Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, combatentes de Aldeia Viçosa, num momento de confraternização na caserna: o Pinto, o Barbeiro e o Soares |
Comandante Carlos Almeida e Brito, tenente-coronel, e o capitão José Paulo Falcão, do BCAV. 8423, no Quitexe. Ao meio, o soldado clarim Armando Silva |
O comandante Carlos Almeida e Brito voltou a Carmona no dia 28 de Janeiro de 1975, há precisamente 43 anos e pela «necessidade de estabelecimento de contactos operacionais», uma vez mais acompanhado pelo capitão José Paulo Falcão, o oficial adjunto do BCAV. 8423.
Ao tempo, recordemos murmurava-se repetidamente sobre a rotação dos Ca-
O BC12, à saída de Carmona e do lado do Songo |
Os presidentes Holden Roberto (da FNLA) e Jonas Savimbi (UNITA) |
e meio milhão a receber Savimbi
A 28 de Janeiro de 1975, uma terça-feira, a FNLA libertou o jornalista António Cardoso, sub-chefe de redacção da Emissora Oficial de Angola e que tinha sido detido por não ter divulgado um comunicado «considerado insultuoso para o Governo Provisório».
A detenção ocorrera no dia 25, o sábado ante-
rior, e foi entregue pela FNLA, «muito combali-
do», ao comando da Região Militar de Angola.
A imprensa do dia noticiava, também, a chegada de Jonas Savimbi, presidente da UNITA, a Nova Lisboa, a capital do Huambo e na véspera, «ovacionado por uma multidão que alguns jornalistas calculam em meio milhão de pessoas».
Esta chegada, de resto, estaria de alguma maneira ligada à entrega de António Cardoso, já que, de acordo com um comunicado da FNLA, referido pelo jornal Diário de Lisboa, que citamos, «a libertação tinha sido pedida pela UNITA», uma vez que «os trabalhadores da Emissora Oficial de Angola se recusavam a fazer a cobertura da chegada de Savimbi a Nova Lisboa».
Licínio Jordão em foto de 2017 |
Soares faleceu há 18,
Jordão festeja 65 anos!
O dia 28 de Janeiro foi dia de anos de dois Cavaleiros do Nor-
te: o Soares da 1ª. CCAV. 8423 e o Jordão da 2ª. CCAV. 8423.
Américo da Rocha Soares foi atirador de Cavalaria de Zalala e regressou a Portugal no dia 9 de Setembro. Fixou-se em Guião de Cima, Cabeça Santa, em Penafiel. Lá faleceu, aos 48 anos e em data indeterminada de 2000, segundo informação do furriel João Dias. RIP!
Licínio da Silva Jordão foi 1º. cabo apontador de morteiros da 2ª. CCAV., a de Aldeia Viçosa, e regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975. Ao lugar de Mata, na freguesia de Marinha das Ondas, da Figueira da Foz - onde então residia e onde ainda vive. E hoje festeja 65 anos! Os nossos parabéns para ele!
Sem comentários:
Enviar um comentário