sexta-feira, 30 de maio de 2014

2 045 - O dia da Chegada a Luanda, faz hoje 40 anos!

A cidade de Luanda, há 40 anos. A entrada do Grafanil



Enfim, Luanda!!! Luanda à vista! Há 40 anos, hoje se fazem! Vista do ar!!! O céu avermelhado deixou-nos espreitar a cidade, gigante aos nossos olhos de aldeão, brutal pela dimensão e imensidão, pela geometria urbana que nunca víramos noutro lado, nem mesmo na Lisboa de que nos despedíramos horas, com a chuva a molhar-nos o «adeus que vou para Angola».
Ao fundo, a baía! Vista lá do alto, enquanto o avião dava voltas para aterrar, era um espanto, uma surpresa esmagadora!!! E a restinga, a fazer-lhe estrema com o mar, que nos fugia dos olhos. Tudo impressionante e novo, visto do ar! Os prédio enormes, as avenidas rasgadas na cidade, a multidão de gente de todas as cores que caminhava e nos pareciam pouco maiores que formigas.
Aterrámos, varando os olhos de luz. Intensa! E calor! Muito, forte e húmido, a  que não estávamos habituados. Logo despimos o blusão e provámos a Cuca, fresquinha, gelada, a cerveja d´Angola. Assim nos recebia Luanda, a fervilhar naquela madrugada para a manhã que se abria, já de alvorada feita.
Pegámos as malas e fomos de berliet para o Grafanil, matando curiosidade com tudo o que era novo aos nossos olhos, galgando a cidade, olhando-a e sentindo os seus cheiros.
Assim foi, há 40 anos.
Amanhã, recordaremos. E muito mais! Na Lomba de Gondomar, onde se vão encontrar os sexygenários da CCS dos Cavaleiros do Norte!

Sem comentários:

Enviar um comentário