terça-feira, 12 de maio de 2015

3 117 - Quatro aniversários e uma morte de Cavaleiros do Norte

José Coelho é o «sapador» da direita, em baixo. Faleceu há precisamente 8 anos. 
O Calçada e o Grácio são o segundo e o terceiro. De pé, reconheço o Afonso 
Henriques (o segundo, da esquerda para a direita).  Quem ajuda a identificar os
 restantes? Em baixo, o José Mendes, em 2013, em Lisboa



O dia 13 de Maio foi de festa de anos, em 1975, para pelo menos três Cavaleiros do Norte: o José Mendes, o José Neves e o Manuel Costa. Hoje, ano de 2015, fazem 63!!!  Também, é dia de anos de um antigo vencedor da Volta a Portugal em Bicicleta, que integrou o PELREC, embora se desobrigasse da jornada africana do Uíge angolano: o Francisco Miranda.
O José Coutinho das Neves foi atirador de cavalaria e mora em Sintra, na Travessa da Lapa (Cabriz). O José da Fonseca Mendes foi 1º. cabo de transmissões e é empresário de restauração em  Lisboa. O (ex-soldado) condutor  Manuel Brites da Costa mora na Atouguia, em Torres Novas. Em Torres Vedras, lugar de Á-dos-Cunhados, mora o antigo ciclista.
O dia, mas de 2007, assinala a morte do ex-sapador José Gomes Coelho, vítima de doença. Morava em Galegos, de Penafiel. Ver AQUI. Já lá vão 8 anos!!! RIP!!!
Há 40 anos, em Carmona, continuavam a levedar incertezas. E a guarnição precisava de reforços. «Disse-se ter-se feito no mês anterior uma remodelação de dispositivo, que se admitiu como sendo a última, mas o galopar desenfreado dos acontecimentos leva a admitir a necessidade de , pelo menos, fazer vir a 1ª. CCAV. para Carmona, abandonando Songo e Cachalonde, porquanto se interpretam como desnecessárias, senão inconvenientes, tais guarnições militares», reporta o livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário