domingo, 5 de julho de 2015

3 181 - As questões operacionais e a reparação de itinerários


Oficiais do Quitexe: tenente Luz, alferes milicianos Ribeiro e Hermida, tenente 
Mora, alferes miliciano Cruz, capitão Oliveira, alferes miliciano médico 
Honório Campos e capitão miliciano médico Leal

 Ponte do Dange vista do Destacamento Militar

Os comandantes das unidades do Comando de Sector do Uíge (CSU) reuniram-se a 5 de Julho de 1974, na sede do BCAV. 8324, em Sanza Pombo, para tratar de questões operacionais. 
O tempo, para além das tarefas normais da guarnição - serviços internos, escoltas, patrulhas e operações... -, era também de protecção aos trabalhos de reparação de picadas e, em particular, dos «trabalhos da Junta Autónoma de Estradas de Angola (JAEA) da estrada Vista Alegre-Ponte do Dange» - um dos troços da ZA dos Cavaleiros do Norte na chamada Estrada do Café, que liga(va) Carmona a Luanda.
Ponte do Dange era espaço de um Destacamento dos Cavaleiros do Norte e fazia «fronteira» entre os Dembos e o Uíge. A ponte era de passagem obrigatória da Estrada do café - toda em asfalto, de Carmona a Luanda.
Por algum tempo, a guarnição (sempre rotativa) pertencia à CCAÇ. 4145/72 - que de lá saiu a 21 de Novembro de 1974, sendo substituída pela CCAÇ. 4145/74 (outra 4145), por poucos dias - já que rodou para Luanda, sendo substituída (em Vista Alegre e Ponte do Dange) pela 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala.
O mês de Julho de 1974 foi também tempo, em data indeterminada, do falecimento do soldado Bernardo Oliveira. do Grupo de Mesclagem da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, Foi vítima de acidente de viação e era originário do RI20, de Luanda.
Um ano depois e como ainda há dias aqui evocámos, faleceu outro militar da 3ª. CCAV. 8423, também vítima de acidente de viação: o Spínola, Jorge Custódio Grácio de seu nome, que era do Casal das Raposas, em Leiria.

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