sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

2 959 - Anos em Santa Isabel e Neto com Savimbi



A 5 de Dezembro de 1974, os Cavaleiros do Norte de Santa Isabel, elevaram copos ao alto, para festejar anos, os 22!, de dois companheiros da jornada africana: o alferes Simões e o furriel Carvalho. Ambos boa gente!
A guarnição, ao tempo, preparava as malas para o adeus à mítica fazenda, por onde, desde 1961, se aquartelaram milhares de militares portugueses e nativos, em missões que cumpriram sem perguntar porquê. Cumpriram!
O comandante interino dos Cavaleiros do Norte - o capitão José Paulo Falcão -, esteve lá precisamente nesse dia de faz hoje 40 anos, precisamente para ultimar a rotação e reunindo com o capitão miliciano José Paulo Fernandes, o comandante dos garbosos dos Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423.
Em Lusaka, MPLA e UNITA combinaram encontrar-se na semana seguinte, para «tentarem solucionar as suas divergências».
A notícia foi avançada por Jonas Savimbi, presidente da UNITA, indicando Lusaka ou dar-es-Salam como possíveis locais para o encontro e perspectivando, na sua óptica, «a formação de um governo provisório de coligação entre os três movimentos».
Agostinho Neto, o presidente do MPLA, até dois meses antes, recusava a hipótese de um acordo com a UNITA, apesar das pressões nesse sentido, feitas por alguns países africanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário