terça-feira, 9 de maio de 2017

3 757 - As promoções dos furriéis milicianos enfermeiros Lopes e Rabiço!

Cavaleiros do Norte no Quitexe, todos furriéís milicianos: Cândido
Pires (à civil), António Cruz, José Pires, Armindo Reino, Grenha Lopes,
Norberto Morais e Agostinho Belo. Em baixo, António Lopes, enfermeiro
que, a 10 de Maio de 1974, foi promovido

Furriéis em Santa Isabel: Agostinho Belo, Ângelo Tuna
Rabiço (promovido há 43 anos, amanhã se fazem), José
Querido, Victor Mateus Ribeiro Guedes (falecido a
16/04/1998) e António Fernandes



Os furriéis milicianos enfermeiros António Maria Verdelho da Silva Lopes (da CCS, no Quitexe) e Ângelo Tuna Rabiço (da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel), foram promovidos a este posto militar a 10 de Maio de 1974. Amanhã se fazem 43 anos. A promoção foi publicada na Ordem de Serviço nº.109, da véspera, dia 9 e do Regimento de Cavalaria nº. 4 - o «nosso» RC4!
Saída do Quitexe para Carmona(/Uíge), na Estrada do
Café, em Dezembro de 2912 (foto retirada da net)
A antiguidade contou desde 1 de Maio.
António Maria Verdelho da Silva Lopes era natural e residia em Vendas Novas, onde ainda hoje mora - agora aposentado da administração pública, carreira que concluiu como tesoureiro das Finanças daquela cidade alentejana.
Ângelo Tuna Rabiço morava em Lordelo, em Vila Real, e fez vida profissional como professor primário. Está aposentado e mora em Guimarães.

Nova Cimeira de Angola

A 9 de Maio de 1975, Portugal reagiu à «série de confrontos armados entre o MPLA e a FNLA» e propôs a realização de uma nova cimeira entre os três movimentos angolanos.
A iniciativa foi anunciada após a reunião da Comissão Nacional de Descolo-
nização, presidida por Costa Gomes e durante a qual, segundo o Diário de Lisboa, «foi particularmente analisada a situação político-militar de Angola».
Os acontecimentos de Luanda (aqui já falados), a dita «invasão de Angola por cidadãos zairenses armados», também «as manobras do imperialismo americano e europeu e do sub-imperialismo africano» e o problema separatista de Cabinda - nomeadamente a partir de «declarações dos presidentes do Zaire, Congo e Gabão, a favor da independência» -, ditaram a urgência da cimeira.

Miguel Ferreira

Os 65 anos do condutor
Miguel Ferreira

O soldado condutor Miguel da Cruz Ferreira festeja 65 anos a 10 de Maio de 2017. Nasceu em 1952!
Cavaleiro do Norte da CCS e natural de Sande, da freguesia de Lomba, no concelho de Gondomar, lá regressou a 8 de Setembro de 1975, depois da jornada africana do Uíge angolano. Faz vida como motorista profissional e foi o organizador do encontro da CCS de 2014.
Um abraço de parabéns para ele, neste dia da bonita idade dos 65 anos!

Sem comentários:

Enviar um comentário