domingo, 11 de março de 2018

4 061 - A 2ª. CCAC. em Carmona; apresentação do capitão Oliveira e furriéis de TRMS!

O capitão António Martins de Oliveira, comandante da CCS do BCAV. 8423,
aqui na aldeia do Cazenga e com os milicianos alferes António Cruz, Jaime
Ribeiro e António Garcia e o furriel Viegas

Furriéis milicianos José Pires e
Nelson Rocha, da CCS, do Quitexe
Furriel João Dias
da 1ª. CCAV. 8423,
a de Zalala

A 11 de Março de 1975, há precisamente 43 anos, a 2ª. CCAV. 8423 concluiu a sua rotação de Aldeia Viçosa para Carmona e para o BC12. 
O primeiro grupo de combate, comanda-
do pelo alferes miliciano Domingos Car-
valho de Sousa, já tinha rodado no dia 2 anterior, quando também se deslocara a CCS, «ficando somente a 1ª. CCAV. 8423 a aguardar a possibilidade de rodar para o Songo» - o que veio a acontecer «só em 24 de Abril», 
Ordem de Serviço nº. 73/1974, do RC4, com as
apresentações dos futuros furriéis milicianos
Pires, Rocha, Dias, Rebelo e Cardoso
como se lê no livro «História da Unidade».
Ao tempo, o dia foi de contra-revolução em Portugal, titulando o Diário de Lisboa, em três edições do dia, que «aviões bombardearam o RAL1». Outros títulos e subtítulos da imprensa de 11 de Março de 1975: «O MFA está a controlar a situação». Ou «Spínola em fuga» e também «outros cabecilhas da intentona em fuga para Espanha». Em segunda edição, «Intentona reaccionária». Em terceira, «prisão no quartel do Carmo de oficiais revoltosos». E declarações do então o 1º. Ministro, o coronel Vasco Gonçalves: «Situação controlada e vigilância popular» - ver AQUI.
Capitão A. Oliveira

Apresentação do capitão
António M. Oliveira

O capitão António Martins de Oliveira, comandante da CCS dos Cavaleiros do Norte, apresentou-se em Santa Margarida a 11 de Março de 1974 - há 44 anos e «por ter sido nomeado para servir no ultramar e com destino ao BCAV. 8423».
O capitão Oliveira rodava da Escola Central de Sargentos (ECS), em Águeda, onde era professor, e tinha «casa do Estado anexa a esta Escola». Vencia, segundo a Ordem se Serviço, uma gratificação de serviço na qualidade de professor, para além de um abono de família por descendente - o neto.
Atingiu a patente de major, pelo menos, e nesta graduação foi comandante/di-
rector do Distrito de Recrutamento e Mobilização (DRM) de Aveiro. Faleceu em Ovar, em data desconhecida.
Furriel José Rebelo
de Aldeia Viçosa
Furriel João Cardoso
de Santa Isabel

Furriéis de TRMS
no BCAV. 8423

O dia 11 de Março de 1974 foi data de apresen-
tação dos futuros furriéis milicianos de Trans-
missões (TRMS) do BCAV. 8423, todos oriun-dos do Batalhão de Cavalaria 5 (BC5), nesse tempo aquartelado em Campolide, Lisboa.
Os seguintes e para as respectivas unidades:
- Nelson dos Remédios da Silva Rocha, para a CCS, a do Quitexe. É de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia e, aposentado, lá reside. 
- José dos Santos Pires, para a CCS, a do Quitexe. É deVale de Nogueira e, aposentado da GNR, mora em Bragança.
- João Custódio Dias, para a 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala. Morava em Penas Ruivas, freguesia de Seiça, em (Vila Nova de) Ourém. Aposentado da Polícia Judiciária, mora em Tomar.
- António Augusto Faria Novais Rebelo, para a 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa. É quadro da Câmara Municipal e mora em Guimarães.
- João Augusto Martins Cardoso, para a 3ª. CVAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel. É de Arganil e, aposentado da função pública, mora em Coimbra.
Henrique Esgueira

Esgueira, condutor, 66
anos em Alfragide!

O Esgueira, condutor da CCS dos Cavaleiros do Norte, está em festa a 12 de Março de 2018: comemora 66 anos.
Henrique Nunes Esgueira, de seu nome completo, é originário de Figueira Redonda, da freguesia de Serra, em Tomar. Lá voltou a 8 de Setembro de 1975, residiu depois em Amoreira e vive agora em Alfragide, na Amadora, onde é empresário do sector da construção civil.
A data de nascimento é anterior, dia 7 de Janeiro de 1952, mas apenas foi registado a 12 de Março seguinte - há 66 anos. Assim acontecia muitas vezes, por esse tempo. Parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário