quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

1 917 - Inspecção aos Cavaleiros do Norte, há 40 anos!

Porta d´armas do RC4 (em 2012) e um radiotelegrafista, alferes Santos e os 
furriéis milicianos Queirós e Rodrigues, em Santa Margarida (1974)




Os Cavaleiros do Norte foram inspeccionados a 23 de Janeiro de 1974. Há 40 anos, hoje se completam!!!. Decorria a Escola de Recrutas, no Destacamento do Regimento de Cavalaria 4, em Santa Margarida, e foi uma inspecção normal, ao tempo feita pelo coronel de cavalaria Magalhães Corrêa, do DAC.
Um ano depois, no mesmo dia de 1975 e com os Cavaleiros do Norte no Uíge angolano, o comandante Almeida e Bruto deslocou-se a Aldeia Viçosa, onde se aquartelava a 2ª. Companhia de Cavalaria 8423, comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz. Visita de trabalho, por «necessidade de estabelecimento de contactos operacionais», e o mais certo é que fosse acompanhado pelo capitão José Paulo Falcão, o oficial adjunto - que exercia funções de 2º. comandante.
Agostinho Neto, na véspera e em Lisboa, de visita à Associação Portuguesa de Escritores, afirmou crer que «depois da independência, haverá mais negros em Portugal e mais brancos em Angola». Sobre a independência, precisamente, acrescentou que «um recuo em Portugal, será um recuo para Angola e um recuo para Angola, será um recuo para Portugal».

Sem comentários:

Enviar um comentário