sábado, 13 de dezembro de 2014

2 968 - Natal dos partidos e os anos de Quaresma

Manuel Quaresma da Silva, em Santa Isabel, aquartelamento da 3ª. CCAV. 8423 (em cima) e na foto de baixo. Mais abaixo, o engº. Fernando Falcão, em foto de 2011




Aos 13 dias de Dezembro de 1974, há 40 anos, já os Cavaleiros do Norte estavam no Quitexe e era véspera da saída do pelotão da 2ª. CCAV. 8423, de Aldeia Viçosa, que estava no Destacamento de Luísa Maria. Era o processo de rotação do BCAV. 8423 em marcha, completando «a primeira fase de retracção do dispositivo do subsector», como anota o Livro de Unidade.
Quarenta anos depois, precisamente (hoje), faria 62 anos um Cavaleiro do Norte de Santa Isabel: Manuel Quaresma da Silva. Era 1º. cabo apontador de morteiros e natural de Cacia, freguesia de Aveiro, muito conhecida pela sua fábrica de celulose. Não fez, por ter falecido a 6 de Fevereiro de 2004. Vítima de doença cancerosa. RIP!
Aos 12 dias de Novembro de 1974, na véspera e em Luanda, a FNLA de Holden Roberto iniciou a campanha «Natal da criança livre», que procurava «auxiliar os mais necessitados». A UNITA, de Jonas Savimbi, por sua vez, anunciou que ia realizar «O Natal da criança do mato e dos bairros suburbanos da Luanda», através do seu  Departamento Liga da Mulher Angolana (LIMA). 
A mesma Luanda era palco de intervenção da Frente de Unidade Angolana (FUA), reivindicando «intransigentemente direitos adquiridos pelos movimentos pacifistas de intervirem nas negociações para a formação do Governo de Transição, como único meio conducente ao clima de segurança, concordância e justiça». A FUA era presidida pelo engº. Fernando Falcão, que era secretário de Estado Adjunto e a reclamação foi enviada por telegrama, ao Presidente da República, o general Costa Gomes.

Sem comentários:

Enviar um comentário