Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, exibindo uma pacaça. À direita, de óculos e tronco nu, reconhece-se o 1º. cabo Carlos Ferreira. E os outros, quem ajuda a identificá-los? |
Os furriéis milicianos Farinhas (com o braço engessado, na sequência do acidente), Neto e Viegas, com o inesquecí- vel Agostinho Papelino, o engraxador que não engraxava coisa nenhuma. Fazia que... |
O Diário do Governo, II Série, de 22 de Março de 1974, publicava o despacho da Presidência do Conselho (de Marcelo Caetano) com nomeação do general Joaquim da Luz Cunha para o cargo de Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, substituindo Costa Gomes - que fora exonerado a 14 do mesmo mês. Até aí, Luz Cunha era o Comandante-Chefe das Forças Armadas em Angola.
Picote, à esquerda e de pé, seguido do 1º. cabo A. Teixeira (pintor), Serra e 1º. sargento Aires. Em baixo, 1º. cabo Teixeira (estofador). Atrás, à direita, o condutor Miguel. E os outros? |
Dois acidentes na
CCS do Quitexe
Mortes por acidente eram muito mais vulgares que o que se possa imaginar, normalmente resultantes de um menor conhecimento e adaptação aos pisos - por parte dos condutores, A CCS dos Cavaleiros do Norte registou pelo menos dois nas primeiras semanas da jornada angolana do Uíge - um deles envolvendo o PELREC, pouco depois do cemitério do Quietexe, com capotagem de um UNIMOG conduzido pelo condutor auto-rodas António do Rosário Picote, felizmente sem consequências de maior. Outro, com o Pelotão de Sapadores e do qual saiu ferido num braço o furriel Joaquim Farinhas - como se vê na imagem, em que está com o Neto e o Viegas e o inesquecível e impagável Agostinho Papelino, que todos se lembrarão de ser engraxador (sem nada engraxar, fazia de conta) e exímio tocador de toques militares, com uma mangueira de jardim.
Os furriéis milicianos Grenha Lopes (que foi monitor das Aulas Regimentais em Santa Margarida) e Agos- tinho Belo (em cima) e Graciano Silva, da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel |
Aulas Regimentais
no BCAV. 8423
A Ordem de Serviço nº. 71, do RC4 e de 26 de Março de 1974, dá conta da nomeação do (futuro) furriel miliciano José Avelino Grenha Lopes como monitor das Aulas Regimentais, a partir de 6 de Fevereiro.
O mesmo dia foi data para a indicação de militares do BCAV. 8423 que foram matriculados nas duas primeiras classes.
Eusébio e o furriel José Carvalho em 1975 (Quitexe) |
A 2ª. classe tinha os seguintes:
- António Manuel da Silva Matias, da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel. Paradeiro desconhecido. Embarcou para Angola e esteve na Fazenda Santa Isabel.
- Armindo Frazão da Silva, da 3ª. CCAV. 8423. Morava na Rua do Duque de Coimbra, em Rio Maior.
Eusébio e esposa (2015) |
- João Inácio Rodrigues Gonçalves, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala. Natural da Moita do Ribatejo, concelho da Moita.
- João Pereira da Silva, da 1ª. CCAV. 8423, natural do lugar de Asssento, freguesia de Laje, concelho de Vila Verde.
- José Manuel Nunes Eusébio, da 3ª. CCAV.. Natural do lugar de Gradil, freguesia do Arneiro, concelho de Mafra.
- Ramiro Ferreira Domingues, da 1ª. CCAV. 8423 e ao tempo residente nas Meirinhas de Baixo, freguesia das Meirinhas, concelho de Pombal.
- Raúl Rosa da Graça, da 2ª. CCAV. e depois da 3ª. CCAV. 8423, que era residente na Rua Mouzinho de Albuquerque, na cidade e concelho do Barreiro.
Também estiveram matriculados, mas deles não temos rasto, Adriano Ferreira de Sousa (da 2ª. CCAV.) e Manuel G. Mateus (3ª. CCAV.).
Sem comentários:
Enviar um comentário