sexta-feira, 6 de outubro de 2017

3 905 - O capitão Luz e o encontro do 2018 da 2ª. CCAV. 8423

O capitão Acácio Luz a discursar no encontro dos Cavaleiros do Norte da
 CCS, a 3 de Junho de 2017, no RC4 e em Santa Margarida. Ladeado pelo
 furriel Viegas e condutor Vicente Alves (à esquerda) e
os sapadores 
Afonso Henriques e furriel miliciano Cândido Pires

O capitão Acácio Luz e o alferes António Albano Cruz
 ladeando as senhoras  Violontina Luz e Cruz (mãe e esposa),
este ano na Marinha Grande. Gente do alto!


O capitão Acácio Luz ligou-nos na noite de ontem, falando-nos do axe que o atirou para o Hospital de Leiria e, com alta, para a Clínica da Marinha Grande. Aqui vai estar uns dias, para tratamento de fisioterapia, até que de vez vá para casa e para o conforto da família.
Quem não soubesse do AVC que o hos-
pitalizou, por nada daria nesta conversa há uma dúzia de horas - a não ser a boa disposição que mostrou, como se nada se tivesse passado com ele.
Furriel Ramalho e 1º. cabo Beato
«Isto é da idade, nada há a fazer, a não ser acreditar em melhores dias», disse-nos o «nosso tenente» do Quitexe, a sorrir, parecendo-nos fresco que nem uma alface na horta. Que assim seja!!!
O  encontro dos Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa e em Oleiros, deliberou que o de 2018 será entre Almeirim e o Pombal, em local a designar. «Já tenho uma proposta em mãos para estudar e decidir o que iremos fazer para o ano», explicou o 1º. cabo José Beato, acrescentando, quanto à organização, que «será composta pelos ex-furriéis Guedes e Ramalho» e por ele próprio, mais o colaborador local.


Furriel J. C.
Évora Soares
Furriel Évora Soares
chegou a Zalala!

A data não é precisa, mas foi por estes dias de Outubro de 1974 que, à fazenda Zalala e à 1ª. CCAV. 8423, chegou o furriel Évora Soares, atirador de Cavalaria.
José Carlos Évora Soares chegou para substituir o também furriel miliciano Fernando Manuel Mota Viana, que razões disciplinares «mandaram» para Sanza Pombo. Chegado a Zalala, integrou-se no 1º. Grupo de Combate, comandado pelo alferes Mário Jorge de Sousa e que incluía os furriéis Victor Costa e José Baldy Pereira. 
Faleceu a 21 de Agosto de 2008, em Loures, nos arredores de Lisboa, não sabendo nós quais as razões do seu passamento.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!
O (futuro) furriel
Viegas no final do
curso do CIOE


Cavaleiros do Norte
no final dos Rangers

A 4 de Outubro de 1973, a Ordem de Serviço nº. 234, do centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE), em Lamego, publi-
cava as notas finais dos cadetes e instruendos do 2º. Curso de Rangers desse ano, terminado a 29 de Setembro e que envolveu vários futuros Cavaleiros Norte. 
Damos conta, para memória, das respectivas classificações:
- Curso de oficiais, futuros alferes milicianos: António Manuel Garcia, da CCS, Companhia do Quitexe (14,70 valores), Mário Jorge de Sousa, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala (14,73), João Machado, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa (14,75) e Augusto Rodrigues, da 3ª. CCAV., a de Santa Isabel 8423 (14,78).
- Curso de instruendos, futuros furriéis milicianos: José Augusto Monteiro (16,05 valores), Viegas (15,33) e Francisco Neto (14,68), da CCS; Manuel Pinto, da 1ª. CCAV. 8423 (14,23) e António Carlos Letras, da 2ª. CCAV. 8423 (13,25). O furriel Armindo Reino, da 3ª. CCAV. 8423, foi instruendo do curso seguinte.

Sem comentários:

Enviar um comentário