segunda-feira, 11 de agosto de 2014

2 240 - O Aldeagas, o Farinhas e o Teixeira, a FNLA!

Aldeagas (hoje em festa dos 62 anos), Queirós, Pires e Mosteias numa esplanada de 
Luanda, em Agosto de 1975. O Farinhas, a ler o Avante, e o Teixeira (em Santa Isabel)


A 11 de Agosto de 1975, feito o balanço das «violentas confrontações do do Bairro do Saneamento» de sábado anterior (dia 9), soube-se da evacuação dos militares da FNLA e da declaração de Agostinho Neto, presidente do MPLA, apontando para  a possibilidade de o seu partido/movimento «fazer a declaração unilateral de independência, antes de 11 de Novembro, a data prevista no Acordo do Alvor». «Nunca se sabe, é uma hipótese (...), tudo depende do comportamento das forças em presença», disse Agostinho Neto, em Luanda e em declarações à AFP, afirmando também ser «muito cedo para falar em paz em Angola», embora se manifestasse optimista quanto aos recontros de guerra que por lá se multiplicavam. Disse que «para o MPLA, tudo está a correr bem».
Correria bem para o MPLA e menos bem para a FNLA. Os seus ministros foram nesse dia (9 de Agosto) evacuados de Luanda, pelas FAP, e Vasco Vieira de Almeida, ministro da Economia,  admitia a queda do Governo de Coligação.
Competiria a Lisboa tomar decisões - reorganizando a administração do ministério, ou aproveitando alguns ministros -,  mas Vasco Vieira de Almeida dava conta de que «há semanas que não vejo alguns colegas do gabinete». Mais: o seu próprio ministério (com um Secretário de Estado de cada um dos três movimentos/partidos), «não está a funcionar».
O dia 11 de Agosto de 1975, foi o do 23º. aniversário de três Cavaleiros do Norte: do Farinhas (CCS), do Aldeagas (da 1ª. CCAV.) e do Teixeira (da 3ª. CCAV.) - na foto ao lado. Cada um o festejou à sua maneira, com o Farinhas já fora da nossa companhia. Tinha saído em Março anterior, por razões disciplinares. Faleceu a 14 de Julho de 2005, por motivo de doença, na sua Amarante Natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário