domingo, 15 de fevereiro de 2015

3 032 - Escola de Recrutas no RC4, os futuros Cavaleiros do Norte

Soldado de transmissões, aspirantes Lains dos Santos e 1º.s cabos milicianos Queirós 
e Rodrigues. em Santa Margarida, há 40 anos. Ao tempo da Escola de Recrutas dos Cavaleiros 
do Norte. Daniel Chipenda e Agostinho Neto (MPLA), com o jornalista argelino Boubakar Adjali Kapiaça (em baixo)



A 15 de Fevereiro de 1975, Agostinho Neto voou de Luanda para Cabinda, onde foi presidir a um comício do MPLA. Na capital, Luanda, «a calma regressa(va) progressivamente, após os recontros registados entre a Facção Chipenda e o MPLA».
«Forças Militares Mistas, compostas pelo Exército Português e forças do MPLA, da FNLA e da UNITA, continuam a ocupar as instalações do Grupo Chipenda», relatavam a ANI, a France Press e a Reuters.
Os recontros tinham registado 20 mortos e muitos feridos e estes estavam internados no Hospital de S. Paulo, guardado por forças da FNLA e da UNITA. Entre esses feridos, estavam 7 da Facção Chipenda - de quem (Daniel Chipenda) não se sabia o paradeiro. Um mês antes, tinha entrado pela Frente Leste, com 3000 homens armados - alguns dos que estavam em Luanda.
Não se confirmava, entretanto, que um grupo desses homens tivessem atacado um hospital do MPLA, no Luso.
Os Cavaleiros do Norte - lá pelo Quitexe. por Aldeia Viçosa e Vista Alegre/Ponte do Dange, continuavam, expectantes sobre o seu futuro - do qual não havia novidades, embora cada vez mais se murmurasse uma rotação para Carmona e para o BC12.
Um ano antes, uma sexta-feira, deixámos o RC4 e Santa Margarida, para mais um fim de semana e para as vésperas (dia 18) dos exercícios finais da Escola de Recrutas. A formação dos futuros atiradores (soldados e 1ºs. cabos) dos Cavaleiros do Norte! O Batalhão de Cavalaria 8423!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário