O capitão José Paulo Fernandes, comandante da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, com o 1º. sargento Francisco Marchã |
mente 42 anos, dia 11 de Setembro de 1975, quando voou nos TAM para Lisboa - aonde chegou no dia seguinte, deixando para trás 15 meses de missão em Angola.
Os Cavaleiros do Norte da Fazenda Santa Isabel eram comandados pelo capitão miliciano José Paulo de Oliveira Fernandes e lá chegaram no dia 11 de Junho de 1974, depois do curto «está-
gio» do campo Militar do Grafanil. Outros ofi-
ciais, todos milicianos, eram os alferes Augusto Rodrigues, Mário Simões, Carlos Silva e Pedrosa de Oliveira. Francisco Marchã foi o 1º. sargento da secretaria.
Lá se aquartelaram até 10 de Dezembro desse ano, quando rodaram para a vila do Quitexe, juntando-se à CCS. A 8 de Julho de 1975, rodaram para Carmona e para o BC12, de onde saíram a 3 de Agosto, para o Grafanil.
O bolo do encontro dos Ca- valeiros do Norte em Fátima, no dia 09/09/2017 |
Cavaleiros de Zalala
felizes em Fátima!
Ontem, falámos do encontro dos Cavaleiros do Norte de Zalala, em Fátima, e repetimos hoje a foto oficial, com a identificação dos participantes.
«Correu tudo muito bem com os discursos alusivos à efeméride, evocação dos 24 que já não estão entre nós (procedi à chamada individual», disse João Dias (furriel TRMS), organizador da parte gastronómica, acrescentando que «tudo com bastante alegria e emoção, até porque alguns não se viam desde o dia do regresso de Angola».
O furriel Américo Rodrigues, atirador de Cavalaria, preparou a viagem de autocarro dos Cavaleiros do Norte do... norte.
Os condutores estiveram muito bem representados no encontro de Fátima: 6 dos 13 da jornada africana. Dos 4 telegrafistas, apenas não esteve o falecido Fernando Coelho. Dos clarins, apenas faltou um (José Moura).
Altino Fião |
Fião de Zalala, 65
anos em Ovar!
O soldado condutor Fião, da 1ª. CCAV. 8423, a dos Cavaleiros do Norte da mítica Fazenda de Zalala, comemora 65 anos a 11 de Setembro de 2017.
Altino Gomes Fião, de seu nome completo, é natural e residia no Bairro de S. José, em Ovar. Lá voltou a 9 de Setembro de 1975, depois de cumprida a sua (e nossa) jornada africana do Uíge angolano. Por lá, pela cidade de Ovar e arredores, fez vida e já está aposentado. Para lá vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário