Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa: o Pinto, o Barbeiro e o Soares em momento descontraído |
A grande notícia de 18 de Junho de 1975, há 42 anos, chegou do Quénia, onde os dirigentes dos três movimentos de libertação de Angola estavam reunidos em Cimeira.
«O cessar-fogo foi ordenado ontem pelos três presidentes, no seguimento de um acordo preparatório a que havia chegado ainda na véspera da conferência», reportava o Diário de Lisboa.
Notícia do Diário de Lisboa de 18/06/1975 |
O final da cimeira estava previsto para esse dia de há 42 anos e com uma outra grande e boa notícia: a constituição de um só Exército, integrando forças armadas dos três movimentos.
Carmona e os Cavaleiros do Norte passavam expectantes os seus dias, da parte militar continuando a formação da 1ª. Companhia das Forças Militares Mistas (FMM), neste caso integrando «elementos da FNLA e da UNITA». O MPLA, recordemos, tinha sido militarmente batido pela FNLA nos combates da primeira semana de Junho e os seus responsáveis e militantes tinham abandonado a cidade.
«Conseguiram-se os primeiros elementos para os Estados Maiores Unificados, quer do Comando Territorial de Carmona quer do BCAV», refere o Livro da Unidade, acrescentando que se esperava de tais elementos «uma colaboração que permita levar a bom termo o processo em curso».
Camilo de Santa Isabel,
65 anos em Sesimbra
O soldado Ferreira, Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, comemora 65 anos a 19 de Junho de 2017.
Júlio Camilo Ferreira era atirador de cavalaria e residia em Cabanas de Palmela, freguesia de Santa Maria do Castelo, em Alcácer do Sal. Lá voltou a 11 de Setembro de 1975 e actualmente mora em Boa Água, na Quinta do Conde, em Sesimbra. É para la que vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário