Agostinho Neto, Rosa Coutinho e Jonas Savimbi, em local e data indeterminada (net).
O acordo MPLA/UNITA de 18 de Dezembro de 1974 em notícia do Diário de Lisboa
O histórico acordo MPLA/UNITA, mediado pelo alto-comissário Rosa Coutinho, no Luso angolano, pôs «termo a toda a espécie de hostilidades e propaganda que dificultem a colaboração franca e sincera entre as duas organizações». Publicamo-lo na íntegra, recortado do Diário de Lisboa de 19 de Dezembro de 1974. Basta clicar na imagem de baixo, para a ampliar.
«Tenho a dizer-vos que considero o encontro importante para Angola e para a evolução do processo de descolonização em curso, visto que, pela primeira vez, dois presidentes de movimentos de libertação se encontraram e conversaram em território de Angola, marcando mais uma vez a oposição de que será em Angola que terão de ser decididos os seus destinos e preferivelmente dentro da mesma Angola», falou Rosa Coutinho, no Luso e no final das conversações entre MPLA e UNITA, com delegações lideradas pelos seus presidentes - respectivamente Agostinho Neto e Jonas Savimbi.
O encontro decorrera na véspera, na sala de reuniões da Base Aérea do Luso. Primeiro, entre Rosa Coutinho e Savimbi, às 9 horas. Agostinho Neto chegou depois, às 10, conversando com Rosa Coutinho, sem Savimbi. Após o almoço, o alto-comissário voltou a reunir separadamente com os dois presidentes, encerrando o encontro com uma reunião a três. Histórica!
Os Cavaleiros do Norte, pelo Quitexe, Aldeia Viçosa, Vista Alegre e Ponte do Dange só mais tarde viriam a saber destas negociações. E sem pormenores. Muitos menos que os que hoje aqui ficam expressos. Os caminhos da descolonização tinham outros actores. Actores principais.
Sem comentários:
Enviar um comentário