domingo, 7 de fevereiro de 2016

3 299 - O fim das escoltas, há 41 anos, na Estrada do Café

A Estrada do Café, a 12 de Dezembro de 2012, em foto do (1º. cabo) Carlos 
Ferreira, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala. Não é muito diferente do tempo 
dos Cavaleiros do Norte

Américo Gaiteiro e António Calçada (foto
da esquerda), Delfim Serra e Gaiteiro, Cavaleiros do
Norte da CCS no encontro de Águeda, a 9
de Setembro de 1995

Quitexe, no Uíge angolano, dia 7 Fevereiro de 1975!! É sexta-feira e o dia nasce(u) quente, como quase sempre. Pela frente,  tínhamos mais uma estafante escolta na Estrada do Café. Estafante e com alguns perigos. Nunca se sabia quando, encoberto por uma árvore da floresta, um homem (apenas um!!!...) podia disparar sobre a coluna. Disparar e fugir, deixando semeado o medo, quem sabe se feridos, quiçá mortos! O que, felizmente, nunca aconteceu!
As escoltas iam desde a entrada de Carmona até (muitas vezes) ao Úcua, divididas por troços e várias patrulhas dos Cavaleiros do Norte - das 4 Companhias. Algumas vezes tínhamos e de ter paciência para as iras de muitos motoristas de longo curso, quem, principalmente, beneficiava desse desgastante serviço militar, que lhes dava segurança no itinerário.
Recordo um que, em data indeterminada, seguia na direcção de Luanda com um enorme carregamento de sacos de café (muitas toneladas), recusou identificar-se no stop militar e ousou saltar da cabine para a estrada com uma arma empunhada e nos ameaçou. Estes momentos, recordados mais de 40 anos depois, ainda nos parecem ferir a alma - pois poderiam, ter sido de morte e de tragédia. Controlado pelos militares e buscada a carga, verificou-se que transportava armas e munições em caixotes disfarçados no meio das centenas de sacos do carregamento. Bem sabia ele porque não queria ser fiscalizado. Foi entregue às autoridades civis e dele (e da carga) nada mais soubemos.
Há precisamente 41 anos, pois, a actividade militar dos Cavaleiros do Norte, e cito o Livro da Unidade, «deixou de executar a escolta a Estrada do Café, serviço esse que era assaz desgastante para o pessoal e viaturas e que não conduzia a qualquer finalidade prática».
Ainda não sabíamos, mas já estávamos em vésperas da rotação para Carmona e para o BC12. Seria a 2 de Março desse 1975!

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