A 11 de Março de 1975, a 2ª. CCAV. 8423, a da uíjana Aldeia Viçosa de Angola e comandada pelo capitão miliciano José Manuel Romeira Pinto da Cruz, concluiu a sua rotação para a cidade de Carmona - a uns 60 e poucos quilómetros - para o Batalhão de Caçadores nº. 12 (BC 12), onde, já desde o dia 2 do mesmo mês, estava aquartelado um seu grupo de combate e toda a CCS dos Cavaleiros do Norte. E o comando do BCAV. 8423.
A ordem de serviço nº. 59/1974, do RC4, com a apresentação do capitão António Martins Oliveira |
Os Cavaleiros do Norte, nesse tempo de há exactamente 42 anos, davam um passo importante no tempo da sua jornada angolana do Uíge e expectavam e especulavam cada vez mais sobre a data do regresso aos seus chãos natais do Portugal europeu. Aos abraços e conforto de pais e mulheres, namoradas, familiares e amigos.
O capitão Oliveira,
comandante da CCS
Um ano antes, precisamente e no RC4, em Santa Margarida, apresentou-se o capitão SGE António Martins de Oliveira, «por ter sido nomeado para servir no Ultramar e com destino ao BCAV. 8423».
Oficial de carreira e várias comissões ultramarinas, viria a ser o comandante da CCS e apresentou-se nos termos da Nota 9016, de 28 de Fevereiro de 1974, da RO/DSP/ME. Vencia «gratificação como professor e abono de família por descendente». Era este o seu neto, filho de uma filha que o acompanhava e que no Quitexe deu aulas do ensino primário.
O capitão Oliveira ia transferido da Escola Central de Sargentos, mais tarde Instituto Superior Militar (ISM), em Águeda - a terra natal do furriéis milicianos Neto e Viegas. Nada estes «ganharam» com isso, bem pelo contrário. Foram até «perseguidos» pela acção nem sempre simpática do veterano oficial, na altura já na casa dos 60 anos e várias comissões na Índia (de que fisicamente se queixava), entre outras. Faleceu em data indeterminada.
Furriéis José Pires e Nelson Rocha na parada do Quitexe (1974) |
Furriéis de
Transmissões
Um ano antes, precisamente e no RC4, em Santa Margarida, apresentou-se no BCAV. mais um grupo de futuros furriéis milicianos especialistas - de transmissões, no caso... - e todos oriundos do Batalhão de Cavalaria 5 (BC5), em Lisboa.
A Ordem de Serviço nº. 73, de 28 de Março, dá conta que a apresentação se registou às 19,10 horas e «por terem sido nomeados para servir no ultramar, com destino aos BCAV. 8423 e às companhias que a cada um se indica». Assim:
CCS, a do Quitexe
- Nelson dos Remédios da Silva Rocha, natural de Rio da Fonte, freguesia de Santa Marinha e agora morador em Valadares, concelho de Vila Nova de Gaia, onde é técnico comercial da área da construção.
- José dos Santos Pires, natural de Vale da Nogueira e agora morador na cidade de Bragança. É aposentado da GNR.
Furriel João Dias |
1ª. CCAV. 8423,
a de Zalala
- João Custódio Dias, natural do lugar de Penas Ruivas, freguesia de Seiça e concelho de Vila Nova de Ourém. É aposentado da função pública (foi inspector da Polícia Judiciária) e reside em Tomar.
Furriel A. Rebelo |
2ª. CCAV. 8423, a
de Aldeia Viçosa
- António Augusto Faria Novais Rebelo. Natural e residente no lugar e freguesia de S. Torcato, no concelho de Guimarães. É tesoureiro da Câmara Municipal desta cidade monnhota.
Furriel J. Cardoso |
de Santa Isabel
- João Augusto Martins Cardoso, do lugar do Bairro do Prazo, freguesia e concelho de Arganil. Aposentado da função pública (fez carreira em Conservatória do Registo Predial), vive em Coimbra e Figueira da Foz.
Sem comentários:
Enviar um comentário