sábado, 11 de outubro de 2014

2 902 - OUA em Luanda e Évora Soares em Zalala

Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa: Samuel, Gomes, Soares e Ferreira. Em baixo, 
notícia da chegada da Delegação da OUA a Luanda, fez ontem precisamente 39 anos. 
Mais abaixo, o furriel miliciano Évora Soares


A 2ª. CCAV. 8423 encontrou-se a 27 de Setembro de 2014, em Valongo (foto), e, a 10 de Outubro de 1975, chegou a Luanda a  delegação da OUA. Ontem se fizeram 39 anos e o objectivo era contactar MPLA, FNLA e UNITA e observar o grau de destruição provocado pela guerra civil. E, primordialmente, tentar que MPLA e UNITA se entendessem, já que com o movimento de Holden Roberto, parecia impossível. E foi! Tal como o de Agostinho Neto com o de Jonas Savimbi. E não havia dúvidas que o MPLA, que controlava quase todo o território (menos a zona de Ambrizete e o «nosso» Uíge), iria querer mostrar a sua força militar aos 30 delegados africanos.
Foi essa a razão que levou no Alto Comissário português, o almirante Leonel Cardoso, a reunir com os 30 delegados da OUA, tentando sensibilizá-los para irem também às zonas de implantação da UNITA (o Huambo) e da FNLA. Para que «a delegação veja o que deve ver».
A meados de Outubro de 1974, estão a passar-se 40 anos, chegou a Zalala o furriel miliciano José Carlos Évora Soares, em completamento da 1ª. CCAV. 8423, provavelmente para substituir o Mota Viana - que no mesmo mês foi deslocado para Sanza Pombo.
A mesma altura, exactamente entre os dias 10 e 23, foi tempo de projecção de um filme, em todas as unidades dos Cavaleiros do Norte, em «acção psicológica sobre as NT» e também com rodagem especialmente direccionada para as populações civis.

Sem comentários:

Enviar um comentário