro da Unidade que «muitos deles enfileiraram de imediato nas forças irregulares da FNLA era também, segundo alguns, nas do MPLA».
«Iniciaram-se os preparativos para o seu movimento para o Quitexe», refere o Livro da Unidade, sem, porém, precisar o dia.
Ao mesmo tempo, em Lisboa, na véspera e de partida para Luanda, o almirante Rosa Coutinho admitia como «muito provável» a realização de uma cimeira com os três movimentos, ainda em 1974.  Para, disse, «se estudar e fixar a plataforma de entendimento necessária para a formação do Governo de Transição de que Angola está a espera».
O presidente da Junta Governativa, na mesma altura, dava «uma boa notícia», referindo aos jornalistas que «foi já assinado e, portanto, já mandado promulgar por Sua Exª. o Presidente da República, o decreto criador da televisão angolana».
«Agora depende da capacidade de montagem dos técnicos, e até dos administrativos, que têm de constituir a sociedade, cuja maioria do capital será do Estado», disse o almirante Rosa Coutinho, precisando que «nestas condições, não posso prever prazos, mas talvez para o princípio do próximo ano Angola comece a ter a sua televisão, em moldes absolutamente iguais aos que qualquer país civilizado».
Na véspera, Rosa Coutinho reunira com a Comissão de Descolonização, dando explicações sobre o processo angolano, assim como Almeida Santos e Mário Soares - que, respectivamente, se tinham deslocado a Argel e Kinshasa. 
- GE. Grupos Especiais. Eram unidades auxiliares, formadas a partir de 1968, constituídas por voluntários africanos de etnia local, que operavam adidas ao Exército Português. O Batalhão de Cavalaria 8423 tinha dois no Quitexe, (os GE 217 e 223), Aldeia Viçosa (o 222) e Vista Alegre (o 208).

Sem comentários:

Enviar um comentário