O Batalhão de Cavalaria 8423 (BCAV. 8423) assumiu a responsabilidade operacional da sua Zona de Acção (ZA) a 14 de Junho de 1974. «Logo a 15 se realizou no BCAV. a primeira reunião de Comandos, com a presença de todas as CCAV. e CCAÇ. do Subsector», assinala o Livro de Unidade. Já precisamente 43 anos, hoje se passam!
Quitexe: a secretaria da CCS, numa casa que era de Abílio Guerra. Geminada e do lado esquerdo (na imagem) a Casa dos Furriéis |
sões entre todos os Comandos» e, por ou-
tro lado, deu «a conhecer as linhas direc-
trizes da actividade futura». «Foi procurado encontrar uma melhor solução para o dis-
positivo do BCAV., de modo a que permi-
tisse um maior aproveitamento de todas as forças», relata o Livro da Unidade.
As subunidades passara a «ter códigos pró-
prios» para todas as suas acções, a partir da Letra C - a do Subsector -, «alterando a que se recebeu do BCAÇ. 4211».
Os seguintes:
- CCS do BCAV 8423, a do Quitexe: Casco.
- 1ª. CCAV 8423, a da Fazenda Zalala: Crina.
- 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa: Carga.
- 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel: Cavalo.
- CCAÇ. 209/RI 21, a da Fazenda Liberato: Canivete.
- CCÇ. 4145, a de Vista Alegre: Cela.
- Destacamento da Fazenda Luísa Maria:Cacto.
- Destacamento da Ponte do Dange: Coice.
- Grupo Especial (GE) 208, em Vista Alegre: Cauda.
- Grupo Especial (GE) 217, no Quitexe: Coelho.
- Grupo Especial (GE) 223, no Quitexe: Cabrito.
- Grupo Especial (GE) 222, em Aldeia Viçosa: Cabra.
O dia 14 de Junho de há 43 anos foi também de «contactos operacionais com o Comando do Sector do Uíge», o CSU, em Carmona, aonde se deslocou o tenente-coronel Carlos Almeida e Brito, o comandante do BCAV. 8423 - tal como já acontecera a 12 e, depois, a 20 e 24 do mesmo mês.
O comandante do Comando do Sector do Uíge (CSU) era, a esse tempo, o coronel tirocinado Bastos Carreiras. O da Zona Militar Norte (ZMN) era o brigadeiro Altino de Magalhães (foto abaixo).
Altino Magalhães |
Carências logísticas e
forte tensão emocional
Um ano depois e já com toda a 1ª. CCAV. 8423 aquartelada na ZMN, reforçando o BCAV. de Carmona, «de igual modo foi reforçada a guarnição do Negage, com a desactivação de Sanza Pombo».
O mês de Junho de 1975, segundo o Livro da Unidade e reportando-se aos tempos após os graves combates da primeira semana, «decorreu sob forte tensão emocional, quer pelos alguns atritos que voltaram a dar-se, quer também porque se estão vivendo momentos de carências logísticas, que são reflexo do estado de latente conflito que continua e dá azo a um desabar de esperanças que se possa viver em bom e belo panorama o dia de amanhã».
Ia assim a jornada africana dos Cavaleiros do Norte, por terras do Uíge Angolano. Sempre expectantes e confiantes, procurando garantir a segurança de pessoas e bens da gente uíjana.
Baptista e Oliveira,
23 anos em Angola!
O condutor Oliveira e o 1º. cabo atirador Baptista, Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, festejaram 23 anos a 14 de Junho de 1975.
Joaquim Fernandes Baptista era da 1ª. CCAV. , a da Fazenda de Zalala, e natural de Vinha Nova, freguesia de Beiral, em Ponte de Lima - aonde regressou a 9 de Setembro de 1975.
João da Silva Oliveira era da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e é de Penela, freguesia do concelho de Póvoa do Varzim. Por lá reside, agora em Beiriz.
Hoje, ambos festejam 65 anos e para eles vão os nossos abraços de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário