terça-feira, 26 de setembro de 2017

3 895 - Cavaleiros na Fazenda Vamba e n CSU de Carmona!

Os alferes milicianos António Manuel Garcia (de Operações Especiais, os
Rangers) e António Albano Cruz (mecânico-auto), numa das visitas dos
Cavaleiros Norte do BCAV. 8432 à Fazenda Vamba


Os alferes milicianos Jaime Ribeiro (Sapadores), Augusto
Rodrigues (Rangers) e José Alberto Almeida (reabasteci-
mentos) numa visita de cortesia a uma fazenda do Uíge

A 25 de Setembro de 1974, o comandante Almeida e Brito voltou a reunir no Comando do Sector do Uíge (CSU), em Carmona, para «contactos necessários para o bom andamento dos trabalhos militares», tal como acontecera a 21 e 23 e se repetiria a 27, «sempre acompanhado por oficiais da CCS do BCAV.».
O dia seguinte foi tempo para nova des-
locação, desta feita à Fazenda Guerra e 
A Igreja de Santa Maria de Deus do Quitexe
«em convívio de amizade», como já fizera a outras, nesse mesmo mês de há 43 anos: a Luísa Maria (onde, recordemos, estava aquar-
telado um Destacamento dos Cavaleiros do Norte, ocorrida no dia 1), à Vamba (dia 8), à Minervina e a Santa Isabel (22).
O alferes miliciano José Ferreira de Almeida, oficial capelão do BCAV. 8423, por esse tem-
po de Setembro de há 43 anos, «visitou e esta-
Rodolfo Tomás
cionou em todas as subunidades», no âmbito das actividades psicológicas que então se desenvolviam e espiritualmente apoiavam muitos dos Cavaleiros do Norte - crentes e católicos, a esmagadora maioria deles (se não, todos).
A equipa de Foto-Cine, também neste âmbito, «iniciou as suas actividades», nomeadamente com «a projecção de um filme, em todas as unidades». No Quitexe, foi no Clube e em «ses-
sões abertas para as populações civis». Desse tempo, recordamos o filme «Eusébio - Pantera Negra». A assistência técnica era dada pelo 1º. cabo Ru-
dolfo Tomás - que era rádio-montador da CCS e por lá fazia milagres infin-
dáveis, operacionalizando o arcaico equipamento do Clube para exibir as fitas que lá chegavam. Ali e depois nos cinemas e estação de rádio de Carmona. A Rádio Clube do Uíge.

Castelo e Canhoto, 23 e 25
anos em... Santa Isabel!

A 26 de Setembro de 1974, dois Cavaleiros do Norte da Fazenda Santa Isabel estiveram em festa de anos: o Canhoto (que comemorou 25) e o Castelo (22).
José Canhoto Pereira foi soldado atirador de Cavalaria, dos mais velhos da 3ª. CCAV. 8423 e natural de Colmeal da Torre, em Belmonte, e lá regressou a 11 de Setembro de 1975. É irmão de outro Cavaleiro do Norte, o condutor Alípio Canhoto Pereira, da CCS e três anos mais novo.
Graciano da Letra Castelo foi também soldado atirador de Cavalaria dos Cavaleiros do Norte da fazenda Santa Isabel, comandados pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes. Era residente em Casalinhos, freguesia de Fanhões, em Loures  - onde continua.
O nosso abraço de parabéns para ambos!




Sem comentários:

Enviar um comentário