terça-feira, 22 de setembro de 2015

3 260 - FNLA reconquistou o Caxito! O coronel Themudo!!!

O agora coronel aposentado José Diogo Themudo, que foi  2º. comandante dos 
Cavaleiros do Norte, entre Março e Setembro de 1975. Praticante de equitação


O coronel José Diogo Themudo, na
actualidade - aqui, com a sua «mais que
tudo», a dra. Maria do Carmo Themudo


A 22 de Setembro de 1974, o comandante Almeida e Brito visitou as fazendas Minervina e Santa Isabel, «em convívios de amizade» e com oficiais da CCS. Santa Isabel era onde, recordemos, estava aquartelada a 3ª. CCAV. 8423, comandada pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes.
Era um domingo e frequente este tipo de visitas. Nesse mês de há 41 anos, esteve, com o mesmo objectivo, nas Fazendas Luísa Maria, onde estava um pelotão da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa (no dia 1), na Vamba (8) e na Guerra (26).
Eu, já a queimar os últimos cartuchos das férias angolanas, estava por Luanda, onde se soube que Holden Roberto, falando em Kinshasa, apelou pata a formação de uma frente comum dos vários movimentos de libertação, para «discutir com as autoridades portuguesas o futuro de Angola».
Um ano depois, qual frente comum, qual carapuça! Os três movimentos não se entendiam e os combates sucediam-se pelo território angolano. Era 2ª.-feira e a imprensa dava conta de a FNLA ter reconquistado o Caxito, a escassos 53 quilómetros de Luanda e onde, desde há várias semanas, a presença militar era discutida com o MPLA. 
A France Press citou o major Martins da Silva, porta voz do Exército Português, e acrescentava, no despacho publicado pelo Diário de Lisboa, que «a cidade ocupa uma posição estratégica no eixo rodoviário que liga com o porto de Ambriz e a cidade de Carmona». A «nossa» Carmona! E os nossos Quitexe, a nossa Aldeia Viçosa e Santa Isabel, Vista Alegre e Ponte do Dange, na estrada do café - que liga(va) Luanda à capital do Uíge.
Notícia do Diário de Lisboa de 22 de Setembro
de 1975, citando a France Press, sobre a
reconquista do Caxito, pela FNLA. Há 40 anos!!!
Carmona (mais a norte) e Ambriz, sublinhava a France Press, «onde estão situadas as duas principais bases da FNLA».
Há três dias, aqui demos conta dos 74 anos do capitão José Diogo Themudo, que foi 2º. comandante do Batalhão de Cavalaria 8423, entre Março e Setembro de 1975 - quando terminou a nossa comissão em Angola. Agora coronel de cavalaria aposentado e residente em Lisboa, de «boa saúde e bem disposto», prometeu participar no próximo encontro da CCS dos Cavaleiros do Norte.
A equitação, «vício» eterno da cavalaria e José Diogo Themudo, continua a ser prática comum do seu dia a dia. Como se vê na foto desta postagem. As nossas continências, coronel Themudo!

Sem comentários:

Enviar um comentário