sexta-feira, 13 de outubro de 2017

3 912 - Cavaleiros do Norte e Comandante na Fazenda Luísa Maria

Cavaleiros do Norte da CCS, no Quitexe: furriéis milicianos José Monteiro
 e Francisco Dias e 1º.s cabos Miguel Teixeira. Vasco Vieira (Vasquinho, que
hoje faz 65 anos, no Porto) e Jorge Pires

Cavaleiros do Norte do PELREC na Fazenda Luísa Ma-
ria: furriel Viegas (atrás), Caixarias, Florêncio e Marcos 


O comandante Almeida e Brito voltou à Fazenda e Destacamento de Luísa Maria a 13 de Outubro de 1974, ali reunindo com o grupo de combate da 3ª. CCAV. 8423, a da fazenda Santa Isabel - comando, se a memória não falha, pelo alferes miliciano Carlos Silva.
O comandante Carlos Almeida e Brito, ao tempo tenente-coronel de Cavalaria e como era habitual, fez-se acompanhar por oficiais do Comando do BCAV. 8423 (certamente os capitães José Paulo Falcão e o médico Manuel Cipriano Leal - que dava consultas na fazenda e aos nativos das sanzalas limítrofes,  a quem distribuía muita medicação) e da CCS (os alferes milicianos António Garcia e Jaime Ribeiro). O dia, um domingo, foi tempo para, no regressos de fazer caça a uma pacaça que se «plantou» nas traseiras da coluna motorizada que regressava ao Quitexe, em corrida desenfreada pela picada fora e foi atingida por um dos Cavaleiros do Norte do PELREC. Não me lembro por quem!
A fazenda (ou roça) Luísa Mariia era de um empresário em Luanda, chamado Patrocínio - que lá teve o irmão Abílio como gerente. Ao tempo da nossa vista, o gerente era Eduardo Bento da Silva (na foto) - que regressou a Portugal em 975 e faleceu a 11 de Setembro de 2011. Faria 81 anos a 10 de Outubro seguinte e tinha um mini-mercado em Taveiro, morando em Condeixa-a-Nova. 
O primeiro grupo de combate dos Cavaleiros do Norte que lá aquartelou foi o alferes miliciano João Machado, em Junho de 1974, com os furriéis milicianos Ramalho e Letras. Seguiu-se o do alferes Jorge Capela, com o furriel Guedes. Ambos os GC eram da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa e, cada qual, esteve lá mais ou menos um mês.
1º. cabo Vasco Vieira
(Vasquinho

Vasco do Quitexe, 65

anos no Porto!

O 1º. cabo Vasco de Araújo Soares Vieira, da CCS dos Cavaleiros do Norte do Quitexe, está hoje em festa: comemora 65 anos!

O Vasquinho, como era comummente conhecido dentro do BCAV. 8423, é do Porto e ao Porto regressou no dia 8 de Setembro de 1975, depois de cumprida a missão angolana. Sempre lá trabalhou e lá vive, já aposentado. Parabéns pela feliz data, embrulhados no desejo de que se repita por muitos e longos anos!


Zé da Liça, 65 anos, 
em Viana do Castelo!

José Afonso da Liça foi soldado atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala.
Regressou ou a Portugal no da 9 de Setembro de 1975 e a Viana do Castelo, onde é empresário do ramo alimentar. Faz 65 anos a 13 de Outubro de 2017, hoje mesmo, e para ele vai o nosso abraço de parabéns! E desejo de muitos mais anos de vida!
Fernando Silva, o
Mamarracho de
Zalala

Silva, o Mamarracho, 

faria 65 anos !

O soldado condutor Fernando Alves da Silva, dos Cavaleiros do Norte de Zalala, faria hoje 65 anos. Faleceu em data inde-
terminada de Janeiro ou Fevereiro de 2004.
Conhecido por Mamarracho, ou Montalegre - por ser natural de Vilar de Perdizes, neste concelho transmontano - regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975. Dele nada mais sabemos e hoje o recordamos com saudade. RIP!!! 

1 comentário:

  1. Olá! O meu nome é Luísa Maria e sou filha do proprietário da fazenda com o meu nome onde alguns estiveram aquartelados. Fico muito sensibilizada em saber que lá estiveram. O meu pai era o sr. Luís Patrocínio. As minhas saudações para todos que têm boas recordações desta roça.

    ResponderEliminar